domingo, 21 de maio de 2023

Justiça penhora R$ 254 mil de Marco Feliciano

Charge: Laerte
Por Altamiro Borges

Na terça-feira passada (16), o deputado-pastor Marco Feliciano (PL-SP) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) rogando pela anulação de uma condenação contra ele em uma ação civil pública na Justiça de São Paulo em função de ataques feitos contra a Parada Gay e a comunidade LGBTQIAP+, em 2015.

O bolsonarista foi sentenciado em 2021 a pagar R$ 100 mil à ONG Ação Brotar pela Cidadania e Diversidade Sexual por danos morais coletivos, ao classificar como “blasfêmia” e atacar o desfile de uma atriz transexual na parada, crucificada como Jesus Cristo em protesto contra as mortes causadas por homofobia e transfobia.

Cremesp protege médico difusor de fake news

Por Altamiro Borges


Na semana passada, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) decidiu arquivar o processo de sindicância que investigava o médico José Antônio Franchini Ramires por difusão de fake news sobre a saúde do presidente Lula. A ação criminosa ocorreu em novembro passado e foi denunciada pela revista Fórum.

Segundo a reportagem, o cardiologista enviou mensagens em um grupo de WhatsApp afirmando ter recebido informações de “fonte fidedigna” do Hospital Sírio-Libanês relatando que Lula estaria de novo se submetendo a um tratamento contra um câncer. No dia em que as mentiras se espalharam pelo esgoto digital bolsonarista, o presidente estava descansando na Bahia. No dia seguinte, ele foi à festa de aniversário do vice Geraldo Alckmin.

Primo de Carluxo é investigado por golpismo

Charge: Jorge Braga
Por Altamiro Borges


Léo Índio, sobrinho do ex-presidente fujão e muito ligado ao seu filhote 02, o vereador Carluxo Bolsonaro, acaba de ser incluído no inquérito que investiga os atos terroristas que vandalizaram Brasília no fatídico 8 de janeiro. A Procuradoria Geral da República (PGR) solicitou a sua inclusão em meados de abril e agora o pedido foi acatado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O priminho chegou a compartilhar vídeos da sua participação nos protestos que resultaram na invasão e depredação do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF.

Bolsonaro perde 5 milhões de seguidores

Charge: Amorim
Da Rede Brasil Atual:

Segundo análise da agência de marketing Ativaweb, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) perdeu mais de 5 milhões de seguidores de dezembro até maio. A análise se baseia em dados coletados nos perfis do ex-mandatário no Facebook, no Instagram e no Twitter.

Apenas no Instagram, a sangria de adeptos ultrapassou os 2 milhões. A informação é do portal Metrópoles. Por conta da queda verificada no Instagram, reduziu-se em 4,5 pontos percentuais o engajamento do ex-presidente nessa rede social.

De acordo com o levantamento, os perfis de Bolsonaro começaram a retrair em número de seguidores depois que ele viajou para Orlando, na Florida, antes da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ex-governante também foi prejudicado pelo silêncio que adotou depois de perder a eleição.

Silêncio de Mauro Cid frustra bolsonaristas

Charge: Miguel Paiva
Por Iram Alfaia, no site Vermelho:

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, optou pelo silêncio no depoimento que daria para a Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (18) sobre as investigações da falsificação dos cartões de vacina contra a Covid do ex-presidente e da filha dele, Laura.

Por conta disso e da falsificação do seu cartão e da esposa, ele está preso desde o dia 3.

Na última terça-feira (16), Bolsonaro depôs na PF e negou que tenha determinado inserção de dados falsos no ConecteSUS.

Na ocasião, o ex-presidente disse que se Cid arquitetou esquema adulteração de cartões de vacinação contra a Covid, “foi à revelia”.

Um tiro de CPI no próprio pé

Charge: Schröder/Grifo - o jornal que ri

Por Jeferson Miola, em seu blog:

A oposição bolsonarista fabrica pedidos de impeachment do presidente Lula e pede CPIs contra o governo na mesma proporção com que produz mentiras e dissemina discursos violentos e de ódio.

Nas últimas semanas a ultradireita conseguiu emplacar duas CPIs: a do MST, totalmente sem fundamento legal e com o propósito exclusivo de criminalizar o MST e constranger o governo; e a CPI da intentona golpista de 8 de janeiro, como palco para a construção de uma narrativa delirante.

Para isso, os fascistas contaram inclusive com apoio de parlamentares desleais, integrantes de partidos que comandam ministérios no governo Lula e indicam correligionários para cargos federais.

A extrema-direita não debate projetos para o país, até porque a comparação com o ruinoso governo fascista-militar que jogou o país no precipício a deixa em inapelável desvantagem.

Mauro Cid não é um Anderson Torres

Charge: Zepa
Por Moisés Mendes, em seu blog:


Mauro Cid e Anderson Torres são as duas bombas no colo de Bolsonaro. Mas Cid não é um Anderson Torres.

Cid é coronel do Exército. Torres é delegado da Polícia Federal. Cid fazia tudo o que Bolsonaro mandava.

Era mais do que seu ajudante de ordens. Era um fardado prestativo, de alta confiança, que sabia tudo do chefe.

Anderson Torres também era operador das missões impossíveis, como a de levar para casa a minuta do golpe e desarticular a segurança de Brasília e abrir a porteira para o 8 de janeiro.

Mas Cid era mais completo e mais íntimo. Está envolvido nos três rolos mais recentes, das joias, da fraude da vacina e do golpe, com a troca de mensagens entre militares.