sábado, 20 de agosto de 2011

Blogueiros discutem o futuro de Natal

Por Daniel Dantas, na página do BlogProg-RN:

Com o tema “Por uma Natal sustentável – Da Copa 2014 à revisão do Plano Diretor da cidade”, o movimento de Blogueiros Progressistas, em parceria com os Diálogos Criativos, realiza na próxima quinta-feira, 25 de agosto, o primeiro de uma série de debates que pretende contribuir para a discussão de propostas para a melhoria da cidade. O evento terá início a partir das 19h e ocorrerá no auditório da Livraria Siciliano do Midway Mall.

Professores: Uma greve esquecida

Por Saul Leblon, no sítio Carta Maior:

Às missões essenciais destinam-se os melhores recursos. Não importa quais sejam elas, serão sempre eles: os mais eficazes, mais qualificados, os que desfrutam de maior respeito e como tal são valorizados e reconhecidos.

Os riscos da "faxina" de Dilma

Wilson Dias/ABr
Por Maurício Caleiro, no blog Cinema & Outras Artes:

No Brasil, o moralismo foi sempre a principal – quando não a única – arma dos setores conservadores contra os governos progressistas. Está fresca na memória de todos a estratégia do demotucanato, em conluio com a mídia, durante os oito anos em que Lula ocupou a Presidência: um jogo de derruba-presidente alimentado por denúncias semanais de corrupção.

Eduardo Galeano e a questão ambiental

Por Eduardo Galeano, no sítio Pátria Latina:

Quatro frases que fazem o nariz do Pinóquio crescer:

1- Somos todos culpados pela ruína do planeta.

A saúde do mundo está feito um caco. "Somos todos responsáveis", clamam as vozes do alarme universal, e a generalização absolve: se somos todos responsáveis, ninguém é. Como coelhos, reproduzem-se os novos tecnocratas do meio ambiente. É a maior taxa de natalidade do mundo: os experts geram experts e mais experts que se ocupam de envolver o tema com o papel celofane da ambiguidade.

Crise mundial: Ipea critica juros altos

Por Raoni Scandiuzzi, na Rede Brasil Atual:

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou, nesta quinta-feira (18), uma avaliação sobre a situação do Brasil frente à crise econômica externa. Entre os temas abordados, o coordenador de finanças públicas da instituição, Claudio Hamilton, alerta que a elevação na taxa de juros não é uma boa opção para combater a inflação. Ele também assegura que os indicativos mostram o Brasil bastante bem posicionado para enfrentar a crise externa.

Literatura e revolução na Venezuela

Por Alexandre Haubrich, no sítio Opera Mundi:

Nada da série do célebre bruxinho Harry Potter ou best-sellers de Paulo Coelho. Nas Librerias del Sur, livrarias venezuelanas que oferecem publicações a preços irrisórios, os títulos mais cobiçados são de conhecidos autores latino-americanos como Jorge Luis Borges, Eduardo Galeano e Pablo Neruda. Parte de uma iniciativa de democratização da leitura levada a cabo pelo governo de Hugo Chávez, a Fundação Liberarias del Sur – rede de livrarias que inclui editoras e distribuidoras de livros – promete ser um dos caminhos para a melhoria da educação no país.

O poder da blogosfera cresce e preocupa

Por Altamiro Borges

Na sessão de ontem (19) do Tribunal Superior Eleitoral, a ministra Carmem Lúcia mostrou-se preocupada com o crescimento das redes sociais no país. Ela chegou a afirmar que a internet é “uma praça virtual que pode depor governos”. Vice-presidente do TSE, ela garantiu que o acompanhamento das redes sociais será um dos principais desafios do órgão nas eleições municipais de 2012.

Ricardo Teixeira dá canelada na Globo

Por Altamiro Borges

A CBF divulgou nesta sexta-feira (19) um curioso pacote de mudanças na tabela e no horário dos jogos do Campeonato Brasileiro. A medida afeta principalmente a “traiçoeira” TV Globo, que tem o contrato de exclusividade na transmissão das partidas. Há suspeitas de que, com a insólita alteração, o cartola Ricardo Teixeira iniciou sua vingança contra a emissora, que exibiu na semana passada uma reportagem sobre corrupção no futebol. Seria a primeira canelada!