domingo, 7 de janeiro de 2018

Waack vai pra rádio “Ku Klux Pan?”

Por Altamiro Borges

Uma notinha emblemática do site UOL: “O jornalista William Waack, recém-saído da Globo, passou a manhã desta sexta-feira (5) na sede da rádio Jovem Pan, em São Paulo. Segundo algumas fontes, existem boas possibilidades de um acerto com a emissora. A Pan, consultada, nega o encontro”. Caso a especulação seja confirmada, ela é compreensível. O ex-todo-poderoso âncora do 'Jornal da Globo' foi demitido após o vazamento de um vídeo em que revelou o seu racismo. Já a rádio citada é famosa por suas posições fascistas – tanto que já foi apelidada de rádio “Ku Klux Pan”, em uma alegoria à seita racista Ku Klux Klan dos EUA.

Band demite 300. E tem mais facão!

Por Altamiro Borges

Na semana passada, o Grupo Bandeirantes deu início a um novo processo de demissões em massa, confirmando que é gravíssima a crise da emissora. Segundo revelou Flávio Ricco, em postagem no UOL, “a onda de cortes deverá atingir 30% ou 35% das pessoas de cada departamento. As dispensas tiveram início na quinta-feira, atingindo as áreas técnica e de operações. Nesta sexta, jornalismo e produção. O clima, como não poderia deixar de ser, é de enorme tensão nos bastidores ou de velório, como preferem considerar alguns”. Entre os jornalistas, “não foram poupados profissionais com mais de 20 anos de casa – o repórter Antonio Petrin e a chefe de redação Débora Cunha. De acordo com projeções internas, cerca de 300 profissionais, ou até mais que isso, serão demitidos”.

A reforma tributária de Trump

Ilustração: Arcadio Esquivel/Cartoon Movement
Por Alejandro Nadal, no site Carta Maior:

Os promotores da recém aprovada reforma tributário dos Estados Unidos a descrevem como o ato mais importante em matéria de política arrecadatória desde Ronald Reagan. A equipe do atual inquilino da Casa Branca não deixa escapar a menor oportunidade para transmitir sua convicção de que a redução de impostos às corporações e os cidadãos de altíssima renda significará uma maior crescimento econômico e todos os benefícios em matéria de emprego. O que aconteceu há 30 anos se repete, os mitos e dogmas dominam o desenho da política tributária estadunidense.

Fux lança teses para amordaçar a blogosfera

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

O primeiro ponto é considerar que Luiz Fux é um ministro que tem lado. Nos últimos tempos comportou-se como um punitivista, inclusive afirmando que Lula não deveria se candidatar em 2018. Mas arquivou inúmeras denúncias do seu lado, como foi o caso do trensalão tucano.

As ameaças que disparou pela mídia contra as fake news incluem “medidas de constrição de bens, medidas de restrição de eventual liberdade daqueles que estiverem em flagrante delito, se preparado para cometer esse tipo de estratégia deletéria”.

Desmontando a fraude da Lava-Jato

Sem regulação da mídia, não há saída

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Daria um livro com centenas de páginas a quantidade de artigos publicados pela blogosfera progressista alertando os governos de Lula e Dilma sobre o suicídio político que significava o não enfrentamento do debate com a sociedade sobre a regulação da mídia. Eu mesmo aqui no blog perdi as contas de quantos textos escrevi sobre o assunto.

Vale registrar ainda o quanto foram ignorados os conteúdos e as resoluções dos incontáveis encontros, seminários, debates e congressos promovidos pelos lutadores pela democratização das comunicações espalhados pelo Brasil, todos no sentido de apontar a quebra do monopólio midiático como questão central e estratégica para a consolidação da democracia no Brasil. Igualmente não encontraram eco os apelos da aguerrida militância digital democrática e progressista.

Exército entra em alerta contra o MST

Por Ricardo Kotscho, em seu blog:

Há duas corridas eleitorais paralelas hoje em disputa no Brasil.

Uma se dá no plano político-partidário em que a base aliada do governo Michel Temer ainda busca encontrar um candidato de centro viável capaz de enfrentar Lula e Bolsonaro nas urnas em outubro.

Outra corre no Judiciário, no mercado e na grande mídia para impedir Lula de ser candidato, e já tem data e local marcado para a grande decisão: 24 de janeiro, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre.

Moro condenou Lula com base em delação

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

Todos sabem por que o TRF-4 acelerou seu calendário e marcou para o dia 24 o julgamento do recurso do ex-presidente Lula contra a condenação do juiz Sérgio Moro. A coalizão do golpe, não tendo produzido um candidato conservador capaz de derrotar Lula, precisa tirá-lo da disputa presidencial. Seu retorno representaria não apenas o fracasso completo do golpe mas a interrupção de seu programa neoliberal anti-povo e anti-nacional. Parece também claro que não se pode esperar um julgamento justo e imparcial dos três togados de um tribunal cujo presidente já considerou “a priori” a sentença de Moro como irretocável, e em que a chefe de gabinete faz proselitismo contra o ex-presidente em rede social. 

Conheça o prefeito fascista de Porto Alegre

Por Rute Pina, no jornal Brasil de Fato:

O pedido do prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr. (PSDB), para reforçar a segurança pública da cidade com tropas do Exército e da Força Nacional em dia de manifestações não surpreendeu os movimentos populares da capital gaúcha.

Há um ano na administração da cidade, o prefeito é conhecido pela falta de diálogo com as entidades e pela supressão da participação direta na administração.

Ele entrou no foco da pauta nacional nesta semana por causa do pedido ao governo federal para que envie tropas no dia 24 de janeiro, data do julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

Se a chefe de gabinete do TRF fosse petista?

Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Daniela Lau, chefe de gabinete da presidência do TRF 4, quer Lula preso
Uma dúvida.

E se a chefe de gabinete da presidência do TRF 4 - militante virtual que pedia, entre outras coisas, a prisão de Lula num abaixo assinado - fosse de esquerda? Mais: e se fosse petista?

Daniela Tagliari Kreling Lau usou seu Facebook para postar propaganda do MBL, da Escola Sem Partido e de outras bandeiras.

E se ela divulgasse, por exemplo, vídeos do MST? Ou discursos do senador Lindbergh Farias?

O maior escândalo de corrupção da história

Por Miguel do Rosário, no blog Cafezinho:

A Globo é uma máquina de destruição em massa!

Como assim, ver a Petrobras pagar, para um punhado de especuladores norte-americanos, uma quantia maior que o seu lucro de um ano inteiro, é um bom negócio?

Foi uma pilhagem sem paralelo na história recente!

Pior, a Petrobras assumiu a culpa antes mesmo de um parecer do Departamento de Justiça. Ou seja, assumiu a culpa antes mesmo de ser julgada.

Verdades e mentiras sobre Fake News

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Continuo surpreso com o silêncio obsequioso por parte de tantos setores democráticos e progressistas diante da mais nova e perigosa ameaça à liberdade sempre em risco dos mais fracos e mais pobres: o esforço de instalar a censura e novas formas de pressão sobre as redes sociais com a alegação de que é preciso perseguir e condenar as fake news.

Sabemos que o assunto também é relevante nos Estados Unidos de Donald Trump e na França de Emmanuel Macron. Sua importância é mais urgente e maior, contudo, no Brasil. Aqui o pensamento único dos grandes meios de comunicação fez da internet - com todas as falhas e limitações que ela possui - o último refúgio para a expressão dos interesses dos trabalhadores, da população pobre e explorada, dos setores democráticos da sociedade.

Submisso Temer quer dar 10 bilhões aos EUA

Editorial do site Vermelho:

Colonial – esta é a palavra que descreve a subordinação do governo ilegítimo de Michel Temer aos interesses dos Estados Unidos.

O presidente postiço e seus auxiliares diretos (como o presidente da Petrobrás, Pedro Parente) comportam-se como se fossem representantes de um governo estrangeiro que se impõe ao Brasil e dilapida suas empresas.

É o que se pode concluir após o anúncio, feito nesta quarta-feira (3), pela direção da Petrobras, da pretensão de chegar a um acordo na justiça dos EUA em benefício de investidores estadunidenses donos de ações da petroleira brasileira.

Viés de baixa: Meirelles “prega” nas igrejas

Por Altamiro Borges

O ex-executivo do BankBoston e da JBS, Henrique Meirelles, apresentou nos últimos dias forte viés de baixa. Queridinho do “deus-mercado” para disputar as eleições presidenciais deste ano, o czar da economia do covil golpista não consegue empolgar. Apesar da intensa exposição midiática, ele aparece com apenas 1% nas pesquisas de intenção de voto. Para piorar, o candidato dos abutres financeiros é vítima de várias punhaladas. Em entrevista à Folha na sexta-feira (5), o próprio chefão do PSD, o camaleônico Gilberto Kassab, “cristalizou em aliados de Henrique Meirelles (Fazenda) a sensação de que há risco de ele ficar sem partido para disputar a Presidência. O fundador do PSD externou o que já dizia em privado: o correligionário não é sua única aposta eleitoral”.

Família Bolsonaro mama no Estado

Por Altamiro Borges

O fascista Jair Bolsonaro ainda engana muita gente com o seu discursinho fácil contra a corrupção. Mas, aos poucos, a máscara do oportunista vai caindo e até os seus mais fanáticos seguidores entram em parafuso. Neste domingo (7), a Folha publicou uma longa reportagem mostrando que a família do falastrão multiplicou o seu patrimônio às custas do Estado. Assinada pelos jornalistas Ranier Bragon, Camila Mattoso e Italo Nogueira, ela mostra que o presidenciável “e os seus três filhos que exercem mandato são donos de 13 imóveis com preço de mercado de pelo menos R$ 15 milhões, a maioria em pontos altamente valorizados do Rio de Janeiro, como Copacabana, Barra e Urca. Levantamento feito pela Folha em cartórios identificou que os principais apartamentos e casas, comprados nos últimos dez anos, registram preço de aquisição bem abaixo da avaliação da Prefeitura do Rio à época”.