quinta-feira, 7 de março de 2024

Caroline, Nikolas e a força da extrema direita

Charge: Aroeira/247
Por Altamiro Borges


Enquanto a mídia hegemônica critica a “polarização” e clama pela “pacificação política”, a extrema direita segue esticando a corda e atiçando a guerra. Nesta quarta-feira (6), ela mostrou mais uma vez que não está para brincadeira e bancou notórios fascistas para importantes postos no parlamento. A deputada Caroline de Toni (PL-SC), famosa golpista, foi eleita para presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Câmara Federal. Já o fedelho provocador Nikolas Ferreira (PL-SC) presidirá a Comissão de Educação.

AGU requer congelamento de bens da Jovem Pan

Desenho sobre fotomontagem
Por Altamiro Borges


A situação da Jovem Pan – também apelidada de Jovem Klan por sua linha editorial de extrema direita – pode se complicar ainda mais nos próximos dias. A Advocacia-Geral da União (AGU) protocolou nesta quarta-feira (6) pedido para que os bens da emissora sejam congelados até o pagamento da indenização de R$ 13,4 milhões por incentivar atos golpistas e terroristas contra a democracia brasileira. A requisição foi apresentada à Justiça Federal de São Paulo. Ela reforça a decisão do Ministério Público Federal (MPF) pela condenação por danos morais da empresa comandada pelo famigerado Tutinha.

O silêncio em torno dos ricaços golpistas

Charge: Brum
Por Moisés Mendes, em seu blog:

Jornalistas lavajistas e militaristas, que bateram continência para os generais de Bolsonaro até pouco antes da aglomeração de Silas Malafaia na Paulista, deixaram as barricadas.

Braga Netto, Augusto Heleno e oficiais subalternos presos ou ainda soltos foram abandonados. Sergio Moro e Deltan Dallagnol já haviam sido largados muito antes. Apenas Merval Pereira ainda oferece proteção e consolo a Moro.

Os generais, o ex-juiz, o ex-procurador e todos os lavajatistas sofreram avarias irreversíveis. São descartáveis por inutilidade. Prestaram serviços relevantes e viraram estorvo.

Mas as estruturas de comando das corporações de mídia e o colunismo de direita e extrema direita não abandonam o núcleo empresarial do golpismo. Esse é o último reduto ainda intacto e sob proteção das organizações.

Quem faz campanha contra vacina é criminoso

Imagem do site Shutterstock
Por Bepe Damasco, em seu blog:


Código Penal - Infração de medida sanitária preventiva, Artigo 268: "Infringir determinação do poder público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. Pena: detenção de um mês a um ano e multa. Parágrafo único: a pena é aumentada de um terço, se o agente é funcionário da saúde ou exerce a profissão de médico, dentista ou enfermeiro."

Sem meias palavras, atentar contra as vacinas é crime previsto no Código Penal do país desde 1940.

O estado do Rio de Janeiro, bem como várias unidades da federação, vive uma epidemia de dengue. Só na capital e na Baixada Fluminense, o número de casos é 20 vezes maior do que o esperado para esta época do ano, com nove mortes e 63 óbitos sendo investigados.

O sindicalismo e as mortes no trabalho

Ilustração da internet
Por João Guilherme Vargas Netto

Não chega a ser a carnificina que as forças armadas de Israel estão praticando em Gaza, mas seus números também são aterradores.

Refiro-me às mortes, mutilações, ferimentos, acidentes e adoecimentos no trabalho.

Volta e meia o silêncio sobre este terror é quebrado, quando o karoshi ataca no Japão, quando há uma epidemia de suicídios de telefônicos na França, quando há o soterramento de mineiros no Chile ou quando há mortes em Osasco por desabamento.

O movimento sindical brasileiro tem sido pouco atuante sobre a gravidade do assunto e não o tem enfrentado de modo permanente, persistente e eficiente.