domingo, 11 de dezembro de 2022

O aumento da população em situação de rua

Moradores em situação de rua – cerca de 100 barracas montadas
na Praça Marechal Deodoro com Av. São João (São Paulo-SP)
Foto: Jorge Araujo/Fotos Públicas
Por Altamiro Borges

Estudo divulgado na quinta-feira (8) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) confirma mais uma tragédia social promovida pelo reinado da necropolítica de Jair Bolsonaro – que felizmente está chegando ao fim. Nos quatro anos do seu desgoverno, a população em situação de rua no Brasil cresceu 38% e chegou em 2022 a 281,4 mil pessoas vegetando em condições subumanas.

O levantamento do Ipea tem como base os dados informados pelos municípios, pelo Censo Suas, que são preenchidos pelas secretarias de assistência social estaduais e municipais, e pelos números do CadÚnico (Cadastro Único), que serve para registro e acesso a serviços essenciais de assistência. Ele também adiciona ao cálculo um conjunto de taxas de pobreza e de urbanização das cidades. “O instituto diz que é necessário ampliar a busca ativa por pessoas em situação de rua para a inscrição no CadÚnico, porque a estimativa é de que as cadastradas representem 31% do contingente total”, explica reportagem da Folha.

Feminicídio e estupro disparam com Bolsonaro

Lula no controle da pauta

Foto: Ricardo Stuckert
Por Helena Chagas, no site Brasil-247:


Em política, o importante é controlar a pauta. Com todas as dificuldades criadas pela relutância dos bolsonaristas/golpistas - e do próprio Jair Bolsonaro - em aceitar sua eleição, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega ao terço final de uma transição difícil com as rédeas do processo político nas mãos.

A cerimônia de diplomação e a própria posse podem inspirar cuidados do ponto de vista da segurança, e toda a atenção será pouca nos dois momentos.

Mas, com sua República da transição instalada no CCBB e gerando fatos e noticias no último mês, e agora com os primeiros anúncios ministeriais, o governo Lula, na prática, já começou. Ocupou os espaços institucionais, políticos e midiáticos e agora controla a pauta.

A reação ao anúncio de seus cinco primeiros ministros, nas pastas consideradas de Estado, mostra isso. Fora reclamações sobre a ausência de mulheres e afrodescendentes nessa primeira leva - o que certamente será corrigido nas próximas - foi uma operação para lá de bem sucedida.

Um ano de tentativas de golpe no Peru

Lima (Peru), 09/12/22. Foto: Martin Mejia/AP
Por Pedro Carrano, no jornal Brasil de Fato:


1. Pedro Castillo foi eleito a partir do trabalho de base das Rondas Camponesas, que são comunidades camponesas, organizadas com jurisdição própria e autodefesa. O partido Peru Libre apresentava proposta inicial de um programa de reformas avançado, a partir de um mapeamento correto da realidade peruana, profundamente desigual. Desconhecido pela mídia, o professor rural havia se destacado nas greves da categoria e, sem qualquer trabalho em redes sociais, chegou ao governo a partir de forte trabalho social das Rondas Camponesas.

Bolsonaristas ainda não deixaram Bolsonaro

Por Fernando Brito, em seu blog:

A pesquisa Genial/Quaest sobre as avaliações de governo – do atual e do próximo – “pula” questões essenciais, como o julgamento público das manifestações golpistas contra o resultado das eleições, o que seria, é claro, um dos principais elementos a serem medidos por qualquer levantamento sobre as expectativas políticas dos brasileiros.

Do que foi publicado até agora, a pergunta sobre o fato de Bolsonaro ter questionado o resultado das eleições passa perto, é verdade, mas não é o mesmo que aquela avaliação, porque questionar um resultado não é o mesmo que bloquear estradas ou acampar na porta dos quartéis pedindo um golpe militar.

Comunicação deveria ser prioridade de Lula


Com a finalização dos trabalhos do grupo de transição, a nova gestão Lula começa também a anunciar e definir ministros e ministras para compor o governo. O grupo de entidades subscritor da Carta: Comunicação Democrática é vital para a democracia: uma agenda para o novo governo Lula vem reafirmar a importância de que o Ministério das Comunicações na nova gestão do Executivo seja liderado por alguém comprometido com uma agenda digital contemporânea, com as demandas históricas por uma comunicação mais democrática, com a defesa da comunicação pública e comunitária, proteção de dados, transparência e acesso a meios tecnológicos. Políticas que devem ter como ênfase a promoção dos direitos humanos e digitais, a defesa da liberdade de expressão, do direito à informação, numa perspectiva antirracista e referenciadas em ampla participação social.

O caos deliberado promovido por Bolsonaro

Charge: Ben Jennings
Por Priscila Lobregatte, no site Vermelho:


Os diagnósticos feitos até este momento pelos grupos de trabalho da equipe de transição mostram que a destruição do Estado brasileiro pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) nunca foi mera retórica da oposição. Trata-se de uma realidade bastante concreta, traduzida em dados, que vai impor imensos desafios ao próximo presidente, talvez os maiores desde a redemocratização. Afinal, o que ocorre não é a mera passagem entre gestões divergentes, como outrora, mas do estabelecimento de um governo a partir de um cenário de terra arrasada, promovido pelos quatro anos de extrema-direita no poder.

Os riscos reais de um golpe militar

A grana sinistra dos deputados bolsonaristas

Lula nos salvou do abismo por pouco

Bolsonaro detonou as políticas públicas

Lula e as Forças Armadas