sexta-feira, 19 de abril de 2019

Golpe na Previdência afetará municípios

Por Ronnie Aldrin Silva, no site da Fundação Perseu Abramo:

Em quase metade dos municípios do Ceará (44%) e da Bahia (43,8%) os benefícios que a população recebe da Previdência são superiores à receita total dos municípios. Em consequência, caso a Reforma da Previdência atual seja aprovada, é praticamente inevitável um forte abalo na economia destes dois estados.

O mapa a seguir também permite perceber que além de Bahia e Ceará, os estados de Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul possuem mais de um terço de seus municípios na mesma situação.

Assange e a ameaça à liberdade de expressão

Por Glenn Greenwald e Micah Lee, no site The Intercept-Brasil:

O conteúdo da acusação contra Julian Assange, revelado nessa semana pelo Departamento de Justiça de Trump, representa grande ameaça à liberdade de imprensa, não apenas nos EUA, mas em todo o mundo. O documento de denúncia, acompanhado do pedido de extradição pelo governo dos EUA, que foi usado pela polícia do Reino Unido para prender Assange tão logo o Equador suspendeu oficialmente o asilo diplomático, pretende criminalizar diversas atividades que fazem parte da essência do jornalismo investigativo.

Lula ficou um pouco livre

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

A autorização para Lula dar entrevistas a Monica Bergamo e Florestan Fernandes Junior, bloqueada por uma decisão do Supremo desde outubro de 2018, tem uma importância que não pode ser desprezada.

Reafirma a liberdade de expressão como um direito absoluto dos brasileiros, assegurado pelo inciso IX do artigo 5o. da Constituição: "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença".

No prazo de 72 horas, o país assistiu a uma mudança importante nesse terreno.

O massacre de Eldorado do Carajás

Por Eleonora de Lucena e Rodolfo Lucena, no site Tutaméia:

Preso por policiais militares que, tal jagunços, escondiam a própria identidade, Oziel Alves Pereira foi espancado, arrastado pelos cabelos, algemado com as mãos para trás e então assassinado com quatro tiros, três na cabeça e um no peito. Aos 17 anos, o garoto foi o mais jovem dos 19 mortos em ataque na Curva do S, no Pará, naquilo que a história registra como o Massacre de Eldorado de Carajás.

Ocorrido em 17 de abril de 1996, o crime foi transformado em motivo de resistência e luta para o movimento popular - em especial o movimento camponês - no mundo inteiro, que hoje celebra o Dia de Luta pela Reforma Agrária.

O avanço autoritário no Brasil

Bandido bom é bandido crucificado

Por José Barbosa Junior, no site Jornalistas Livres:

Relembrar esta data traz consigo significados para além da espiritualidade, transpondo a barreira religiosa do fato. Jesus foi morto por desafiar um sistema perverso, que aliou um Império cruel e genocida a uma religião vendida e ameaçada pela mensagem de libertação do profeta galileu.

Reforçando a ideia defendida por Marx, de que a história acontece “primeiro como tragédia, depois como farsa”, não tenho dúvidas em denunciar que vivemos uma farsa terrível, fantasiada de moralismo e que insiste em fazer alusão à fé cristã.

Nada mais mentiroso! Nada mais falso! Nada mais perverso.

Suicídio no Peru e o mecanismo da Lava-Jato

Por Ricardo Kotscho, em seu blog:

De que era acusado Alan Garcia, o ex-presidente do Peru, que se matou com um tiro na cabeça ao ser preso pela Lava Jato local?

“O único benefício pessoal, ainda investigado pela procuradoria, seria o pagamento de US$ 100 mil por uma palestra que ele efetivamente deu na brasileira Fiesp. A ação foi delatada por um advogado terceirizado da Odebrecht”, informa a coluna de Mônica Bergamo na Folha.

Ao ler esta notícia me lembrei que o ex-presidente Lula foi condenado e preso sem provas, há mais de um ano, acusado de receber de propina um “triplex” no Guarujá que não é dele.

Lula assombra instituições em guerra

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Quer dizer, então, que o capitão nazista é a favor da liberdade de expressão? Desde quando?

E o general Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional, hein? Subitamente fez um voo sem escala de paranoico anticomunista a democrata, inimigo número 1 da censura.

A doutora Raquel Dodge saiu-se melhor ainda. Descobriu a pólvora. Segundo a chefe do Ministério Público, os ministros Toffoli e Moraes afrontam o estado de direito quando desempenham ao mesmo tempo os papeis de acusadores e juízes. Como assim, vossa excelência? Por acaso Moro e a tal força-tarefa da Lava Jato não fazem há anos justamente isso colocando num balaio só juízes, procuradores e delegados? Essa aberração constitucional só é válida quando a finalidade for caçar Lula e o PT?

Bolsonaro aciona milicos contra indígenas

Por Altamiro Borges

Nas próximas semanas, Brasília lembrará com mais força a ditadura militar que amordaçou, castrou e ensanguentou o país de 1964 a 1984. Por determinação do “capetão” Jair Bolsonaro, soldados da Força Nacional ocuparão a Esplanada dos Ministérios e a Praça dos Três Poderes por 33 dias. O motivo são os protestos marcados na capital, em especial o dos povos indígenas.

A portaria que autorizou a ocupação militar foi publicada no Diário Oficial da União, sendo assinada por Sergio Moro, o ex-juiz que virou ministro da Justiça no covil de milicianos fascistas. A medida foi solicitada pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), com base em protocolo de segurança que permite o emprego das forças policiais para proteger o patrimônio público.

Pai de Neymar negocia calote com Bolsonaro

Foto: Reprodução
Por Altamiro Borges

O “capetão” Jair Bolsonaro parece que não liga muito com quem aparece nas fotografias. Talvez ele imagine que a onda conservadora e anticivilizacional será eterna e que ele e seus “amigos” de selfies ficarão impunes pelo restante da vida.

Antes de virar presidente, o fascistoide posou para várias fotos com milicianos assassinos, pastores salafrários, empresários sonegadores, ruralistas truculentos e com candidatos oportunistas, laranjas e corruptos – entre outros bandidos.

Já como ocupante temporário do Palácio do Planalto, o fascistoide segue tirando fotinhos com figuras sinistras – o que deveria gerar constrangimento até nos bolsominions menos tapados, se isso é possível.