quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Jornalistas param as redações em São Paulo

Por Altamiro Borges

Reivindicando 8,9% de reajuste salarial, mais de 300 jornalistas da capital paulista cruzaram os braços nesta quarta-feira (10). A paralisação de protesto de duas horas teve adesão de profissionais da Folha, Estadão, Valor, Editora Globo, UOL e Abril. É a primeira paralisação da categoria desde a histórica greve de 1979 em São Paulo.

Conforme relato do jornal Brasil de Fato, o protesto foi exitoso e teve forte repercussão. “Sendo o quinto assunto mais comentado no Twitter do Brasil, a paralisação de jornalistas recebeu também apoio internacional. Houve manifestação de solidariedade por parte da Federación Internacional de Periodistas (FIP) e da Federación Argentina de Trabajadores de Prensa”.

Pesquisa aponta vitória de Lula no primeiro turno

Foto: Ricardo Stuckert
Por Altamiro Borges

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (10) vai agravar as insônias de Jair Bolsonaro e atiçará ainda mais a agressividade da direita nativa. Ela mostra o ex-presidente Lula com 48% das intenções de voto para as eleições de 2022 contra 21% do fascista no poder. Em votos válidos, o líder petista venceria o pleito já no primeiro turno.

Ainda segundo a pesquisa, a “terceira via” – tão desejada pela mídia neoliberal e por setores da cloaca burguesa – ainda não decolou. O juizeco Sergio Moro – que se filiou ao Podemos – surge com 8%; o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 6%; o governador tucano João Doria (PSDB) empacou nos 2%; e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), tem só 1%.

Cientistas rejeitam condecoração de Bolsonaro

Enem nos caminhos da destruição

O fascismo ontem e hoje

Os movimentos populares na COP26

G20 e COP26: Bolsonaro vira piada mundial

Para além do capital

Até 2022, o que pode mudar nas pesquisas?

Entenda o golpe de estado na Bolívia