quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Alckmin mente sobre a Santa Casa

Por Altamiro Borges

É difícil entender como o tucano Geraldo Alckmin ainda aparece com larga vantagem nas pesquisas de intenção de voto para a eleição de governador em São Paulo. Sua gestão é um verdadeiro desastre em vários setores - risco de racionamento de água, caos no transporte público, crise na segurança pública, entre outras desgraças do "choque de gestão". A explicação mais plausível para este fenômeno deriva do papel desempenhado pela mídia "chapa-branca", que blinda o grão-tucano até quando ele falta com a verdade - para não dizer que mente descaradamente. No caso do colapso da Santa Casa, que afetou milhares de pessoas necessitadas de atendimentos emergenciais de saúde, isto fica evidente.

Genoino em liberdade. Finalmente!

Por Altamiro Borges

Após sofrer cruel perseguição, que não considerou sequer seu precário estado de saúde, José Genoino finalmente está em liberdade. "O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou hoje (7) o ex-deputado federal José Genoino, condenado na Ação Penal 470, o processo do mensalão, a progredir para o regime aberto. Com a decisão, ele cumprirá o restante de sua pena em casa, onde terá que seguir regras estabelecidas pela Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, que vai efetivar a decisão", relata o jornalista André Richter, da Agência Brasil.

Folha não engole direito de resposta

Por Altamiro Borges

O jornal Folha de S.Paulo, que adora destruir reputações e já virou recordista em “erratas” – sempre minúsculas e sem destaque –, até agora não engoliu a decisão da Justiça que a obrigou a publicar o direito de resposta do candidato do PSB ao governo de Pernambuco. Após vibrar com a judicialização da política no julgamento midiático do chamado “mensalão do PT”, o diário da famiglia Frias agora reclama da ingerência indevida da Justiça Eleitoral. Puro cinismo! Em editorial publicado nesta terça-feira (5), o jornal critica a “interferência exagerada” e ainda reafirma o tom das denúncias contra o pessebista Paulo Câmara. Tudo em defesa da “liberdade de expressão”. Outro cinismo!

Lei dos domésticos e a revolta da elite

Por Altamiro Borges

Finalmente, após muita protelação de setores patronais, passou a valer nesta quinta-feira (7) a Lei dos Empregados Domésticos – uma conquista histórica dos trabalhadores brasileiros. A Lei 12.964/14 garante o registro em carteira de trabalho e fixa multa ao patrão que descumprir as novas regras. Segundo a última Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (Pnad), do IBGE, dos 6,35 milhões de domésticos no país, 4,45 milhões são informais. Sem direitos trabalhistas, a maior parte é tratada como escrava, com jornadas excessivas e péssimas condições de trabalho. A nova lei serve como uma carta de alforria e deverá despertar ainda mais ódio na histérica “elite branca”, que rejeita os avanços sociais dos últimos anos.

Veja, Globo e a invenção de escândalos

Por J. Carlos de Assis, no Jornal GGN:

Que “Veja” e Tevê Globo, por força de seu proselitismo de extrema direita, inventem um escândalo relacionado com a CPI da Petrobrás para desacreditar o Governo, nada de novo. Que os dirigentes do Senado e da dita CPI levem isso a sério, ao ponto de determinar investigações, é extremamente grave. Significa que não há um processo preliminar de avaliação de pseudo-denúncias pelo qual alguém que ostente a credencial de Senador da República acabe passando o recibo de ser um simples idiota.

"Direito à comunicação" é lançado no DF

Por Christiane Peres, no site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Na tarde desta terça-feira (05/08), o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, em parceria com a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, lançou, em Brasília, o livro “Para Garantir o Direito à Comunicação – A Lei Argentina, o Relatório Leveson e o HGL da União Europeia”, organizado pelo jornalista e sociólogo, Venício A. de Lima. O evento contou com a participação dos deputados Alice Portugal (PCdoB/BA), presidenta da Comissão de Cultura; Luciana Santos (PCdoB/PE); além de Paulo Teixeira (PT/SP). A mediação ficou a cargo da diretora de Políticas Públicas do Barão de Itararé, Sônia Corrêa.

Unicamp e o título de Jarbas Passarinho

Por Caio N. de Toledo, no site do Correio da Cidadania:

Na sessão de 5 de agosto de 2014, o Conselho Universitário da Unicamp deixou de revogar o título de Doutor Honoris Causa concedido, em 1973, pela Universidade ao coronel Jarbas Passarinho, em plena ditadura militar.

Clubes quebrados e Globo bilionária

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

E então ficamos sabendo que também no futebol as audiências da Globo despencam.

É o que informa uma coluna no UOL especializada em tevê.

O jogo Corinthians e Coritiba, domingo passado, deu 13 pontos. Alguns anos atrás, o Corinthians rendia mais de 20.

Mercosul incomoda os conservadores

Por Marcelo Zero, na revista CartaCapital:

Como de hábito, a recente reunião de cúpula do Mercosul foi recebida com certa indiferença e até hostilidade por nossa mídia tradicional. Não por falta de resultados relevantes e positivos.

No que tange à questão da Palestina, um conflito geopolítico que leva instabilidade não apenas ao Oriente Médio, mas a todo o mundo, o Mercosul apoiou as posições da nossa “diplomacia anã”, pedindo a imediata suspensão do bloqueio que afeta a população de Gaza e uma “investigação de todas as violações do direito internacional humanitário”.

O diploma da profissão-fantasma

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Uma nota na Folha de S. Paulo informa, nesta quinta-feira (7/8), que o Conselho de Comunicação Social do Congresso aprovou, por 6 votos a 4, a tramitação da Proposta de Emenda Constitucional que restabelece a obrigatoriedade do diploma de curso superior específico para o exercício da profissão de jornalista.

Aloysio Nunes e o caráter do tucanato

Do blog de Zé Dirceu:

Ao reagir à instalação no Senado da CPI do Metrô de São Paulo, para apurar o cartel que operou por anos e anos na empresa durante sucessivos governos tucanos no Estado, Aloysio Nunes Ferreira Filho (SP), candidato a vice-presidente na chapa encabeçada pelo senador Aécio Neves e líder de seu partido no Senado, revelou bem o caráter do tucanato.

Diap alerta para a ofensiva patronal

Por Vitor Nuzzi, na Rede Brasil Atual:

Se a bancada trabalhista no Congresso não crescer na próxima legislatura, haverá risco de perda de direitos mesmo em um eventual segundo governo de Dilma Rousseff, alerta o diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) Antônio Augusto de Queiroz. A questão está na distribuição de bancadas no Parlamento, hoje com ampla maioria patronal. "Tem projeto de tudo quanto é gosto para prejudicar os trabalhadores. Esse é o grande desafio. Se não houver base social, mesmo no governo Dilma a possibilidade de resistência será menor", afirmou o analista político, durante entrevista a veículos alternativos, ontem (6), organizada pela Agência Sindical e pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. "A investida patronal a partir do ano que vem contra os trabalhadores será assustadora."

Oposição defende interesses patronais

Por Luiz Carvalho e Henri Chevalier, no site da CUT:

Em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (6), o diretor de documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Antônio Augusto Queiroz, o Toninho, deixou um alerta: na hora de escolher o candidato, vale a máxima bíblica: “diga-me com quem andas e te direi quem és”.

"Saúde" de Aécio está precária

Do site Minas Sem Censura:

Aparte ao senador.

O senador Aécio Neves desistiu de se licenciar do Senado. O bloco parlamentar Minas Sem Censura se mantém, portanto, em sua atribuição e prerrogativa institucionais de debater as ações do senador para o Brasil e sua incidência nas Minas Gerais.

No dia 5 de agosto, Aécio falou na sede regional da Associação Médica Brasileira, na capital federal, sobre suas ideias para a saúde.Vale lembrar algumas: