quarta-feira, 9 de abril de 2014

Os interesses na guerra das CPIs

pigimprensagolpista.blogspot.com.br
Por Antônio Augusto de Queiróz, na revista Teoria e Debate:

A tentativa de criar Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) em período pré-eleitoral, especialmente após a adoção do instituto da reeleição, é tradição no sistema político brasileiro. Sempre que se aproximam as eleições gerais, a oposição propõe investigações sobre atos ou órgãos governamentais, com o nítido interesse de prejudicar a imagem dos governos e de seus partidos.

O xadrez eleitoral de 2014

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Editorial do jornal Brasil de Fato:

A eleição para a Presidência da República do Brasil em 2014 aos poucos vai ganhando contornos de uma disputa acirrada e decisiva. Acirrada porque as forças neoliberais jogam todas as suas fichas na derrota da presidenta Dilma e, por isso mesmo, nesse momento, fazem uma forte ofensiva contra a imagem do governo federal ao pautarem a CPI da Petrobras. E, decisiva, porque o resultado das eleições presidenciais influenciará diretamente na correlação de forças na América Latina.

A madrugada de ocupações em SP

Por Guilherme Weimann e Rôney Rodrigues, no site Outras Palavras:

Do alto de um antigo prédio, localizado na rua Aurora, número 713, o “sem-teto” Montanha admira a luminosa vista da praça da República. É madrugada e o centro de São Paulo repousa silencioso, ocultando o que viria a ser um dia histórico. Diante da paisagem, ele se recorda de quando procurou alojamento num cortiço ao lado. Na época, havia somente um quartinho no subsolo.

O grande segredo de Lula

O maior cabo eleitoral do planeta

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Desde que deixou o governo, consagrado com mais de 80% de aprovação popular, Lula só faz apanhar da mídia golpista brasileira e dos demais representantes da nossa elite mais retrógada. Não foram poucas as tentativas de atirá-lo aos leões na arena do mensalão. Suas atividades como palestrante estiveram sempre no alvo dos ressentidos de sempre e seu filho foi transformado em "dono da Friboi" pelos que acalentam o sonho da uma volta aos tempos das trevas. Sem falar na destilação de ódio nas redes sociais por parte de gente que não se envergonha de torcer explicitamente pelo agravamento da doença que acometeu o ex-presidente em 2011.Nada disso adiantou. E por um simples e poderoso motivo : Lula tem lugar cativo no coração do povo brasileiro, como atesta mais uma pesquisa, desta vez a do instituto Datafolha, publicada no domingo.

Publicidade para criança não é legal

Por Renato Godoy, na revista CapitalCapital:

Na última sexta-feira (04/04), o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) aprovou uma resolução que avança significativamente na luta contra a publicidade destinada a crianças. A resolução 163 do Conselho considera como abusiva toda e qualquer comunicação mercadológica voltada a meninos e meninas. Trata-se de uma reivindicação antiga das organizações e movimentos que defendem os direitos das crianças e um sistema de comunicações plural, democrático e que respeite os direitos humanos. Defensor desta ideia, o Intervozes convidou o Instituto Alana, principal entidade que atua no combate à publicidade infantil no país, a escrever sobre essa conquista em nosso blog.

Segurança pública precisa de mudanças

Editorial do site Vermelho:

Os números frios das estatísticas escondem o destrutivo fenômeno da violência em nosso país, da qual o povo e, sobretudo, os pobres, jovens e negros são as principais vítimas. Cinquenta mil homicídios por ano, mais de 1.500 roubos por dia. Na outra ponta, o Brasil possui a quarta maior população carcerária do planeta: 515 mil presos, fato que leva a refletir que o aprisionamento e a repressão, isoladamente, não representam a solução para assegurar o direito das pessoas a viver em paz e em segurança.


Os limites da indignação da imprensa

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:
 

A crise suscitada no interior do governo federal pelas denúncias envolvendo o deputado André Vargas (PT-PR) tem como epicentro o doleiro chamado Alberto Youssef. Trata-se de personagem esquivo dos bastidores do poder, atuante em variadas instâncias, com aparições fantasmagóricas aqui e ali, sempre em papel de coadjuvante, mas definidor da trama. Por alguma razão, as investigações sobre suas atividades nunca chegaram a um ponto conclusivo.

O STF depois da tempestade

pigimprensagolpista.blogspot.com.br
Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

A grande tempestade midiática, do julgamento do "mensalão", deixou sequelas no STF (Supremo Tribunal Federal) e, na época, provocou dúvidas justificadas sobre as intenções democráticas da mais alta corte, especificamente do grupo de cinco Ministros - Joaquim Barbosa, Gilmar Mendes, Ayres Britto, Marco Aurélio de Mello e Luiz Fux - mais o Procurador Geral da República Roberto Gurgel, o chamado 5 + 1.

Lula: quem sabe faz a hora

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Por Saul Leblon, no site Carta Maior:

O presidente da Suprema corte do país mantem um líder político encarcerado há três meses, em ilegal e ostensiva afronta ao desfecho do processo do qual foi o relator e no qual o condenado teve o benefício do regime semiaberto.

A mídia ‘isenta’ trata o escárnio jurídico incomum como um fato da natureza.

Lula cobra regulação da mídia

Do blog de Zé Dirceu:

Na entrevista a uma dezena de blogueiros concedida em seu Instituto ontem, o ex-presidente Lula voltou a cobrar a aprovação de um marco regulatório para a mídia, a instituição no país de uma série de mecanismos de regulação dos meios de comunicação, que atenue ou elimine o poder absoluto enfeichado nas mãos dos barões da mídia, hoje, no Brasil.

Lula freia o "volta Lula"

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Da Rede Brasil Atual:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu entrevista coletiva a blogueiros na manhã de hoje (8) na sede do Instituto Lula, em São Paulo, e falou sobre mensalão, eleições presidenciais, Copa do Mundo, Petrobras, manifestações e reforma política, entre outros temas importantes da política nacional. Logo de saída, o ex-presidente reafirmou que não existe "Volta, Lula". “Eu não sou candidato. Minha candidata é a Dilma Rousseff e eu conto com vocês para acabar com essa boataria”, disse. A coletiva foi transmitida ao vivo pela internet e assistida por internautas em cerca de 11 mil computadores.

Lula: Cadê o Darf da Globo?

Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

Na entrevista a blogueiros realizada ontem, o ex-presidente Lula deu enigmática declaração sobre sonegação de impostos:

“Eu cansei de ver dizerem que aquilo (mensalão) foi a maior história de corrupção que já existiu nesse país. Sem dar os números. Mas depois apareceu uma quantidade de sonegação de impostos que era muito maior que tudo o que se falava. Eu tenho mais idade que vocês, aprendi que a gente não deve ficar nervoso”.

Fiesp e Itaú apoiaram a ditadura

Por Tatiana Merlino, no blog Viomundo:

“Fiesp financiou a ditadura civil militar”, anuncia, em letras vermelhas, um cartaz colado num poste na Alameda Santos, zona oeste de São Paulo. “O Itaú apoiou a ditadura civil militar”, diz outro cartaz, colado na frente de uma agência do banco, na mesma rua. Postes, muros, lixeiras, pontos de ônibus e até um posto da Polícia Militar dos bairros Cerqueira César, Jardins e Bela Vista foram forrados na noite desta terça-feira, 8, por centenas de cartazes acusando a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) de ter articulado durante a ditadura civil militar (1964-1985) reuniões de empresários que apoiaram financeiramente a repressão a opositores do regime.

Lula, internet e sua não-candidatura

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

A entrevista de Lula com os blogueiros teve enorme repercussão. Um bom resumo está na página de seu instituto. O DCM foi um dos sites presentes.

Lula, você deve saber, falou de sua não-candidatura em 2014, da Petrobras, de André Vargas (“Espero que ele consiga provar que não fez nada além de uma viagem, caso contrário quem paga o pato é o PT”), da Copa do Mundo, do mensalão, da reforma política (“Sou favorável a uma constituinte. É preciso dar seriedade aos partidos. A reforma política é a principal que nós precisamos fazer”).

Blogueiros entrevistam Lula



Lula: Constituinte para Reforma Política

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a convocação de uma Assembleia Constituinte para fazer a Reforma Política, em entrevista a blogueiros nesta terça-feira (8/4), no Instituto Lula, em São Paulo.

Na entrevista, Lula tratou de diversos assuntos, mas colocou que a pauta central para garantir a continuidade do processo de transformação social do país é a mudança do sistema político.