sexta-feira, 19 de maio de 2023

Deputado do PL exalta exército nazista

Charge: Michael Kountouris
Por Altamiro Borges


O fisiológico PL, que de liberal só tem o nome, virou um antro da extrema-direita brasileira. O partido presidido pelo camaleônico Valdemar da Costa Neto reúne hoje vários parlamentares que fazem apologia do ódio e da violência tipicamente nazistas. Nesta quinta-feira (18), o deputado federal Paulo Bilynskyj, de São Paulo, não vacilou em exaltar o exército do facínora alemão Adolf Hitler. Só faltou fazer a saudação hitlerista!

Exército mantém salário e casa de Mauro Cid

Charge: Borega
Por Altamiro Borges


O Exército parece não ligar muito para o desgaste de imagem sofrido nos últimos anos – principalmente a partir da ascensão do fascista Jair Bolsonaro ao poder. O processo de militarização do Estado, com milhares de nomeações, expôs generais, coronéis e outros oficiais em inúmeros casos de corrupção e regalias – da picanha ao Viagra. Os milicos também estiveram na linha de frente das conspirações golpistas, inclusive transformando o QG em Brasília em uma “incubadora de terroristas”, como denunciou o ministro da Justiça, Flávio Dino.

Novos nomes no Banco Central

Charge: Geuvar
Por Paulo Nogueira Batista Jr.

Posso falar do Banco Central mais um pouco? Prometo, querido leitor, mudar de assunto na próxima coluna. É que há motivo para insistir no assunto hoje: o governo finalmente anunciou os dois novos nomes para a diretoria do Banco Central (BC), exercendo prerrogativa legal do Presidente da República. A demora foi mais longa do que se poderia esperar, pois os mandatos dos diretores que estavam de saída venceram no fim de fevereiro. Em todo caso, está feito. Foram indicados Gabriel Galípolo para a diretoria de política monetária e Aílton de Aquino Santos para a diretoria de fiscalização. Os nomes seguem para apreciação do Senado.

A quem devem caber as coisas?

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Por Roberto Amaral, em seu blog:


A eleição de 2002 representou algo de revolucionário, porque, nas circunstâncias, nada menos do que revolucionário poderia significar a eleição para a presidência da republica, após 21 anos da ditadura militar, de um operário, ex-emigrante nordestino. Amargávamos uma frustrante conciliação política (à revelia da vontade nacional, como sempre) que nos impôs uma “anistia” que premiava torturadores e a preeminência castrense no regime prometidamente de recuperação civil e democrática, ainda que não ungido pela soberania popular. Esta, chamada à vez 29 anos passados do pleito de 1960, o derradeiro antes do golpe militar, promovera a emergência de Fernando Collor, tragédia política que assinalaria a primeira grande crise da nova ordem, contornada com a ascensão do vice Itamar Franco, ao fim e ao cabo a plataforma que ensejaria a eleição e reeleição de Fernando Henrique Cardoso, que, vindo da grande frente contra a ditadura, se compusera com os militares e o grande capital, reinante desde sempre. Realizara-se a “democratização possível”, mas ainda permanecia distante a expectativa de um governo popular, e no plano econômico-político vencia o neoliberalismo que Itamar, antes de fazer de FHC seu ministro da Fazenda, sonhara conter.