sábado, 26 de março de 2011

Metalúrgicos debatem desafios sindicais

Reproduzo matéria publicada no sítio da Federação dos Metalúrgicos da Bahia:

O primeiro dia do Seminário Intersetorial da FITMetal [Federação Interestadual de Metalúrgicos do Brasil] foi finalizado com uma palestra e debate sobre o atual cenário do sindicalismo no Brasil do jornalista e presidente do Centro de Estudos Midiáticos Barão de Itararé, Altamiro Borges. Para Altamiro, o ano passado foi positivo para o movimento sindical, mas se preocupa com atuação do movimento em 2011, diante de fatores externos e internos que podem ser um grande entrave.

Altamiro lembra que a atividade sindical está totalmente ligada a conjuntura econômica mundial. Em 2010 o saldo foi positivo, pois o ano fechou com o maior número de geração de empregos e aumento real de salário para aproximadamente 97% das diversas categorias de trabalhadores brasileiros. Já em 2011, a visão negativa está atrelada aos primeiros sinais que o governo Dilma tem dados nos primeiros dias de governo, como o reajuste do salário mínimo abaixo do esperado.

Ressaltou também a importância de se investir em comunicação na atividade sindical. Para Altamiro, uma nova geração está chegando ao mercado de trabalho e é preciso ser revisto as linguagens e ferramentas de comunicação utilizadas para dialogar e informar esses novos trabalhadores, que cada vez mais utilizam a internet para se relacionar com o mundo.

Antes da palestra de Altamiro, tiveram palestras do também jornalista Umberto Martins e a representantes das centrais CTB/CGTB, que falaram sobre a atual conjuntura econômica mundial, destaque do Brasil nesse cenário e a projeção da economia para os próximos anos. Também fizeram criticas a postura do movimento sindicato atual, que precisa se voltar mais para a luta do trabalhador.

As palestras destacaram ainda que na época do governo FHC o país foi quebrado e entregue ao capital internacional. Além disso, frisaram que antes desse governo havia só uma forma de contratação e hoje em dia há 16 maneiras de se firmar um contrato de trabalho, incluindo as terceirizações e a privatização.

A idéia dos palestrantes do primeiro dia era provocar os sindicalistas participantes para refletir mais sobre a importância do papel do movimento sindical no cenário econômico-político social no Brasil. De acordo com os palestrantes, o movimento sindical foi um dos grandes responsáveis para evitar os grandes impactos da crise financeira no Brasil em 2009, com ações como as negociações feitas com os sindicatos patronais, visando minimizar os cortes de empregos no chão de fábrica.

0 comentários: