terça-feira, 27 de março de 2012

Merval Pereira sai em defesa de Serra

Por Altamiro Borges

Em sua coluna de hoje no jornal O Globo, Merval Pereira manifesta a sua discordância com as análises sobre a “vitória magra” de José Serra nas prévias do PSDB. Para o “imortal”, o tucano se saiu muito bem na disputa partidária e tem tudo para ser prefeito da capital paulista. Os seus adversários é que estariam difundindo uma “visão distorcida” da votação de domingo passado.
“Serra teve a maioria absoluta dos convencionais que votaram, mais votos que seus dois adversários somados, quando precisaria ter pouco mais de 33% para sagrar-se vencedor da disputa”, festeja o colunista do jornal O Globo. Ele evita analisar os bastidores da disputa interna, o desconforto da militância tucana, as históricas traições no PSDB – como a punhalada de Serra em Alckmin.

O elogio à “democracia tucana”

Para Merval, a vitória apertada, com apenas 52% dos votos, inclusive foi excelente. “Se por acaso Serra vencesse por 70% ou 80% dos votos, ele seria acusado de ter manipulado a eleição com a ajuda do governador Geraldo Alckmin”. Como dizem, há argumentos para tudo. Só faltou o “imortal” insinuar que Serra, um democrata, transferiu alguns votos para os seus dois adversários.

Na sua leitura, tendo como fonte o gênio FHC, a prévia foi um sucesso. “A democracia interna tucana se impôs como fato político, enquanto o dedaço de Lula escolhendo o ex-ministro Fernando Haddad seria a demonstração de que o PT se transformou em um partido de um dono só”. Democracia tucana? Será que Merval ouviu os desabafos dos filiados do PSDB contra a “palhaçada”?

No artigo, além de atacar Lula – o que já virou algo enfadonho –, o jornalista faz projeções otimistas sobre a candidatura tucana. “Nada indica que Serra terá problemas dentro do PSDB para unir o partido”. O seu prognóstico é mais um ato de vontade. Não reflete as sangrentas bicadas tucanas, mas indica qual deverá ser linha do grosso na mídia na campanha eleitoral que se inicia.

5 comentários:

Luis R disse...

Merval, o imrotal boçal.

Anônimo disse...

Merdal não é imortal, é um IMORREDOURO!

Anônimo disse...

Venceu com a maioria esmagadora de
256 votos !!!!

Anônimo disse...

Em q mundo vive este Merval? Ainda bem q Luís F.Verssimo disse q nunca entraria nesta falida confraria dos mortos ...Vivos!

Ubiratan Rosa Passos disse...

O Merval é , e sempre foi, defensor dos imaculados tucanos e DEMs. Foi pego de surpresa pelo escândalo Demóstenes e. para compensar, tenta manter a "ilibada" moralidade dos seus preferidos lançando mais uma enxurrada de ataques ao PT (li o seu mais recente artigo). Não que os petistas envolvidos não devam ser punidos, é claro. Mas que se punam TODOS, inclusive aqueles do PSDB que estiveram envolvidos no escândalo da Fundacentro (e outros) a época do governo FHC (também, de ilibada seriedade, não sabia de nada, claro!); foi traído! Apunhalado pelas costas!
Lembre-se também, Sr. Merval (você, como acadêmico, deve ter ciência) da CPI da corrupção que o Álvaro Dias, que ara filiado ao PSDB a época do governo do sempre ilibado FHC. que deu naquela confusão toda de cassação de mandato, recuperação do mesmo através de mandado de segurança, filiação ao PDT (se não me falha a mória), retorno aos PSDB...Você conhece a história (ou é estória, dileto acadêmico?).
E os duzentos mil para a compra da reeleição, de onde vieram?
Menos, Merval, menos!