quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Lula irá ao julgamento no TRF-4

Do blog Nocaute:

Lula comunicou a dirigentes do PT que vai comparecer ao julgamento que pode torná-lo inelegível, no Tribunal Regional da 4ª Região (TRF-4), dia 24 de janeiro, em Porto Alegre (RS).

Segundo o Instituto, a defesa do petista solicitou ao TRF-4 que o ex-presidente seja ouvido durante o julgamento, mas o pedido ainda não foi apreciado pelos desembargadores do tribunal.

Lula deve chegar à capital gaúcha no dia 22 ou 23 e participará das manifestações organizadas pelo partido na capital gaúcha. O PT prepara, também, uma série de protestos que começam no dia 13, com um “dia nacional de mobilização” e vai até o dia seguinte ao julgamento do ex-presidente.

No dia 22, um grupo de advogados brasileiros e estrangeiros irá participar de um debate público sobre o processo. O Fórum Social Mundial promete fazer um ato no dia 23, com a presença de líderes e entidades de esquerda de vários países.

Se a condenação for confirmada, Lula pode ser impedido de disputar a eleição presidencial.

1 comentários:

Darcy Brasil Rodrigues da Silva disse...

A mobilização em defesa da candidatura de Lula é mais que válida, é obrigação democrática, inserida na necessária campanha de denúncia do golpe comandado, desde os centros de decisões imperiais sediados nos EUA, pelos intelectuais orgânicos a serviço dos interesses políticos, ideológicos, sociais e econômicos da plutocracia financeira internacional. São esses intelectuais orgânicos sem rostos e nacionalidades conhecidos, que, certamente, já estão operando para influenciarem e instruírem as decisões dos "juízes" do TRF 4, instruções que, desde há muito tempo, estão sendo cochichadas nos ouvidos dos desembargadores daquele tribunal, nos corredores dos tribunais, nos clubes sociais que eventualmente frequentam, na vida social destes magistrados, através de seus "amigos", vizinhos, parentes e, talvez, até mesmo através de descarados processos de cooptação e aliciamento, que conhecemos de tantas denúncias presentes na literatura que nos informa sobre a atuação de agências de inteligência que trabalham a serviço dos interesses do capital financeiro, sejam elas nacionais ou internacionais, oficiais, como a CIA, ou privadas, como a NSA.

Essa mobilização é um processo que deveria visar muito mais do que o impedimento da condenação arbitrária, típica de um regime de exceção, do ex-presidente Lula, pois, o objetivo principal desta luta de massa, deve ser, a meu ver, o de intensificar cada vez mais a consciência dos trabalhadores e do povo para o fato de que o Brasil vive um regime de exceção política, em que a democracia é apenas uma fachada sem conteúdo, governado por representantes de uma elite apátrida, que jamais se interessará pela resolução dos problemas enfrentados pelo nosso povo, pouco se importando com o sofrimento e dificuldades vividos por dezenas de milhões de seres humanos.

Entretanto,me parece que a condenação de Lula será confirmada. Os números de Lula na pesquisa de intenção de voto não ajudam em nada como fatores que poderiam demover os desembargadores fantoches do capital financeiro da intenção de condenar Lula. Muito pelo contrário, foram estes números que precipitaram o julgamento, indicando que os estrategistas do capital financeiro estão dispostos a enfrentar as consequências dessa condenação, por entenderem que o apoio de massa a Lula não seria suficiente para constituir uma opinião hegemônica, mas estaria plenamente inserido no contexto de polarização que produziu os resultados da última eleição presidencial, com vitória apertada de Dilma sobre Aécio. Penso igualmente que a estratégia anunciada pelo PT de lançar a candidatura de Lula mesmo se ele for condenado no TRF4 pode ter ensejado a disposição daquele Tribunal de, além de confirmar a condenação de Lula, decretar a sua prisão, com o propósito de inviabilizar o lançamento de sua candidatura sub judice (teria que ter mais conhecimentos jurídicos para afirmar isso com maior convicção, mas entendo que os que se apoiam na Constituição para fundar suas convicções jurídicas deveriam ser alertados para o fato de que a Constituição não representa mais nada nos dias que correm, e o STF e demais tribunais não passam de prostíbulos legitimadores de atos e procedimentos ilegais e inconstitucionais que deveriam coibir).

DARCY BRASIL RODRIGUES DA SILVA