quinta-feira, 21 de maio de 2020

Pesquisa indica queda de Bolsonaro e Guedes

Por Altamiro Borges

O jornal Valor Econômico desta quinta-feira (21) destaca: "Em alta, taxa de reprovação a Bolsonaro chega a 50%". Matéria tem como base pesquisa Ipespe encomendada pela XP Investimentos, antro dos rentistas. "Ela mostra que a avaliação negativa do governo atingiu o marco recorde de metade da população".

Como registra o jornal dedicado à cloaca burguesa, para exatos 50% dos brasileiros, a gestão de Bolsonaro é ruim ou péssima. A taxa representa um acréscimo de 11 pontos em relação ao patamar de janeiro, que era de 39%. Nos primeiros dias de 2019, início do mandato, a taxa de ruim e péssimo era de 20%.

"Na contramão dessa tendência, a aprovação a Jair Bolsonaro cai. Começou com 40% de ótimo ou bom em janeiro de 2019, recuou para 32% um ano depois e continua em declínio. Na pesquisa atual, a taxa de aprovação apurada foi de 25%, dois pontos a menos que o observado em 30 de abril".

Piora na percepção econômica

A pesquisa segmentada apresenta ainda outros dados relevantes. Ela mostra que a maior taxa de aprovação a Bolsonaro ocorre entre os que se declaram evangélicos: 37% deles avaliam a gestão como boa ou ótima. Mas essa taxa também teve uma pequena queda: aprovação era de 41% no final de abril.

"O segundo segmento mais bolsonarista, segundo o Ipespe, é o dos eleitores do sexo masculino, com 33% de aprovação – o mesmo patamar da pesquisa anterior. Entre as mulheres, a taxa atual é bem menor, de 18%", registra o jornal Valor Econômico.

A pesquisa comprada pelos abutres da XP ainda aborda a percepção econômica da sociedade. Ela confirma que um número crescente de brasileiros atribui a Bolsonaro a responsabilidade pelo caos no país. Hoje, 23% dizem que ele é o principal culpado pela crise, a maior taxa desde o início do mandato.

Segundo a sondagem, os brasileiros estão descrentes em relação à política econômica do governo. Para 57%, a economia está no caminho errado (recorde desde o início do mandato); 28% acham que está no caminho certo. Em síntese: Bolsonaro afunda cada dia mais e Paulo Guedes, o Posto Ipiranga, faliu!

Posto Ipiranga está falido!

Por falar no abutre Paulo Guedes, nem mesmo a mídia rentista, que sempre garantiu sua blindagem e defende as mesmas teses ultraneoliberais, aguenta mais sua inépcia e incompetência. Em meio à pandemia, que eleva a quebradeira das empresas e gera ainda mais desemprego, o Posto Ipiranga está desmoralizado.

No jornal Valor, por exemplo, o colunista Ribamar Oliveira critica o ministro pela ausência de políticas consistentes de apoio financeiro às micro e pequenas empresas. Ele cobra maior urgência nas medidas de ajuda de Paulo Guedes. “Antes que seja tarde demais”, alerta.

“Na situação que estamos vivendo, de quase completa paralisação da atividade econômica, com economistas mais pessimistas já projetando queda do PIB acima de 10%, só há uma maneira de ajudar as pequenas e micro empresas: o Tesouro bancar o risco da operação de crédito”, afirma.

Já o colunista Vinícius Torres Freire, da Folha, cobra de Paulo Guedes um plano mais nítido para enfrentar os impactos da pandemia na economia. “O plano de criação de empregos do governo parece cloroquina”, afirma. Pessimista, ele critica as platitudes do czar da economia.

Ele ironiza as bravatas do ministro de que prefere reduzir impostos a gastar mais dinheiro público. “Foi o que disse também faz dois meses, no início do pânico da epidemia. É o que diz desde 2019. É o que se diz desde 2017, aliás, desde Michel Temer... Assim posto, não faz sentido”. Ou seja: Paulo Guedes está infectado!

***

Em tempo: Quatro ministros defecados em cerca de um mês (Mandetta, Moro, Teich e Regina); filhotes mimados sob investigação; e queda de popularidade confirmada nas últimas pesquisas. Desse jeito ninguém controla o psicopata do Jair Bolsonaro e seu piriri verborrágico. Isolado e desgastado, ele vai tomar muita cloroquina!

0 comentários: