quarta-feira, 12 de outubro de 2011

CNTU debate democracia e mídia

Por Rita Casaro

Porto Alegre sedia, no dia 21 de outubro, o 4º Encontro Regional da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU), com o tema "Democracia, comunicação e cultura”. O evento reunirá intelectuais, artistas, escritores e cineastas para debater políticas que assegurem direitos e acesso à comunicação e à cultura, a exemplo da expansão da infraestrutura para universalização da banda larga, do envolvimento da sociedade na regulação das telecomunicações, do estímulo à produção nacional e também da sua difusão nas regiões brasileiras, envolvendo inclusive incentivos à ampliação das salas de cinema no País.


Participam do encontro em Porto Alegre o professor da Escola de Comunicação da UFRJ Marcos Dantas, a superintendente executiva da Ancine, Rosana Alcântara, e o professor da PUC-SP Ladislau Dowbor, o cineasta Jorge Furtado, o escritor Luís Augusto Fisher e a atriz Deborah Finocchiaro (Companhia de Solos & Bem Acompanhados).

As discussões vão gerar a “Carta de Porto Alegre”, documento de referência sobre as demandas fundamentais do Brasil para a democratização da comunicação e da cultura. Segundo o presidente da CNTU, Murilo Pinheiro, a carta “vai produzir o último documento com proposições que serão levadas ao grande encontro nacional”, programado para 18 de novembro de 2011, em São Paulo.

A CNTU promove no país uma série de encontros com o objetivo de incentivar a participação dos mais de 10 milhões de profissionais de formação universitária no desenvolvimento e na política. Já aconteceram encontros regionais em Maceió, Vitória e Goiânia.

As inscrições são gratuitas e abertas ao público em geral.

Serviço:

Encontro Regional da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU)

Dia: 21 de outubro de 2011 (sexta-feira)

Local: Deville Hotel - avenida dos Estados, 1.909 - Porto Alegre-RS
Hora: 9 às 18 horas

Informações e inscrições: (51) 3027-3783 e e-mail: edilene@simers.org.br

Participação aberta e gratuita.

Programação:

9h Abertura dos trabalhos

9h30 Democracia e comunicação

Marcos Dantas - Formado em comunicação social, com doutorado em engenharia de produção, é professor e pesquisador do Programa de pós-graduação da Escola de Comunicação da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

10h30 Democracia e cultura

Rosana dos Santos Alcântara - Advogada e superintendente executiva da Ancine (Agência Nacional do Cinema)

11h30 Debate

12h30 Intervalo para o almoço

13h30 Leitura poética

Deborah Finocchiaro - Atriz - Companhia de Solos & Bem Acompanhados

14h Cultura e comunicação na economia criativa

Ladislau Dowbor - Formado em economia política, é professor titular do Departamento de Pós-graduação da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) nas áreas de economia e administração

15h Descentralização da comunicação e cultura

Jorge Furtado - Cineasta, roteirista e sócio da Casa de Cinema de Porto Alegre
Luís Augusto Fisher - Escritor e professor de literatura brasileira da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

16h Debate

17h Discussão e aprovação da Carta de Porto Alegre

18h Encerramento

0 comentários: