sábado, 25 de julho de 2015

Vito Giannotti, um grande abraço!

Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

“A ausência de cores é completa em todos os instantes de separação”. Vinicius de Moraes

O Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé presta sua homenagem à vida de Vito Giannotti. Sua partida, na última sexta-feira, 24/07, deixa uma tristeza profunda em todos nós.

Vito era um homem incansavelmente dedicado à luta pela emancipação da classe trabalhadora, pela construção de uma sociedade mais justa e mais democrática. Nasceu na Itália, mas veio cedo para o Brasil, com 21 anos. Aqui, tornou-se um dos homens mais ativos na defesa do país e dos brasileiros.

Era um apaixonado pela luta e pela vida. Na sua trajetória, percebeu que para mudar o Brasil e o mundo, os trabalhadores, os sindicalistas e a sociedade precisavam construir uma outra comunicação, liberta dos grilhões do capital e da tutela das coorporações midiáticas. Sem uma comunicação própria, não é possível construir uma hegemonia política e cultural da classe trabalhadora. Assim, focou sua produção teórica e intelectual neste campo do conhecimento. Publicou dezenas de livros com estudos sobre a história da imprensa sindical e dos trabalhadores. Na década de 90, fundou o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), que desenvolve cursos voltados para a comunicação sindical e popular.

Vito Giannotti era uma referência para todos nós que lutamos por uma Brasil melhor, mas particularmente para os que atuam na luta pela democratização da comunicação.

No momento de sua partida, celebramos e homenageamos a sua vida. Vito Giannotti deixa em cada um de nós um pouco da sua determinação. Ficamos com o seu sorriso menino, com o seu jeito despachado e desbocado, com o brilho que ele trazia no olhar, e com a sua alegria de compartilhar com jovens as suas ideias para superar a exploração e a humilhação que o capitalismo impõem à esmagadora maioria da sociedade.

Como parte desta homenagem, o Barão de Itararé vai batizar o seu auditório com o nome de Vito Giannotti.

Vito, muito obrigado por tudo!!! Você vai fazer muita falta!

São Paulo, 25 de julho de 2015.
Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.

0 comentários: