quinta-feira, 9 de junho de 2022

Endividamento dos brasileiros é desesperador

Charge: Nani
Por Altamiro Borges


Levantamento da Confederação Nacional do Comércio (CNC) divulgado nesta terça-feira (7) dá o alerta de que o número de famílias endividadas em maio foi de 77,4%. Houve um aumento de 9,8% em relação ao mesmo mês do ano passado – que foi de 68%. Já 28,7% das famílias estão com dívidas ou contas atrasadas.

Esse percentual de inadimplência é 4,4% maior que o registrado no mesmo período de 2021. O "vermelho" no cartão de crédito representa 88,5% das dívidas dos brasileiros, com um crescimento de 7,6% no mesmo período. Em segundo lugar estão os carnês, com 18,2%. A situação dos brasileiros é desesperadora!

Como destaca matéria da CCN-Brasil, “a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) mostra que praticamente três em cada dez famílias brasileiras têm conta em atraso atualmente”. O estudo mostra ainda que, do total de endividados do país, 22% precisam de pelo menos metade do rendimento mensal para pagar as dívidas com bancos e casas financeiras – maior resultado desde dezembro de 2017.

De acordo com Izis Ferreira, economista e pesquisadora da CNC, as famílias estão com um orçamento menor, em comparação aos anos anteriores, em função da alta inflacionária, que já supera os 12% anuais. “Estamos vendo a inflação persistente e sem trégua. Isso tem pressionado o orçamento das famílias e o que acontece é um comprometimento maior com a renda e as contas a pagar. Então, quem está endividado dedica uma parcela maior do rendimento para quitar as dívidas, mas tem uma renda menor para o dia a dia”.

0 comentários: