terça-feira, 29 de junho de 2021

Sikêra Junior será punido por homofobia?

Charge: Khalid Cherradi/Marrocos
Por Altamiro Borges


Sikêra Junior, o bolsonarista que recentemente garfou R$ 120 mil de “jabá” para bajular o governo federal, talvez precise de mais grana para pagar as suas dívidas. Haja cachê, propinas e outras maracutaias! Nesta segunda-feira (28), o Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul ajuizou uma ação civil pública contra o apresentador por seus comentários homofóbicos na RedeTV! e solicitou que a Justiça obrigue o fascista e a emissora que transmite o “Alerta Nacional” a pagarem uma indenização milionária de R$ 10 milhões por “danos morais coletivos”.

O MPF-RS alega que a ação do radialista, “além da ameaça constante nas próprias falas, de teor discriminatório e de preconceito, de descabida associação entre a homossexualidade e a prática de crime associado à pedofilia, estimula a violência contra este grupo, caracterizando discurso de ódio e menosprezo pelo ordenamento jurídico". O MPF, através da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, lembra ainda “que a chamada ‘agenda conservadora', muitas vezes pautada em dogmas, permeia-se por preconceitos, mas que não por isso deixam de ser ilegais”.

Criminoso é ícone do bolsonarismo

Como lembra o site Congresso em Foco, Sikêra Junior – "um dos ícones do bolsonarismo, a ponto de já ter entrevistado o presidente em seu estúdio" – é famoso por seus programas de estímulo ao ódio e à violência. “Ele tem um histórico de falas de cunho LGBTQfóbico, que voltaram à tona no último final de semana, após um comercial de uma rede de hambúrgueres mostrar crianças opinando favoravelmente à diversidade sexual”.

Além da ação do MPF-RS, Sikêra Junior também poderá ser punido por seus próprios patrocinadores. Os ataques aos gays – chamados de “raça desgraçada”, “raça do cão e “nojentos” – e também à rede Burger King, pela campanha a favor da diversidade, já resultou em cancelamento de anúncios publicitários. Segundo o site “Notícias da TV”, em matéria postada na segunda-feira (28), ao menos três anunciantes já tiraram seu patrocínio do programa "Alerta Nacional" e outros estão sendo pressionados nas redes sociais a seguir o mesmo caminho.

A campanha #DesmonetizaSikera

Já o jornalista Guilherme Amado informa no site Metrópoles que “no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, o movimento Sleeping Giants Brasil lançou uma campanha para tentar pressionar marcas a pararem de anunciar no programa do apresentador bolsonarista Sikêra Junior... A campanha #DesmonetizaSikera pede para que as empresas anunciantes do programa encerrem os contratos de publicidade. Entre elas estão a Caixa Econômica, a rede de farmácias UltraFarma e a construtora MRV”.

Em tempo: Sikêra Junior é uma excrecência da tevê nativa – a exemplo de tantos outros bandidos que exploram os piores instintos humanos. Além dos crimes de homofobia, ele também já foi acusado de racismo e misoginia em ações movidas pelo Ministério Público. Bolsonarista convicto, ele ganha fortunas com seus espetáculos dantescos. Em síntese, o apresentador é um criminoso – acobertado por uma emissora criminosa, a RedeTV!, que ainda hoje usufrui de uma concessão pública de televisão.

0 comentários: