terça-feira, 4 de junho de 2019

O risco do apagão estatístico no Brasil

Por Ana Luíza Matos de Oliveira, no site da Fundação Perseu Abramo:

O Brasil enfrenta um risco de apagão estatístico com cortes no Censo de 2020. O Censo, pesquisa realizada a cada dez anos no país, fornece informações importantes que não são obtidas em registros administrativos e que balizam a formulação de políticas públicas não só no âmbito federal, mas também estadual e municipal.

Por isso, técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançaram a campanha “Todos pelo Censo 2020”, contra cortes ainda mais profundos no Censo e a tão pouco tempo de sua prevista realização, o que pode impedir a realização de testes prévios para validação das perguntas. O Sindicado Nacional dos Trabalhadores em Instituições e Fundações Públicas Federais de Pesquisas Estatísticas e Geográficas (Assibge) lançou uma carta em defesa do Censo, da autonomia da instituição e por novos concursos que recomponham o corpo técnico do IBGE.

A campanha será lançada oficialmente no dia 6 de junho, às 18h na Associação Brasileira da Imprensa (ABI) no Rio de Janeiro (https://www.facebook.com/events/2316142535095271/), com participação de associações de pesquisadores, de representantes de Ongs, da academia e da imprensa.

0 comentários: