domingo, 29 de novembro de 2020

Uma outra agenda econômica é possível

Do site Brasil Debate:


Trinta e quatro economistas e pesquisadores, sob coordenação de Esther Dweck, Pedro Rossi e Ana Luíza Matos de Oliveira – respectivamente colaboradora, coordenador do conselho editorial e coeditora do Brasil Debate – assinam os textos de “Economia pós-pandemia: desmontando os mitos da austeridade fiscal e construindo um novo paradigma econômico no Brasil”. O livro pretende ser uma contribuição ao debate público brasileiro em temas como a agenda de reformas estruturais, o orçamento de 2021, o aumento da dívida pública e a necessidade de fortalecer os programas sociais.

A obra se apresenta como “a antítese da agenda econômica dominante no Brasil”. Professores e pesquisadores revelam como a agenda da austeridade é anacrônica ao negar o papel da política fiscal como indutora do crescimento e do emprego e cruel ao propor sacrificar as garantias constitucionais do financiamento dos direitos sociais.

Seus capítulos têm a intenção de denunciar as consequências sociais dos cortes de gastos e mostrar como o discurso da austeridade fiscal é ideológico, falacioso e dogmático.

O livro apresenta, ainda, a proposta de uma nova agenda econômica para o país, focada na reafirmação dos direitos sociais, do papel do Estado como provedor desses direitos e da política fiscal como ferramenta para o crescimento, preservação ambiental, redução das desigualdades sociais, regionais, raciais e de gênero, em direção a um “projeto de desenvolvimento transformador da realidade brasileira”.

Os textos são assinados, em ordem alfabética, por: Ana Luíza Matos de Oliveira, Ana Paula Guidolin, Andressa Pelanda,Arthur Welle, Bruno Moretti, Camila Gramkow, Carlos Ocké-Reis, Carlos Pinkusfeld, Carolina Jorge, Coalizão Direitos Valem Mais, Daniel Cara, Eduardo Fagnani, Esther Dweck, Félix Lopez, Fernando Gaiger Silveira, Francisco Funcia, Franklin Serrano, Gabriel Aidar, Grazielle David, Guilherme Mello, Gustavo Noronha, José Celso Pereira Cardoso Junior, Julia Braga, Laura Carvalho, Luana Passos, Luiza Nassif-Pires, Marco Antonio Rocha, Pedro Rossi, Rodrigo Orair, Salvador Werneck, Sergio Chaparro, Silvio Almeida, Vanessa Petrelli e Waleska Miguel Batista.

Live, download e vendas

O livro é um lançamento da Autonomia Literária em parceria com a Fundação Friedrich Ebert Stiftung (FES/Brasil). A versão digital estará disponível para download gratuito nos sites da FES Brasil (brasil.fes.de) e da Autonomia Literária (autonomialiteraria.com.br) e em diversas plataformas digitais.

A pré-venda da edição impressa é feita pelo site da editora com desconto de 30%.

0 comentários: