quarta-feira, 7 de maio de 2014

Dilma e a avalanche de ataques

Por Bepe Damasco, em seu blog:

É apenas uma questão de decisão política. Ter ou não ter definidas e implementadas ações de pronta resposta aos ataques diuturnos da mídia monopolista. Infelizmente, diante da grande maioria dos petardos desferidos pela artilharia inimiga, o governo oscila entre a resposta carente da contundência necessária e o silêncio, entre a falta de assertividade e a rendição. E bastam alguns pontos fora dessa curva para que o adversário acuse o golpe.

A fala da presidenta Dilma em rede nacional , na noite do dia 30 de abril, bem como seu discurso e o do Lula no Encontro Nacional do PT, já serviram para tirar o governo das cordas. Imagina se isso vira política de governo ? Ou seja, não deixar sem resposta os obuses lançados diariamente pelo PIG, o mais forte partido de oposição, para abalar a imagem do governo e favorecer o candidato tucano à presidência da República.

Nesta segunda-feira, a Folha de São Paulo deu a milionésima demonstração de como o céu é o limite para as canalhices da velha mídia. O seu site, o UOL, exibiu durante toda a manhã e começo da tarde uma manchete principal dando conta de que o Programa Luz para Todos, do governo federal, passados mais de dez anos de sua criação, ainda deixa na escuridão 1 milhão de brasileiros e brasileiras. Informa ainda a matéria que cerca de 247 mil lares no Brasil ainda não dispõem de energia elétrica.

Quem bate o olho apressadamente no título, se não for vacinado contra picaretagens travestidas de jornalismo, há de ficar com a impressão de que o Luz para Todos é um programa fracassado, que sugou dinheiro público sem lograr tirar da escuridão milhões de brasileiros. A chamada do UOL foi feita sob medida para isso. Pois bem, a segunda-feira já vai terminando e um exame pelos sites noticiosos indica que o governo mais uma vez se calou.

Contudo, para mostrar como não é nada difícil desmascarar uma mídia preguiçosa e golpista, tratei eu mesmo de pesquisar sobre o Programa Luz para Todos. Claro que não me surpreendi com os números encontrados, pois estou careca de saber que se trata do maior e mais bem sucedido programa de iluminação rural do planeta. Se o governo quisesse poderia esfregar na cara da Folha os seguintes dados :

- A meta inicial do Programa Luz para Todos era levar energia elétrica para 10 milhões de pessoas. Essa meta já foi atingida desde maio de 2009.

- Até agora, 14,4 milhões de moradores rurais se beneficiaram do programa. Ou seja, a meta foi ultrapassada em mais 4,4 milhões de moradores.

- Foram investidos R$ 20 bilhões, dos quais R$ 14,5 bilhões par parte do governo federal.

- O programa gerou ainda 439 mil postos de trabalho.

- Foram empregados 1,4 milhão de km de cabos elétricos.

- 79,3% dos moradores rurais atendidos pelo programa compraram televisores, 73,3% passaram a ter geladeiras em suas casas, enquanto 24,1% comparam bombas d'água.

0 comentários: