quinta-feira, 5 de novembro de 2020

TSE vai cassar a chapa Bolsonaro-Mourão?

Por Altamiro Borges


Notinha da revista Época informa que “o corregedor eleitoral, ministro Luis Felipe Salomão, liberou nesta quarta-feira (4) para a pauta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a ação que pede a cassação da chapa presidencial de Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão. A definição de uma data dependerá de Luís Roberto Barroso”.

Já o site UOL, em matéria mais detalhada, revela que o TSE finalmente encerrou a fase de procura por provas em uma das ações judiciais que pedem a cassação da chapa presidencial bolsonarista “por suspeita de abuso de poder econômico no envio em massa de mensagens de WhatsApp durante as eleições de 2018”.

O corregedor Luis Felipe Salomão não atendeu ao pedido do PDT para liberar os dados do WhatsApp. Alegou que eles já teriam sido apagados. Segundo o site, “nos últimos cinco meses, essa foi a terceira vez que o TSE não atendeu a pedidos do Ministério Público e dos partidos para obter informações sobre a lista de contas banidas do WhatsApp em 2018 e os dados bancários do empresário investigado Luciano Hang”.

Mesmo com essa recusa, que dificulta a apuração das denúncias, o processo agora segue para o TSE, que finalmente terá que julgar o pedido de cassação da chapa. Existem quatro ações, movidas pelo PT e pelo PDT, que acusam a campanha de Jair Bolsonaro de fazer disparos em massa de mensagens por aplicativos, por meio de empresas pagas por fora da contabilidade, ou seja, com caixa dois.

O “capetão” nega o uso ilegal dos disparos de WhatsApp. A conferir como será o julgamento do TSE. Tudo indica que a pizza já foi para o forno!

0 comentários: