sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Ministério Público pede a prisão de Sikêra Jr.

Por Altamiro Borges


O site de celebridades Splash revelou nesta quinta-feira (2) que o Ministério Público Federal pediu a prisão do apresentador Sikêra Júnior, da RedeTV, pelos crimes de racismo e misoginia. “O MPF afirma que ele extrapolou os limites da liberdade de expressão e violou o direito da mulher ao utilizar os termos como ‘vagabunda’, ‘preguiçosa’ e ‘venta de jumenta’ ao se referir à vítima durante um programa da emissora”.

Como relembra a matéria, o repugnante difusor de ódio “utilizou termos racistas e misóginos contra uma jovem negra durante a apresentação do Cidade em Ação, da TV Arapuã, afiliada da RedeTV na Paraíba. O caso ocorreu em junho de 2018 e a denúncia foi protocolada na última segunda-feira”. O MPF declarou que o apresentador cometeu crime “pois praticou discriminação e preconceito racial de gênero por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza, cuja pena é de reclusão de dois a cinco anos e multa”.

“O crime de racismo, segundo a Constituição Federal, é inafiançável e imprescritível. A ação será julgada na 16ª Vara Federal da Paraíba que, por enquanto, não tem acordo encaminhado com o apresentador. Sikêra Júnior publicou nas redes sociais um print do pedido de prisão, porém, não teceu comentários”, relata o site. É bom mesmo o caluniador ficar quietinho. Ele já está bem enrolado na Justiça, colecionando dezenas de processos.

TV Globo processa o caluniador

Em 2020, por exemplo, a TV Globo processou Sikêra Jr. por seus comentários ofensivos. “A emissora cansou das ofensas do âncora contra jornalistas e os donos da empresa, montou um dossiê com todas as citações que considera mentirosas e decidiu pedir R$ 100 mil de indenização, além de uma retratação em seus programas”, destacou o site Notícias da TV em outubro do ano passado, quando o processo deixou de ser segredo de Justiça.

“A Globo alega na petição inicial que, em pelo menos 25 vezes, Sikêra fez declarações incorretas e mentirosas sobre recebimento de publicidade federal por parte da emissora. E acusa o apresentador ainda de dar informações falsas sobre o ‘fim da concessão’ do conglomerado de mídia em TV aberta. Em um programa de dezembro de 2019, Sikêra citou nominalmente a família Marinho e disse que ‘a raiva deles’ de Jair Bolsonaro seria por causa do fim das supostas altas verbas pagas pelos governos Dilma Rousseff e Lula”.

O dossiê também incluiu os ataques do negacionista contra jornalistas da Globo logo no início da pandemia de Covid-19, em março de 2020. “Sikêra Jr. criticou principalmente William Bonner e Renata Vasconcellos, apresentadores do Jornal Nacional, por defenderem a política do ‘fique em casa’ para conter a disseminação do coronavírus”. Ele também defendeu a cloroquina e outros remédios sem eficácia no combate à Covid.

Xuxa Meneghel não perdoa o covarde

Em outro processo, desta vez iniciado por Xuxa Meneghel, o picareta da RedeTV se encrencou ainda mais e até tentou fazer um acordo na Justiça – que foi rejeitado pela apresentadora, segundo matéria do site Observatório dos Famosos de junho passado. “Em comunicado, os advogados da famosa deixaram claro que isso [pedido de acordo] não livra o apresentador de ser condenado. No processo que ainda está em curso, ficou determinado que Sikêra deve pagar R$ 300 mil à artista, por conta dos danos morais causados na época das ofensas”.

Além de colecionar processos na Justiça, o escandaloso apresentador está em acelerado declínio na televisão. O Ibope do programa Alerta Nacional, ancorado a partir da TV A Crítica, em Manaus, tem derretido nos últimos tempos. Ele registra, em média, meio ponto de audiência diária. Como informa o site UOL, “querido pelo presidente Jair Bolsonaro e fenômeno nas redes sociais, Sikêra Jr. foi contratado pela RedeTV! em 2020. Em seu primeiro mês no ar, sua média foi de 1,5 ponto em São Paulo. O índice parece baixo, mas não era registrado pela emissora no horário desde 2011”. Com o passar do tempo, porém, o programa derreteu.

Ibope derrete e emprego está em risco

“O policialesco não tem mais repetido o sucesso. Se um dia já foi o programa mais visto nacionalmente da RedeTV!, o Alerta Nacional hoje aparece atrás do A Tarde É Sua e da criticada nova versão do Encrenca no ranking da programação”. Em outra matéria, de dezembro passado, o site Notícias da TV até ironiza: “Antes um dos programas de maior ibope da RedeTV! na Grande São Paulo, o Alerta Nacional não para de perder audiência. Transmitida na faixa das 18h às 19h30, a atração comandada por Sikêra Jr. passa bem longe dos índices das principais emissoras, perde para Cultura e sofre até contra as missas da TV Aparecida”.

Com essa trajetória – na Justiça e no Ibope –, o bolsonarista Sikêra Jr. está correndo o sério risco de perder o seu empreguinho na RedeTV, que hoje tenta se afastar do presidente fujão e de seus jagunços midiáticos.

0 comentários: