terça-feira, 13 de junho de 2017

Andrea Neves segue presa. E o irmão?

Por Altamiro Borges

Enquanto Aécio Neves segue livre e solto – inclusive desrespeitando a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que pediu o seu afastamento do Senado –, sua irmã Andrea Neves vai continuar na cadeia por mais algum tempo. Por três votos a dois, a Primeira Turma do STF rejeitou nesta terça-feira (13) o pedido de habeas-corpus apresentado por seus advogados. A influente tucana, que comandava as campanhas do cambaleante e mandava e desmandava na mídia venal, está presa desde 18 de maio por ordem do relator da Operação Lava-Jato, ministro Edson Fachin. O tucano Alexandre de Moraes e o polêmico Marco Aurélio Mello votaram por sua libertação; Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux votaram pela manutenção da prisão.

Em sua sentença, Luís Roberto Barroso lembrou que as gravações das conversas entre Andrea Neves e o dono da JBS, Joesley Batista, comprovaram o uso recorrente do Caixa-2 mesmo após as primeiras denúncias da midiática Lava-Jato. “Tudo isso em meio à maior operação de corrupção jamais deflagrada no país. Depois do 'mensalão', depois de três anos de operação Lava-Jato, ainda com a Lava-Jato em curso, o ‘modus operandi’ continuava da mesma forma, como se nada tivesse acontecido e como se o risco de serem alcançados pela justiça inexistisse”, argumentou. Já o ministro Marco Aurélio Mello alegou que a manutenção da prisão preventiva só se justificaria caso a investigada tentasse destruir provas ou atrapalhar as apurações. Sua argumentação, porém, não convenceu os demais integrantes da Primeira Turma do STF e Andrea Neves segue na cadeia.

Diante do resultado inesperado, Aécio Neves se mostrou ainda mais desesperado com o seu futuro próximo. Em nota, ele até tentou proteger a irmã, afirmando que ela “não oferece qualquer tipo de prejuízo às investigações em curso" e "que jamais foi responsável por algum tipo de iniciativa ilícita... Minha irmã é vítima de um plano criminoso montado minuciosamente por Joesley Batista para conseguir junto à PGR o benefício da impunidade penal... Mantenho minha confiança na Justiça brasileira e tenho certeza de que a verdade prevalecerá”. O cerco ao ex-presidente do PSDB continua se fechando. Ele já não conta mais com o apoio da mídia – inclusive da TV Globo – e foi abandonado até por celebridades globais que sempre o paparicaram.

Pedido de prisão preventiva

Na sexta-feira passada (9), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, reiterou o pedido de prisão preventiva do senador tucano e de manutenção na cadeia de Andrea Neves. O chefe da PGR enviou ao STF documento em que destaca a abundância das provas materiais concretas contra ambos. “São muitos os precedentes do Supremo Tribunal Federal que chancelam o uso excepcional da prisão preventiva para impedir que o investigado, acusado ou sentenciado torne a praticar certos delitos enquanto responde a inquérito ou processo criminal, desde que haja prova concreta do risco correspondente”, argumentou.

Rodrigo Janot ainda acusou Aécio Neves de adotar, “constante e reiteradamente, estratégias de obstrução de investigações da Operação Lava Jato, seja por meio de alterações legislativas para anistiar ilícitos ou restringir apurações, seja mediante interferência indevida nos trabalhos da Polícia Federal, seja através da criação de obstáculos a acordos de colaboração premiada relacionados ao caso". Para ele, a prisão do tucano é a única maneira de salvaguardar a ordem pública e a própria instrução criminal. “Isso porque, além da possibilidade concreta de prática de novos delitos por parte dos requeridos, há o risco grave e concreto de que ações criminosas já iniciadas pelo senador Aécio Neves, para embaraçar as investigações em curso no âmbito do STF – relacionadas à organização criminosa da Operação Lava Jato - atinjam seu objetivo".

*****

Leia também:

E as “regalias” de Andrea Neves na cadeia?

Vox Populi confirma: Aécio virou pó!

Cabral e Aécio: por que só um está preso?

Andrea, irmã de Aécio, sai das sombras

O jornalismo corrompido por Aécio Neves

Fantástico arrasta Aécio na lama da JBS

O censor Aécio não mete medo

O dinheiro público nas rádios de Aécio

Aécio tenta censurar a internet

Gilmar Mendes, Aécio e os fichas-sujas

Aécio Neves nega propina... e bafômetro

1 comentários:

Pregopontocom Tudo disse...

O Ah é Sim sem ela é uma minhoca semcabeça