domingo, 3 de setembro de 2017

A volta das filas de desempregados

Por Altamiro Borges

As filas de desempregados, que tinham sumido de cena durante os governos Lula e Dilma, voltaram a mostrar a dramaticidade da crise brasileira. A quadrilha de Michel Temer, que assaltou o poder com o apoio da cloaca empresarial e da classe “mérdia” egoísta, prometeu que a economia iria se recuperar “instantaneamente” com a derrubada de Dilma Rousseff. O que se vê em todo o país, porém, é a explosão do desemprego. A imprensa venal, nutrida com milhões em publicidade, até tenta esconder a tragédia e jura que “o Brasil voltou a crescer”. Mas a realidade desmente os falsários. Na quarta-feira passada (30), uma fila quilométrica de desempregados se formou diante do Shopping Jardim Guadalupe, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Segundo reportagem do Jornal do Brasil, a fila “deu a volta no quarteirão e acabou em confusão. O tumulto chegou a adiar a abertura do estabelecimento comercial ao público, que começava às 10h. Ele distribuiu 200 senhas aos primeiros candidatos que começaram a chegar na tarde da terça-feira (29). A confusão aconteceu quando os seguranças chamaram as 200 pessoas para o estabelecimento no início da manhã. Candidatos quebraram a grade de proteção e chegaram a parar o trânsito na Avenida Brasil. Policiais do 41º BPM faziam o policiamento na fila do lado de fora do shopping”. A multidão de desesperados disputava vagas para porteiro, vigilante, açougueiro, padeiro, entre outras funções mal remuneradas.

O Rio de Janeiro é um espelho da tragédia que se abateu no Brasil desde a orquestração do “golpe dos corruptos” e da ação destrutiva da midiática Operação Lava-Jato. No mês passado, o desemprego já vitimava 1,3 milhão de trabalhadores. Essa é uma das piores crises de desemprego que o Estado já enfrentou em toda a sua história. Segundo a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação bateu recorde no segundo trimestre, chegando a 15,6% da população. No segundo trimestre de 2014, ela era de 6,4%, menos da metade que o registrado agora.

Tragédia no comércio de São Paulo

Em relação ao primeiro semestre do ano passado, houve alta de 4,3% na taxa de desocupação no Rio de Janeiro. Em relação ao primeiro trimestre deste ano, o aumento foi de 1,1%. “Em números absolutos, houve crescimento de cerca de 400 mil desempregados no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2016, o que equivale a uma alta de 42,7% de pessoas nesta condição. Comparado com o primeiro trimestre deste ano, o aumento no contingente de desempregados foi de 114 mil - 9,4% a mais”, descreve o Jornal do Brasil. O drama do desemprego, porém, não aflige apenas a população do Rio de Janeiro. Ele se espalha por todo o país. Até a revista Época, da golpista famiglia Marinho, não tem mais como esconder.

Em matéria postada na semana retrasada, sem maior alarde, o panfleto golpista informou que “o Estado de São Paulo perdeu 11.201 empregos com carteira assinada entre julho de 2016 e junho deste ano, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (Fecomercio-SP). Analisando apenas os seis primeiros meses deste ano, só duas atividades do varejo apresentaram saldo positivo de geração de emprego: o setor de farmácias e perfumarias e o de autopeças e acessórios. Metade das vagas perdidas nesse período foi de lojas de vestuário, tecido e calçados”.

Outras filas de desempregados, como a do Shopping Jardim Guadalupe, devem estar se formando no país. Mas Michel Temer e a mídia chapa-branca garantem que “tudo vai melhorar”. E ainda tem otário, o típico midiota, que acredita!

*****

Leia também:

É mentira que o desemprego caiu

Desemprego em alta e Temer em queda

Desastres econômicos e sociais do Sr.Temer

Desemprego explode e mídia abafa

Venda no varejo afunda, ‘mas vai melhorar!’

Temer e sua "Ponte para o Passado"

Com Temer, até quando o Brasil aguentará?

Temer sabota o seguro-desemprego

0 comentários: