Editorial do site Vermelho:
As pesquisas se incorporaram ao instrumental das campanhas eleitorais. Estão presentes inclusive no âmbito interno das candidaturas como espécie de bússola. Ignorá-las é atuar às cegas, sem bases para promover ajustes. Mas são também poderosas armas para manipulações. Pode-se observar isso na diferença entre as recentes aferições dos institutos MDA, Ibope e Datafolha. Ao passo que os dois primeiros revelam forte crescimento do candidato Fernando Haddad, com 17,6% no MDA (Jair Bolsonaro tem 28,2% e Ciro Gomes 10,8%) e 19% no Ibope (Bolsonaro tem 28% e Ciro Gomes 11%), o Datafolha mostra uma ascendência moderada, com 16% (Bolsonaro tem 28% e Ciro Gomes 13%).
As pesquisas se incorporaram ao instrumental das campanhas eleitorais. Estão presentes inclusive no âmbito interno das candidaturas como espécie de bússola. Ignorá-las é atuar às cegas, sem bases para promover ajustes. Mas são também poderosas armas para manipulações. Pode-se observar isso na diferença entre as recentes aferições dos institutos MDA, Ibope e Datafolha. Ao passo que os dois primeiros revelam forte crescimento do candidato Fernando Haddad, com 17,6% no MDA (Jair Bolsonaro tem 28,2% e Ciro Gomes 10,8%) e 19% no Ibope (Bolsonaro tem 28% e Ciro Gomes 11%), o Datafolha mostra uma ascendência moderada, com 16% (Bolsonaro tem 28% e Ciro Gomes 13%).