quarta-feira, 24 de setembro de 2014

De Moniz Bandeira para Roberto Amaral


O politólogo brasileiro Luiz Alberto Moniz Bandeira, residente na Alemanha, enviou a seguinte carta ao presidente nacional do PSB, professor Roberto Amaral:

Estimado colega, Prof. Dr. Roberto Amaral
Presidente do PSB,

A batalha do Brasil e impactos no mundo

Por Igor Fuser, no jornal Brasil de Fato:

Mais além das particularidades de cada um, os confli­tos políticos do mundo atual têm sua chave explicativa no modo como se inserem em um contexto maior, aque­le que dá a tônica das relações internacionais desde o fim da Guerra Fria. Trata-se do empenho dos Estados Unidos em estender sua hegemonia a todo o planeta, eliminando ou anulando qualquer ator com capacidade para se opor às preferências e interesses do Império, mesmo em esca­la regional.

A mídia e as urnas: qual o desfecho?

Por Jaime Sautchuk, no site Vermelho:

Às vésperas das eleições de 5 de outubro, dizer que a grande mídia põe as manguinhas de fora seria condescendência. Afinal, as posições já estão tomadas faz tempo. Agora, porém, as manipulações se acentuam, seja na definição das pautas dos noticiários ou na condução de debates e entrevistas.

As duas filhas de Luiz Inácio

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Depois de uma intensa troca de especulações nas redes sociais digitais, que durou até o final da tarde de terça-feira (23/9), os jornais publicam na quarta-feira (24) o resultado da pesquisa Ibope sobre intenção de voto. As opiniões foram colhidas entre os dias 20 e 22, e mostram que vamos às urnas com uma polarização clara entre a presidente Dilma Rousseff e a candidata do PSB, a ex-ministra Marina Silva. A doze dias do primeiro turno, a candidatura de Aécio Neves, do PSDB, perde fôlego e se estabiliza com viés de queda.

Probabilidade maior é dar segundo turno

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Recebo telefonema de João Francisco Meira, diretor do Vox Populi, para uma correção: o tracking do instituto é inteiramente similar ao da pesquisa. É como se fosse a mesma pesquisa atualizada a cada dois dias. Não se trata de pesquisa telefônica, mas domiciliar, com uma amostragem inteiramente representativa.

A força da campanha de Dilma

Por Renato Rabelo, em seu blog:

O curso tumultuado e de acontecimentos abruptos da eleição presidencial vai adquirindo uma tendência de certa previsibilidade. Qual o centro da contradição em evolução? A luta entre dois projetos para o Brasil nas condições atuais, que se expressa em acirrado embate político e de ideias do campo democrático, popular e progressista em contraposição ao campo conservador, liberal-financeiro. Esta é a síntese da disputa política eleitoral da campanha pela presidência da República.

A mídia e o assassinato de reputações

Marina, Aécio e semana dos desesperados

Do blog de Zé Dirceu:

Penúltima antes do 1º turno da eleição dia 5 de outubro, essa é a semana dos desesperados. Os candidatos Aécio Neves (PSDB-DEM) e Marina Silva (PSB), mais o ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso, todos fazendo apelos dramáticos, todos vítimas, todos coitadinhos, em desespero incontido, o pessoal do PSDB louco para aderir já a Marina e não sabe como.

Coronelismo, antena e voto no Brasil

Por Carlos Gustavo Yoda, na revista CartaCapital:

“Coronel” é patente militar em quase todos os exércitos do mundo. O mais alto posto antes de “general” dentro das Forças Armadas do Brasil, figura responsável pelo regimento de uma ou mais tropas ou companhias. No Nordeste brasileiro, “coronel” também é sinônimo de grandes proprietários de terra, “os coroné”, quem manda, aquele que dita as regras. Daí o termo “coronelismo”, cunhado, em 1948, no clássico da ciência política moderna Coronelismo, Enxada e Voto, do jurista Victor Nunes Leal, para dar nome ao sistema político que sustentou a República Velha (1889-1930). Entre as interpretações de documentos, legislações e dados estatísticos, o livro explica como o mandonismo local se misturava aos altos escalões das estruturas de poder.

Moody’s e a mídia conservadora

Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:

Saiu mais um relatório sobre a economia brasileira, este da Moody’s. Sim, aquela agência de classificação que dava nota AAA+ para títulos que se desfizeram na crise de 2008. Sobre agências como a Moody’s, o Viomundo já publicou um texto essencial (trecho abaixo):

Ecologistas vão para a direita

Por Emir Sader, no site Carta Maior:

Originalmente as reivindicações ecologistas surgiram no seio dos partidos de esquerda, enriquecendo e ampliando suas plataformas. Na saída da estreita visão de que a resolução da contradição capital x trabalho resolveria a todas as outras, reivindicações de gênero, de etnia, de meio ambiente, vieram renovar a esquerda.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Vox Populi liquida a fatura no 1º turno

Por Altamiro Borges

A pesquisa Vox Populi, divulgada na noite desta terça-feira (13), deve causar uma baita insônia na direita nativa. Segundo o levantamento, a presidenta Dilma Rousseff subiu quatro pontos percentuais e está com 40% das intenções de voto. Já o “furacão” Marina Silva, que agora mais se parece com uma “marolinha”, perdeu cinco pontos e aparece com 22%. E Aécio Neves, o cambaleante tucano, voltou a respirar – mas ainda com a ajuda de aparelhos –, cresceu dois pontos e tem 17%. Diante do resultado, a revista CartaCapital concluiu que Dilma “poderia vencer já no primeiro turno”.

A convocatória da "Primavera com Dilma"

Empresariado, mídia e FHC: tudo a ver

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Para quem gosta, foi uma festa. A trinca formada pelo empresariado paulista, a mídia e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso está mais afinada do que nunca. Só falta combinar com os eleitores, que pensam exatamente o contrário.

Nesta segunda-feira, em mais um convescote tucano patrocinado pelo promoter empresarial João Dória Júnior, 602 empresários e executivos "de grande porte", segundo o jornal "O Estado de S. Paulo", antigo porta-voz do grupo, reuniram-se num almoço em torno de FHC na tentativa de criar uma "onda de razão" capaz de desencalhar a candidatura de Aécio Neves e leva-lo para o segundo turno.

Banda Larga de Marina fica "no ar"

Por Felipe Bianchi, no site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

“O importante é ter acesso. A forma como isso se dará está em debate”. Com essas palavras, a presidenciável Marina Silva deixou em aberto o seu projeto para universalizar a banda larga no Brasil. A candidata foi sabatinada em relação ao tema na segunda edição do Diálogos Conectados, promovido pela campanha Banda Larga é um Direito Seu, nesta segunda-feira (22), em São Paulo.

Correios e os factoides contra Dilma

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Na triste coleção de denúncias sem base real, destinadas a criar fatos políticos capazes de prejudicar o governo Dilma na reta final do primeiro turno, será difícil encontrar um caso mais notável do que a distribuição pelos Correios de 4,8 milhões de panfletos no interior de São Paulo.

É o caso clássico da anedota do sujeito que se chamava João e morava em Niterói - até que se viu ele não se chamava João nem morava em Niterói.

Ibope admite larga vantagem de Dilma

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Seis na rodada anterior do Ibope, sete no Datafolha, agora nove pontos no resultado do Ibope divulgado agora à noite.

A vantagem de Dilma Rousseff sobre Marina Silva vem sendo “concedida” assim, a conta-gotas, no “limite da responsabilidade”.

O sertão virou Dilma

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Preciso tomar cuidado senão vou ficar apenas analisando pesquisa, ao invés de colher informações novas, combater factoides, participar, enfim, do debate politico.

Entretanto, uma coisa que me incomoda em todas as pesquisas é a falta da comparação com os números anteriores. Por isso me dou ao trabalho constante de suprir essa lacuna.

Marina vai para o segundo turno?

http://pataxocartoons.blogspot.com.br/
Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

A pergunta que brota das pesquisas mais recentes é: Marina vai passar para o segundo turno?

Vistas as coisas em retrospectiva, Marina floresceu antes do tempo. E pode murchar exatamente às vésperas das eleições.

Marina plagia os EUA e ataca Cuba!

pigimprensagolpista.blogspot.com.br
Por Altamiro Borges

A candidata-carona Marina Silva não plagia apenas as ideias econômicas neoliberais dos tucanos – o que gerou comentários irônicos do próprio Aécio Neves. Ela também parece ter copiado a visão imperial do Departamento de Estado dos EUA para a América Latina. Em recente entrevista, a ex-verde atacou Cuba, dizendo que, se eleita, vai se empenhar pela “transição do atual regime para a democracia” – típica bravata da “diplomacia” ianque. Antes, ela já havia criticado o “modelo bolivariano” da Venezuela e de outros países do continente e a atual política externa brasileira de fortalecimento do Mercosul e da Unasul. Já o seu programa “plagiado” estabelece como prioridade reforçar os laços com os EUA.