domingo, 21 de setembro de 2014

Ibope está à venda – nos dois sentidos!

Por Altamiro Borges

Crescem os rumores de que o Ibope – instituto que monopoliza as pesquisas de audiência da tevê brasileira e que realiza milionárias sondagens em períodos eleitorais – será vendido nos próximos dias à multinacional britânica WPP. Segundo reportagem do Estadão desta sexta-feira (19), “um dos maiores grupos de publicidade do mundo, dono de agências Ogilvy, Young & Rubicam e JWT, quer ficar com 80% do capital da empresa brasileira de pesquisa. O grupo de comunicação já é sócio do Ibope e detém atualmente 44% do negócio... As negociações estão em estágio avançado”.

A morte melancólica do PSDB

Por Altamiro Borges

O PSDB está em clima de velório. Amargando o terceiro lugar na disputa presidencial, o pior resultado desde a sua fundação, o partido já prevê a redução da bancada federal e a diminuição do número de governadores eleitos em outubro. A consequência, pós-eleição, é que as bicadas serão mais sangrentas no ninho, com fortes divisões internas e fuga das lideranças mais pragmáticas. Os tucanos mais pessimistas já falam na extinção da espécie, na morte melancólica do PSDB. Em sua coluna no insuspeito O Globo, neste domingo (21), Ilimar Franco descreveu o trágico cenário:

Eleições, Pnad e as lentes de cada um

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

As edições de sexta-feira (19/9) dos jornais sofrem da entressafra de novidades. Mesmo com a divulgação de mais uma pesquisa de intenção de voto, desta vez realizada pelo Datafolha para a Folha de S.Paulo e a Rede Globo, o fato é que a imprensa se tornou dependente da agenda dos candidatos.

Porque apoio Dilma Rousseff

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Pela primeira vez assinei um manifesto de apoio a um candidato a presidente, no caso Dilma Rousseff.

As razões são as seguintes.

Acredito em um determinado modelo de desenvolvimento do país.

Eleições e direitos dos trabalhadores

Por José Dari Krein e Vitor Filgueiras, no site do Instituto Humanitas Unisinos (IHU):

A regulação do trabalho é um dos temas centrais do grande empresariado no Brasil, desde anos 1990, dentro do contexto das reformas liberalizantes. É o tema, por exemplo, de destaque na agenda das duas mais importantes entidades patronais, a CNI (Confederação Nacional da Indústria) e a CNA (Confederação Nacional da Agricultura), que publicaram suas demandas nas últimas semanas (respectivamente: Propostas da indústria para as eleições 2014. – Brasília: CNI, 2014; O que esperamos do próximo presidente 2015-2018. / CNA – Brasília: Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, 2014).

"Onda vermelha" afoga Aécio em MG

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Caiu como uma bomba atômica no cenário político pesquisa publicada na edição do último sábado (20/9) do jornal mineiro O Tempo. Manchete principal de primeira página não poderia resumir melhor o quadro no feudo político de Aécio Neves – quem, passo a passo, vai se tornando o coveiro do PSDB: “Dilma dispara e Marina encosta em Aécio em MG”

O que está em jogo no Brasil

Por Boaventura de Sousa Santos, no site da Adital:

Escrevo esta crônica de Cuiabá, capital do Estado do Mato Grosso e que é também a capital do que no Brasil se designa por agronegócio (agricultura industrial de monocultura: soja, algodão, milho cana do açúcar), a capital do consumo de agrotóxicos que envenenam a cadeia alimentar e da violência contra líderes camponeses e indígenas que defendem as suas terras da invasão e do desmatamento ilegais. Reúno-me com líderes de movimentos sociais, um deles (indígena Xavante) chegado à reunião clandestinamente por estar sob ameaça de morte. Deste lugar e desta reunião torna-se particularmente claro o que está em jogo nas próximas eleições no Brasil.

As eleições e a pauta trabalhista

Editorial do site Vermelho:

Ligado ao tema do desenvolvimento nacional soberano e à luta pela ampliação e aprofundamento da democracia, mais uma vez o debate sobre as questões sociais e trabalhistas emerge como um dos aspectos mais relevantes da campanha eleitoral.

Nos últimos dias, ocupou o principal lugar da cena política a partir de mais uma declaração de Marina Silva, quando a candidata do PSB, percorrendo afanosamente o caminho ditado pelos espúrios interesses do capital financeiro, sinalizou que, caso eleita, proporá modificar a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), numa clara ameaça de regressão.

Por que o ódio ao PT?

Por Mauricio Dias, na revista CartaCapital:

O ódio ao PT e aos petistas em geral é um eixo importante sobre o qual também gira a campanha presidencial de 2014.

Esse sentimento antigo, manifestado abertamente por adversários de influência forte no eleitorado de oposição, permanece em estado latente e se manifesta mais claramente nas “guerras” presidenciais. Em tempos de “paz” é cochichado pelos cantos do Congresso e, igualmente, em reuniões sociais onde não há preocupação em expor preconceitos.

Eleições brasileiras e reflexo no mundo

Por Emir Sader, na Rede Brasil Atual:

As eleições brasileiras eram uma a mais no denso calendário eleitoral latino-americano, até que a candidatura da Marina colocou os focos do mundo sobre o Brasil. Alguns com esperanças de uma virada radical na política interna e externa do país, outros preocupados com essas possíveis mudanças.

Império em pânico no Oriente Médio

http://www.cartoonmovement.com/
Por Immanuel Wallerstein, no site Outras Palavras:

O presidente Barack Obama disse aos Estados Unidos, e em particular ao Congresso, que o país deve fazer algo no Oriente Médio, para interromper um desastre. Sua análise do suposto problema é extremamente turva, mas os tambores do patriotismo estão batendo forte e, no momento, quase todo mundo, nos EUA, está contagiado. Alguém mais sensato diria que todos estão se debatendo em desespero, diante de uma situação pela qual Washington é o principal responsável. Não sabem o que fazer. Por isso, agem em pânico.

sábado, 20 de setembro de 2014

Dilma pode ser eleita no primeiro turno

Por Altamiro Borges

Neste sábado (20), o jornalista Ilimar Franco, do jornal O Globo, postou uma notinha que deve atormentar os comitês de Aécio Neves, de Marina Silva e dos barões da mídia. “A pancadaria da campanha da presidente Dilma para cima da adversária Marina funcionou. As pesquisas internas de ambas registraram a ampliação da diferença entre elas para cerca de 10% a 12%. O programa de TV em que Marina diz que é a favor do ‘Bolsa Família’ busca deter a sangria. Por isso, o PT vai manter o ataque e explorar a dúvida quanto a capacidade de Marina dirigir o país”. Se a pesquisa Datafolha, que apontou a ampliação da vantagem para sete pontos, já tinha feito soar o sinal de alerta, agora a tendência será a do desespero.

Afiliada da Globo na Bahia será punida?

Por Altamiro Borges

Na quarta-feira (17), mais um episódio grotesco evidenciou que os donos da mídia se consideram acima das leis no Brasil. A TV Oeste, repetidora da Rede Globo na região de Bom Jesus da Lapa (a 796 quilômetros de Salvador), veiculou durante todo o dia uma imagem congelada de Paulo Souto, o candidato do DEM ao governo do Estado. O crime eleitoral poderia até resultar na cassação da outorga da empresa, que explora uma concessão pública de televisão. Mas a tendência é que a propaganda ilegal da TV Oeste e dos demos não resulte em qualquer punição.

Por que a Folha não sobe no palanque?

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

No sábado passado (13), durante um comício em Belo Horizonte, o empresário Álvaro Teixeira da Costa, maior acionista dos Diários Associados – empresa que controla os jornais ‘Estado de Minas’ e ‘Correio Braziliense’ –, subiu ao palanque de Aécio Neves e Pimenta da Veiga. Ele tentou ser discreto, mas foi flagrado pelos fotógrafos. Até hoje os seus diários não explicitaram apoio ao PSDB, mas basta ler a cobertura “jornalística” para conhecer a torcida – seja nas disputas dos governos de Minas Gerais e do Distrito Federal, ou na corrida presidencial. Álvaro Teixeira da Costa até se expôs ao participar do comício. Seria mais honesto, porém, que os barões da mídia formalizassem os seus apoios, como ocorre em vários países do mundo.

Datafolha: Alegria de Aécio é falsa!

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

Aécio Neves está embriagado com os números do último Datafolha. Já alguns “calunistas” da mídia, que detestam a “lulopetista” Dilma Rousseff, mas não confiam plenamente na “ex-petista” Marina Silva, soltam rojões e garantem que a reação do cambaleante tucano é inevitável. Toda esta euforia, porém, não se justifica e pode virar uma baita ressaca. O Datafolha divulgado nesta sexta-feira (19) apontou um aumento de apenas dois pontos percentuais nas intenções de voto do presidenciável do PSDB – ou seja, dentro da margem de erro. Ele subiu para 17% e ainda está distante dos 21% que ostentava antes da trágica morte da Eduardo Campos e da “providência divina” de Marina Silva.

As muitas razões para votar em Dilma

Por Leonardo Boff, em seu blog:

Reconhecendo os percalços e erros que houve nos últimos 12 anos do governo de Lula-Dilma e vendo os esboços de projetos políticos apresentados pelos partidos de oposição, estou convencido de que o projeto liderado pelo PT com Dilma é ainda o mais adequado para o Brasil. Só por isso já meu voto vai para Dilma Rousseff.

Mas tenho outras razões a serem ponderadas.

Globo tenta explicar a sonegação

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Toda vez que a Globo fala sobre a sua própria sonegação, acaba se enrolando mais.

É o que acaba de acontecer.

A essa altura, todo mundo já viu o vídeo no qual Garotinho menciona a sonegação da Globo.

A empresa ficou numa guerrinha contra as redes sociais, mandando retirar, a galera postando de novo, até que as redes ganharam, claro.

O racismo de "Sexo e as Negas"

http://www.geledes.org.br/
Por Moara Correa e Bruna Rocha, no jornal Brasil de Fato:

Não é necessário assistir à minissérie de Miguel Falabella para entender o seu papel semântico na sociedade brasileira, sobretudo em um momento como este, onde o povo negro começa a acessar políticas direcionadas à Reparação Racial no Estado. Aliás, o povo negro e, sobretudo, nós mulheres negras não merecemos passar por isso. O Coletivo Nacional de Juventude Negra – ENEGRECER e a Marcha Mundial das Mulheres vêm aqui denunciar esta produção em específico e toda a histórica postura racista dos meios de comunicação de massa do Brasil.

Cachoeira derrubou Patrícia Poeta?

Da revista Fórum:

No início desta semana, uma notícia tomou conta dos meios de comunicação voltados para o entretenimento: o anúncio da saída da jornalista Patrícia Poeta da bancada do Jornal Nacional. A versão oficial é que a apresentadora deixa o programa para apresentar um quadro matutino em 2015 e que, desde que foi deslocada para o JN, sabia que ficaria por apenas três anos.

Garotinho e os que acreditam na Globo

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

O bate-boca entre a Globo e Garotinho sobre o célebre caso de sonegação da emissora mostra uma coisa: esta história tem que ser esclarecida.

Já.

As explicações da Globo são absolutamente inconvincentes. São mais complexas do que a patética fala da apresentadora Mariana Gross em que ela garantiu, aos telespectadores, que a Globo paga o que deve.

O comício esvaziado de Marina no ABC

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Do Jornal GGN:

Nesta sexta-feira (19), Marina Silva (PSB) teve apenas uma agenda pública: um comício tímido na Praça da Igreja Matriz, no centro de São Bernardo do Campo (SP). O ex-presidente Lula mora ali, no berço de movimentos sindicais e do PT. De acordo com uma pesquisa local, a ex-ministra do Meio Ambiente bate Dilma com vantagem de 10 pontos no primeiro turno.

Marina perde força no "povão"

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

O fato de ter posições políticas e eleitorais bem definidas - e, ao contrário de outros, que jamais as assumem abertamente – não impede este blog de fazer análises eleitorais com base em fatos, não em desejos.

Há oito dias, escrevia-se aqui que apresentar o quadro eleitoral como “estável” era falso, porque escondia “um movimento que as variações eleitoral por classe de renda revelam”.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Pânico, CQC e as baixarias na Band

Por Altamiro Borges

O Grupo Bandeirantes, presidido pelo embusteiro Johnny Saad, ainda vai ter que repensar as suas contratações. Apesar dos régios salários, elas dão muita dor de cabeça. A cada semana, uma de suas estrelas midiáticas apronta alguma baixaria. Segundo relata Daniel Castro, do site Notícias da TV, “o clima esquentou nos bastidores da Band na última quarta. Um segurança do Pânico e um cinegrafista do CQC se estranharam durante gravação de material com o presidenciável Aécio Neves, no diretório estadual do PSDB em São Paulo. Eles trocaram empurrões e ofensas verbais e o assunto foi parar na sala do diretor-geral de Conteúdo da Band, Diego Guebel”.

Datafolha: Marina chora pela derrota!

Por Altamiro Borges

O Datafolha divulgado nesta sexta-feira (19) foi péssimo para Marina Silva, a presidenciável-carona do PSB. O tal “furacão” arrefeceu. A pesquisa mostra que a Dilma Rousseff ampliou sua vantagem. Para piorar, Aécio Neves esboçou uma pequena reação. O cambaleante tucano cresceu dois pontos – de 15% para 17% – e encostou um pouco mais na disputa pelo segundo lugar. A própria Folha tucana, do mesmo grupo empresarial do instituto, foi forçada a admitir que a “presidente se fortaleceu mais um pouco na corrida eleitoral. A dianteira sobre Marina no primeiro turno agora é nítida. O que até a semana passada ainda era um empate técnico se transformou numa inédita vantagem de sete pontos: 37% a 30%”.

Escócia, plebiscito e a mídia imperial!

Por Altamiro Borges

Em plebiscito histórico realizado nesta quinta-feira (18), a maioria dos eleitores escoceses votou pela permanência do país como território britânico. Até o final da noite, a apuração apontava 54% dos votos pelo “não”, contra o fim da união com os ingleses que vigora há 307 anos. Mais de 3,5 milhões de escoceses (85% dos aptos a votar, um índice recorde) participaram da votação. O primeiro-ministro britânico, o conservador David Cameron, elogiou o movimento “Melhor Juntos” pelo resultado. Ele deveria ter parabenizado, também, a imprensa britânica, que se portou como autêntica mídia imperial. Ela fez campanha ostensiva contra a independência e abandonou qualquer isenção ou pluralidade na cobertura do plebiscito.

Garotinho detona a TV Globo ao vivo



Por Altamiro Borges

O deputado Anthony Garotinho (PR), candidato ao governo do Rio de Janeiro, protagonizou nesta quinta-feira (18) uma das melhores cenas até agora da campanha eleitoral. Em plena entrevista ao vivo para o telejornal “RJTV”, da Rede Globo, ele detonou a emissora da famiglia Marinho. Pressionado pela jornalista Mariana Gross, que não perguntava, mas o acusava de vários atos de corrupção, o ex-governador não se intimidou: “Acusação todo mundo tem. Agora mesmo acusaram a Globo de estar envolvida num desvio milionário com laranjas em paraísos fiscais. Eu não sei se a Globo é culpada, até acho que é. Disseram que a Globo sonegou bilhões... A Globo pode estar sendo vítima de uma injustiça”, ironizou.

Malafaia descobre que Marina dançou!

“Muda Mais” derrota #MarinaCensura

Por Altamiro Borges

A candidata-carona do PSB, já apelidada de #MarinaCensura, sofreu mais uma derrota nesta quinta-feira (18). A Justiça Eleitoral autorizou a volta ao ar do site “Muda Mais”. O próprio ministro Herman Benjamin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que havia acatado liminarmente o pedido de censura feito pela coligação de Marina Silva, reconsiderou a sua posição e reconheceu que o site cumpre a legislação em vigor. Em seu parecer, ele concluiu que “em se tratando de divulgação de propaganda por meio de blogs, a norma eleitoral permite que seu conteúdo seja livremente gerado ou editado por candidatos, partidos ou coligações, ou mesmo por iniciativa de qualquer pessoa natural”.

Como entender Marina Silva?

http://pataxocartoons.blogspot.com.br/
Por Mino Carta, na revista CartaCapital:

Volto de viagem ao exterior e retomo meu espaço habitual. Em Roma, li uma análise a respeito da candidatura de Marina Silva que coincide com a avaliação de CartaCapital. No jornal La Repubblica, dos três de circulação realmente nacional, o de maior tiragem juntamente com o Corriere della Sera, e, na minha opinião, o melhor de todos.

Onda Marina perde força

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

No final de agosto, Marina Silva pulou de 20 para 34% e empatou com Dilma Rousseff. Parecia mesmo um furacão virando de pernas para o ar a campanha presidencial. De lá para cá, porém, como confirma a nova pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, criou-se uma tendência e não apenas mais uma oscilação dentro da margem de erro: é Marina não parando de cair e Dilma subindo a cada semana, tanto no primeiro como no segundo turno.

Os riscos da vitimização de Marina

Por Cláudio Gonzalez, no site da Fundação Mauricio Grabois:

A campanha midiática que busca transformar Marina Silva em vítima dos “ataques” do PT pode dar certo se Dilma e seu arco de apoiadores errar a mão, exagerar na dose e partir para ataques pessoais transformando a adversária em vítima real. Mas também pode dar errado se o eleitor perceber que este discurso de vitimização não encontra respaldo na realidade.

Neste caso, ao invés de vítima, Marina pode acabar sendo vista como uma pessoa despreparada e sem forças para enfrentar adversidades.

Um Datafolha péssimo para Marina

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Muitos não entenderam quando, na última terça-feira (16), este Blog publicou post intitulado Ibope: ótimo para Dilma, bom para Aécio e péssimo para Marina. Isso ocorreu porque poucos entendem que pesquisa não se lê literalmente, mas pelas tendências ao longo do tempo.

O fato, porém, é um só: o Datafolha “amarelou” e publicou uma pesquisa basicamente igual à do Ibope – de 3 dias antes –, mas sem “mexidas” nas famigeradas “margens de erro” que há meses vêm turvando as pesquisas sobre a eleição presidencial.

Dois pesos, duas campanhas

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

A crônica da campanha de 2014 já registra um momento patético em que se procura impedir que a população possa debater com liberdade a mais polêmica e, do ponto de vista de muitas pessoas, a mais nociva proposta surgida na campanha presidencial. Estou falando da independência do Banco Central, que se tornou a principal bandeira de política de Marina Silva, segunda colocada nas pesquisas. Com apoio de uma lei do regime militar, Marina pede que a propaganda adversária seja censurada. Quer retirar a propaganda do ar e quer direito de resposta.

Onda Marina arrefeceu, mas não morreu

Por Renato Rovai, em seu blog:

As últimas pesquisas CNT, Datafolha e Ibope mesmo com algumas diferenças apontam para uma recuperação da candidatura da presidenta Dilma e uma pequena queda de Marina no primeiro turno. Em todas elas há um empate técnico entre ambas no segundo turno, mas com se mantendo na frente.

Tucana foge de CPI da crise da água

Do blog de Zé Dirceu:

É aquele negócio que a gente registra aqui sempre: para não falar sobre as medidas e obras preventivas que não adotaram, nem fizeram, levando o sistema Cantareira a praticamente secar, os tucanos fogem de qualquer risco de falar de racionamento, como o diabo foge da cruz. Quem fugiu, agora, foi a presidente da Sabesp, Dilma Penna.

A "escolha de sofia"do PSDB

Por Antônio Mello, em seu blog:

Com o cada vez mais evidente fiasco da candidatura Aécio, tucanos que têm algo mais na cabeça além do cenário imediato da eleição começam a botar na mesa duas alternativas:

- apoiar Marina, em troca de cargos numa possível futura administração, já que programas são semelhantes;

Aécio como linha auxiliar de Marina

Por Antonio Lassance, no site Carta Maior:

Há um racha no PSDB sobre a estratégia de campanha.

Aécio acha que deve continuar atacando Marina. Menos do que fará contra Dilma, mas, ainda assim, está convicto de que precisa criticar Marina - por uma razão óbvia e ululante: ela é sua principal adversária quanto ao objetivo de ir para um segundo turno.

FHC e o tucanato paulista insistem na mesma tecla que vêm batendo desde a morte de Eduardo Campos: preservar Marina para facilitar a aproximação com o PSDB.

A real polarização na sociedade

Por Wladimir Pomar, no site da Adital:

Há certa tendência em considerar que a polarização PT-PSDB, que se tornou evidente nas eleições de 1994, 1998, 2002, 2006 e 2010, foi apenas uma polarização pelo domínio partidário da máquina do Estado. Tal visão prevalece tanto na esquerda da esquerda quanto na chamada "terceira via”. E se reflete nas propostas de estatização completa, pela esquerda da esquerda, e nas propostas de uma "nova política”, que crie uma "união” de todo o país, pela "terceira via”.

STF pode flexibilizar leis trabalhistas

Por Bruno Pavan, no jornal Brasil de Fato:

A Consolidação das Leis do trabalho (CLT) é sempre motivo de debate entre diversos setores da sociedade. Em época de eleição, promessas de “modernização” dos direitos trabalhistas arrancam suspiros de empresários em todo o país. Mas, a maior ameaça a esses direitos neste momento está em outra casa: o Supremo Tribunal Federal.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Para entender a decadência da Globo

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Não vou arriscar análises sobre imagem de apresentador A ou B. Como telespectador eventual do Jornal Nacional (nenhum desprezo, apenas o fato que meu eletroeletrônico diário é o computador) sempre admirei a imagem e a postura firme e sóbria de Fátima Bernardes e a discreta informalidade de Patrícia Poeta, especialmente na campanha da Copa. Quando não avança além das chinelas, o próprio William Bonner, é um senhor apresentador.

Marina e os direitos trabalhistas

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Marina desmente Marina, mais uma vez.

Um dia depois de ter dito a pequenos empresários que iria “atualizar” as leis trabalhistas, ela investiu contra as próprias declarações.

Disse que os direitos dos trabalhadores são “sagrados”.

FHC desesperado: “Eu apelo mesmo”!

Por Altamiro Borges

O ex-presidente FHC, um dos políticos mais rejeitados da história do país – rifado até por Aécio Neves nos seus programas de televisão –, está desesperado. Pelo jeito, ele também já antevê o fim melancólico do PSDB – como previram nestes dias o filósofo tucano José Arthur Gianotti e o deputado Walter Feldman, o ex-tucano que abandonou o ninho e hoje dirige a campanha de Marina Silva. Nesta semana, num jantar oferecido pelo empresário João Doria Jr., aquele mesmo do movimento golpista “Cansei”, FHC radicalizou seu discurso e confessou: “Estamos aqui para apelar. E eu apelo mesmo”. Vale conferir o relato de Mônica Bergamo, publicado na Folha desta quarta-feira (17):

ONU elogia redução da fome. Mídia omite!

Por Altamiro Borges

Nesta terça-feira (16), a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou o relatório “O estado da insegurança alimentar no mundo” e deu uma notícia alvissareira para os brasileiros. Nos últimos dez anos, o país reduziu em 50% o número de pessoas que passam fome no país. A mídia, porém, não deu manchete para esta relevante informação. Na sua “posição oposicionista” – como já orientou Judith Brito, ex-presidente da Associação Nacional dos Jornais (ANJ) e executiva do Grupo Folha – ela preferiu dar apenas algumas notinhas escondidas. As manchetes e os comentários na rádio e televisão poderiam ajudar a campanha da presidenta Dilma. E isto é que os barões da mídia menos desejam nesta reta final das eleições.

O controverso dono do apê de Marina

Por Miguel do Rosário, no blog Tijolaço:

Agora a Marina Silva vai chorar como nunca.

Vai falar que é mentira, boato, baixaria.

Vai convocar milhares de coxinhas para rebaterem as supostas inverdades.

Vai querer censurar os blogs.

ONU e mídia: Como esconder a realidade

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Brasil, Venezuela, Chile, Cuba e México são os países da América Latina que venceram a fome estrutural. Essa informação consta de um relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que registra os avanços na luta global contra a insegurança alimentar. Cerca de 805 milhões de pessoas ainda têm que lutar por comida no dia a dia em todo o mundo, e a maioria delas se concentra em regiões afetadas por conflitos ou por condições climáticas adversas. O relatório completo, com 57 páginas em inglês, pode ser obtido no site da entidade (ver aqui).

Os ataques aos direitos trabalhistas

Por Samantha Maia, na revista CartaCapital:

O auxiliar de limpeza Anderson Baptista, pai de três filhos com idades entre 6 e 15 anos, não quer mais fazer parte de uma empresa terceirizada, condição de 12 milhões de trabalhadores formais no Brasil, o equivalente a 25% do total. Uma decisão tomada há três anos, quando foi contratado diretamente pela administração de um edifício comercial em São Paulo. Antes, passou por três empresas terceirizadas, além de frigoríficos e construtoras. “Prefiro fazer bico a voltar para esse mercado”, afirma. Hoje ganha 1.080 reais (270 reais acima do salário mínimo), mais 400 reais em benefícios e horas extras por plantões aos sábados. Em 2007, exerceu a mesma função em uma terceirizada. Recebia um salário mínimo e um vale-cesta de 90 reais, sem possibilidade de fazer horas extras. Sempre havia serviço além do contratado e o pagamento às vezes atrasava. “Não vale a pena. Além de pagarem mal, demitem a todo momento.” O novo emprego permitiu-lhe pagar um curso de cabeleireiro para a esposa, dona de casa e disposta a montar um negócio próprio. Ele pensa em concluir os estudos, interrompidos no ensino médio, e estudar inglês e alemão.

Dicas para uma vida sem água em SP

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

Minha mãe disse que, quando acabar a água do sistema Cantareira, que abastece a região onde moro aqui em São Paulo, posso ir tomar banho e lavar roupa na casa dela, suprida pelo sistema Guarapiranga.

A pergunta não foi um cutucão político, pois ela não acompanha muito os debates da vida pública. Creio que teve motivação mais prosaica. Pois, dessa forma, pode ver mais o filho que anda tão ocupado que não tem mais tempo para comer as coxinhas e as empadinhas que ela faz.

#MarinaCensura e a "nova política"

http://mudamais.com/
Por Dandara Lima, no site da UJS:

O portal Muda Mais saiu do ar ontem (16) com a decisão do ministro Herman Benjamin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que atende a ação apresentada pela coligação de Marina Silva (PSB/Rede, ex-verde, ex-petista, ex-ambientalista e etc), alegando que o site “transgride a proibição conferida pela legislação” da propaganda eleitoral na internet. A coligação de Marina alega que o Muda Mais e o site de Dilma são alimentados pela mesma equipe e com conteúdo semelhante.

Marina quer mexer também na CLT

Do blog de Zé Dirceu:

A candidata do PSB ao Planalto, ex-senadora Marina Silva, tenta se fazer de vítima e faz de tudo para despolitizar a campanha na TV e em suas atividades no dia a dia. Mas, ao mesmo tempo, ela reafirma pontos de seu programa que justificam a crítica do PT ao caráter antipopular, antinacional e antisocial de seu programa.

Programa na TV não mudou as pesquisas

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Convencionou-se dizer que a campanha eleitoral só começa mesmo depois da estreia dos programas dos candidatos no rádio e na televisão. Por isso mesmo, os partidos investem a maior parte dos seus recursos no pagamento dos marqueteiros de grife responsáveis pela produção destes caríssimos instrumentos de campanha, como se eles fossem decisivos para definir os vencedores nas urnas.