quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Programa na TV não mudou as pesquisas

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Convencionou-se dizer que a campanha eleitoral só começa mesmo depois da estreia dos programas dos candidatos no rádio e na televisão. Por isso mesmo, os partidos investem a maior parte dos seus recursos no pagamento dos marqueteiros de grife responsáveis pela produção destes caríssimos instrumentos de campanha, como se eles fossem decisivos para definir os vencedores nas urnas.

E o que aconteceu nessas primeiras quatro semanas de overdose de marketing político para inflar as candidaturas de Aécio, Dilma e Marina, os três presidenciáveis que ainda disputam uma vaga no primeiro turno?

A julgar pelas últimas pesquisas, tivemos a confirmação, em mais um Ibope divulgado na noite desta terça-feira: não mudou absolutamente nada na posição dos candidatos, e os índices se mantêm os mesmos, dentro das margens de erro, desde o primeiro levantamento feito após a morte de Eduardo Campos e a estreia da propaganda na TV, no dia 19 de agosto.

É só conferir os números: no final de agosto, no levantamento feito entre os dias 23 e 25, Dilma liderava com 34%, seguida por Marina, que tinha 29%, e Aécio, com 19%.

Agora, na mais recente pesquisa Ibope, que foi a campo entre os dias 13 e 15 de setembro, Dilma registra 36%, Marina 30% e Aécio 19%.

Na gangorra dos números de uma semana para outra, Dilma oscilou três pontos para baixo (tinha 39%) e Marina perdeu um (antes registrava 31%). Os quatro pontos que as duas candidatas perderam foram parar na conta de Aécio, que subiu de 15% para 19%, exatamente o mesmo índice que mostrava em agosto.

Ou seja, até aqui, jogou-se muito dinheiro fora, com propaganda e pesquisas, engordando os bolsos dos marqueteiros e torrando a nossa paciência. Ou alguém ainda consegue acompanhar na tela a disputa entre os eternos Levy Aerotrem e Eymael, um democrata-cristão, para ver quem é pior e tem menos votos?

Para tirar conclusões, é sempre melhor esperar as próximas pesquisas, agora quase diárias, que serão divulgadas até o dia 5 de outubro. Façam suas apostas, que a roleta continua girando, principalmente na Bolsa de Valores.

0 comentários: