quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Desespero e memória curta de FHC

Do blog de Zé Dirceu:

O ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso não tem autoridade nenhuma para pedir investigações. No seu governo nada era investigado. Portanto suas declarações, diretamente de Nova York, onde esteve para apresentação da Comissão Global de Políticas sobre Drogas (presidida por ele) só mostram o desespero e destempero do tucanato diante do baixo índice e do despencar contínuo nas pesquisas, de seu candidato ao Planalto, o senador Aécio Neves (coligação PSDB-DEM), o que já o alijou do segundo turno da disputa presidencial.

Filme provoca reflexão sobre a mídia

Por Felipe Bianchi, no site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Produzido para suprir a falta de discussão – e de produção cinematográfica – sobre o papel do jornalismo na sociedade brasileira, o documentário 'O Mercado de Notícias' foi tema de debate na noite desta terça-feira (9), em São Paulo. A exibição gratuita da obra, promovida pelo Barão de Itararé, reuniu cerca de 140 pessoas, que também puderam participar de um bate-papo com o cineasta Jorge Furtado, o jornalista Leandro Fortes e o ex-ministro do Esporte Orlando Silva.

Alguns números não mentem

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

É bom não desprezar a importância das estratégicas de marketing numa campanha eleitoral dirigida a uma massa de mais de 100 milhões de eleitores. Convém colocar os pés na realidade, porém.

Há duas semanas que os índices de intenção de voto de Dilma Rousseff estão em alta. Sobem em todos os institutos, em todos os itens, em todas comparações. Conforme os dados mais recentes, Dilma lidera a campanha no primeiro turno e alcançou um empate técnico com Marina Silva em pesquisas para o segundo turno. Se você olhar a curva, pode até enxergar mais crescimento de Dilma pela frente. Se olhar para trás, irá lembrar que há exatamente um mês Dilma era candidata - matematicamente - a vencer a eleição no primeiro turno. O que mudou mesmo?

A síntese de Marina Silva

Por Igor Felippe, no blog Escrevinhador:

Armando Boito Jr, professor titular de Ciência Política da Unicamp, tem se dedicado a entender o movimento das frações de classes sociais nos governos de Lula e Dilma Rousseff.

Para isso, Boito acompanha o posicionamento dos diversos segmentos da classe trabalhadora e da burguesia para compreender as políticas econômicas e sociais do governo federal.

O estudo de quem ganha e quem perde com as políticas do governo é fundamental para entender os setores que sustentam, disputam e combatem a chamada frente neodesenvolvimentista, de acordo com Boito.

Com Marina, governo será do PSDB

Por Bruno Pavan, no jornal Brasil de Fato:

“Caso algo mude até a publicação, a gente pode marcar uma outra conver­sa”, disse o cientista político e professor da USP André Singer no começo da noite do dia 25 de agosto. 12 dias após a mor­te de Eduardo Campos, então candidato do PSB, a pesquisa mais recente que tí­nhamos em mãos mostrava Marina Silva com 21% dos votos no primeiro turno e o tucano Aécio Neves com 20%.

A visão de mundo de Giannetti

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Almocei com um amigo jornalista um dia desses e ele colocou na conversa, por uma fração de minuto, Eduardo Giannetti, o principal economista de Marina.

“Lembra que ele não declarava o voto e você ficava bravo com isso?”

Meu amigo se referia aos dias em que nós dois dirigíamos a Exame, coisa de uns quinze anos atrás.

Uma imprensa sem jornalismo

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Já se disse neste Observatório que não existe mais uma relação orgânica entre imprensa e jornalismo no Brasil. Alguns comentaristas que se manifestam sobre os temas propostos pelo observador neste espaço, entre eles acadêmicos portadores de currículos respeitáveis, consideram exagerada, ou no mínimo controversa essa afirmação. Mas a ruptura entre a mídia tradicional, como instituição, e o jornalismo, como atividade socialmente relevante no equilíbrio entre as forças que atuam no espaço público, fica mais evidente conforme se intensifica a disputa eleitoral. É neste período que os principais protagonistas da instituição conhecida como imprensa extrapolam de suas funções mais nobres para atuar como agentes de propaganda a serviço de determinada pauta política.

Marina não aguenta um tuíte

Por Alisson Matos, no blog Conversa Afiada:

A presidenta Dilma Rousseff provocou a candidata à presidência, Marina Silva (PSB), que teve seu programa de governo alterado em item que mencionava o direito de casais gays a casamento. “Quem não tem força e determinação não aguenta um tuíte, quanto mais uma manchete negativa ou alguém falando mal”, afirmou a petista em comício em Belém (PA) nesta quarta-feira (10).

Marqueteiro do PSDB apronta na internet

Da revista Fórum:

O empresário mineiro Pedro Guadalupe está no centro de mais uma confusão envolvendo campanhas políticas na internet. Depois de ser acusado de tentar cooptar Jeferson Monteiro, criador do perfil Dilma Bolada no Facebook e Twitter, para apoiar o candidato à presidência Aécio Neves, ele agora é suspeito de usar sites laranjas, com o objetivo de difamar adversários do PSDB nas eleições.

Empresas colaboraram com a ditadura

Por Marsílea Gombata, na revista CartaCapital:

Empresas brasileiras e estrangeiras colaboraram com os militares durante a ditadura. Elas funcionavam como fonte de informações sobre sindicalistas e trabalhadores suspeitos de comandarem greves e fazerem parte de organizações de esquerda, comprovam documentos obtidos pelo Grupo de Trabalho “Ditadura e repressão aos trabalhadores e ao movimento sindical” da Comissão Nacional da Verdade, apresentados nesta segunda-feira 8, em São Paulo. Além de mostrar nomes e endereços de trabalhadores suspeitos de confabular contra o regime, os documentos trazem os nomes do empresariado que monitorava seus funcionários a fim de colaborar com o sistema de censura e repressão nos últimos anos da ditadura civil militar no Brasil (1964-1985).

Marina, Washington e a política externa

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Jaime Sautchuk, no site Vermelho:

O Plano de Governo da candidata Marina Silva propõe uma política externa que reveja as relações do Brasil com os Estados Unidos (EUA) e a União Europeia (EU), no sentido de maior aproximação. O plano é dúbio, bate e sopra na diplomacia de Lula e Dilma, mas se oferece como a melhor opção para os parceiros mais ricos.

Oposição quer colher o que não plantou

Por Paulo Donizetti de Souza, na Rede Brasil Atual:

Quando escreveu a obra Quem vai dar o Golpe no Brasil?, em 1962, Wanderley Guilherme dos Santos conquistou um respeitável espaço na ciência política ao antever a tramoia civil-militar detonada dois anos depois, que interromperia por quase três décadas os avanços sociais, políticos e culturais do país. Desde então, jamais deixou de investigar as contradições e desafios da democracia brasileira. Ainda hoje, estuda de seis a oito horas por dia para quatro pesquisas acadêmicas – sem deixar de desfrutar, “a lazer”, de livros de arqueologia, romances policiais e séries do Netflix.

Jornal Nacional manipula pesquisas

Por Conceição Lemes, no blog Viomundo:

O Jornal Nacional, da TV Globo, divulgou nesta quarta-feira nova pesquisa do Datafolha sobre de intenção de voto para presidente da República. .

O Datafolha mostra Marina Silva numa trajetória de queda, ainda que leve, no primeiro turno.

No levantamento realizado em 28 e 29 de agosto, Marina tinha 34 pontos. Manteve os 34 na pesquisa feita entre 1 e 3 de setembro. E, agora, caiu para 33.

O "foguete" Marina está em queda

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A pesquisa Datafolha fez o que pôde.

Mas não dá para esconder que Marina Silva entrou numa trajetória, ainda que suave, de queda.

34, 34, agora 33 pontos.

Já Dilma: 34, 35, 36%.

No segundo turno, diferença pró-Marina de 10, 7 e agora 4 pontos.

Pra frente é que se anda!

Por Wagner Gomes

As eleições deste ano colocam novamente o Brasil diante de escolhas fundamentais que podem marcar a vida futura da nação. Estamos numa encruzilhada com duas direções opostas. Uma indica seguir em frente e avançar nas mudanças iniciadas em 2003 com o ex-presidente Lula, hoje representada pela candidatura à reeleição da presidenta Dilma.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Datafolha enterra Aécio e alerta Marina

Por Altamiro Borges

O Datafolha publicou na noite desta quarta-feira (10) sua nova pesquisa sobre a corrida presidencial. Desta vez, o "Datafalha", como também é conhecido, evitou abusar da inteligência dos que ainda acreditam nestes levantamentos. A pesquisa confirmou o que já havia sido apontado pelo Ibope, Vox Populi e MDA/CNT: Dilma Rousseff cresce, Marina Silva empaca e Aécio Neves, coitado, virou pó. Segundo o levantamento, a atual presidenta teria 36% das intenções de voto no primeiro turno; a candidata-carona do PSB ficou com 33%; e o cambaleante tucano, apesar da ajudinha dos factoides da revistaVeja, aparece com apenas 15%, o maior vexame na história do PSDB.

Comissão da Verdade convocará a Globo?

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

A Comissão Nacional da Verdade finalmente decidiu convocar para prestar esclarecimentos os executivos das empresas que cooperaram com a ditadura militar. Segundo matéria da Folha desta terça-feira (9), “um dos focos de investigação do grupo, a colaboração de companhias nacionais e estrangeiras com a repressão, será tema de audiência... ‘Ainda vamos estudar as várias formas de responsabilização dessas empresas, mas há tratados e entendimentos internacionais que dizem que, em situações como a da ditadura, a responsabilização das empresas e dos empresários não pode ser esquecida’, ressaltou Rosa Cardoso”, integrante da comissão. Fica a pergunta: os filhos de Roberto Marinho serão convocados?

Tesoureiro de Marina também é censor

Por Altamiro Borges

Aécio Neves, o cambaleante censor tucano, não é o único que persegue ativistas digitais e desrespeita a liberdade de expressão. O jornal O Globo desta terça-feira (9) informa que o pragmático Márcio França – coordenador financeiro da “sonhática” Marina Silva, candidato a vice-governador na chapa do tucano Geraldo Alckmin, deputado federal e cacique nacional do PSB, entre “outras cositas” – também realiza uma ofensiva jurídica contra tuiteiros e facebookeiros. “Só no início deste mês, foram seis ações nas esferas civil e criminal por calúnia e difamação”, relata a repórter Julianna Granjeia. O seu advogado, Jefferson Teixeira, inclusive abriu conta no Twitter para divulgar o perfil dos processados.

Dilma e a expansão da banda larga

Por Luiz Carvalho e Vanessa Ramos, no site da CUT:

Primeira candidata a aceitar o convite para o debate dos movimentos que integram a campanha “Banda Larga é um Direito Seu”, a presidenta Dilma Rousseff esteve em São Paulo nessa terça-feira (9) para discutir propostas de democratização do acesso à internet.

Dilma afirmou o compromisso de campanha de investir em uma estrutura de fibra ótica para levar a rede a 80% do Brasil até o final de seu próximo mandato. O desafio, porém, é grande: segundo a própria presidenta, apenas 47% dos municípios brasileiros possuem essa infraestrutura no país.

Dilma promete universalizar banda larga

Foto: Felipe Bianchi/Barão de Itararé
Por Felipe Bianchi, no site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Caso reeleita, Dilma Rousseff comprometeu-se a levar a cabo uma série de avanços no campo da Internet. Sabatinada nesta terça-feira (9), no Diálogos Conectados, iniciativa da campanha Banda Larga é um Direito Seu que propõe discutir com os candidatos à presidência suas plataformas para banda larga e cultura digital, a presidente estimou que “em quatro anos, 90% do país terá internet de qualidade e a preços acessíveis”.

Vox Populi confirma arrancada de Dilma

Por Altamiro Borges

O instituto Vox Populi divulgou na manhã desta quarta-feira (10) o resultado de mais uma rodada de pesquisa sobre a sucessão presidencial. Ela confirma que a presidenta Dilma Rousseff voltou a crescer nas intenções de voto; que o “furacão” Marina Silva perdeu intensidade; e que Aécio Neves, coitado, virou pó! Segundo o levantamento, encomendado pela revista CartaCapital, a petista abriu uma vantagem de oito pontos sobre a candidata-carona do PSB no primeiro turno – 36% a 28%; já o cambaleante tucano obteve apenas 15%. A outra boa notícia para a atual ocupante do Palácio do Planalto é que a simulação do segundo turno apontou empate técnico com a ex-verde – 41% a 42%.

Quando a propaganda tem razão

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

A reação negativa diante da propaganda de Dilma que denuncia a independência do Banco Central só se explica pelas razões da pequena política. O anúncio tem razão de ser e estimula um debate indispensável depois que Marina Silva se comprometeu com a medida na campanha.

Vamos deixar o estilo de lado, que talvez seja um tanto sombrio demais. O tom é panfletário? Sem dúvida - mas estamos falando de propaganda, certo? Também podemos dizer, avaliando o roteiro com um tom um pouquinho pedante na voz, que o problema das relações entre os bancos privados, os governos de cada país e a prosperidade das famílias “é mais complexo” do que se vê na tela.
Vamos combinar: quando fica difícil sustentar uma divergência frontal, sempre se pode dizer, a respeito de qualquer coisa, que ela é “mais complexa” do que parece - até um exercício de matemática elementar do ensino fundamental.

Dilma e Marina miram nos banqueiros

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Enquanto Aécio Neves, já fora do jogo, com seu embotado discurso udenista contra a corrupção, tenta surfar na onda nas denúncias da "delação premiada", Dilma e Marina, as duas candidatas que vão disputar o segundo turno, resolveram virar suas baterias contra os banqueiros.

"Dilma criou a bolsa banqueiro", disparou Marina Silva em Betim, Minas, na manhã desta terça-feira, tentando aplicar uma vacina no bombardeio que já se desenhava no horizonte. "Nunca os banqueiros ganharam tanto como em seu governo".

A prova do pudim dos presidenciáveis

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Historicamente, o grande embate econômico em um país se dá em torno do orçamento. Políticos populistas tratarão de utilizá-lo para atender às suas demandas de curto prazo; movimentos sociais disputarão recursos para as políticas sociais; empresários disputarão seu pedaço através de subsídios; mercadistas através dos juros da dívida pública.

Marina assume agenda dos banqueiros

Editorial da Revista do Brasil:

A adesão do mercado financeiro à candidatura de Marina Silva foi instantânea. E o programa do PSB, já com a candidata na cabeça de chapa após a morte de Eduardo Campos, torna nítida essa aliança em temas relacionados a mercado de trabalho, direitos dos trabalhadores e condução da economia. Diz o programa de Marina: “A terceirização de atividades leva a maior especialização produtiva, a maior divisão do trabalho e, consequentemente, a maior produtividade das empresas”. É essa a linguagem utilizada pelas empresas e bancos quando substituem seus quadros de funcionários por serviços terceirizados para economizar com salários e direitos e desorganizar categorias.

Por que Aécio vai mal em Minas?

Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Em terceiro lugar nas pesquisas para presidente, Aécio Neves está amargando um resultado frustrante em seu berço político.

De acordo com o último Datafolha, ele aparece, em Minas Gerais, com 22% das intenções de voto, atrás de Marina Silva (27%) e de Dilma Rousseff (com 35%, em primeiro lugar).

Um teste de credibilidade da mídia

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Em períodos eleitorais como o que atravessamos, pode-se observar com mais clareza a pobreza do solo em que a imprensa hegemônica faz suas colheitas de notícias. Na entressafra de pesquisas de intenção de voto, predomina o jornalismo declaratório, que tenta transformar em informação relevante qualquer coisa que brote desse deserto de ideias.

Homenagem aos tuiteiros perseguidos

O vitorioso plebiscito da Constituinte

Editorial do jornal Brasil de Fato:

As urnas estão sendo apuradas e ainda não é possível saber o total de votos obtidos. De qualquer forma, os percentuais já apurados permitem afirmar a estrondosa vitória dos que defendem a constituinte exclusiva. E, uma informação é certa, a mobilização surpreendeu até os mais otimistas.

O Plebiscito Popular da Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político produziu uma unidade entre as forças sociais e populares que não se via desde a campanha contra a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), comprovando a força desta proposta no atual momento histórico.

As 13 razões para reeleger Dilma

Por Frei Betto, no site da Adital:

1- Apesar das mazelas e contradições do PT e do atual governo, votarei em Dilma para que se aprimorem as políticas sociais que, nos últimos 12 anos, tiraram da miséria 36 milhões de brasileiros.

2- Votarei para que o Brasil prossiga independente e soberano, livre das ingerências do FMI e do Banco Mundial, distante dos ditames da União Europeia e crítico às ações imperialistas dos EUA.

A contraofensiva de Dilma Rousseff

Por José Reinaldo Carvalho, no site Vermelho:

Foi imediata, aguda, contundente, certeira e eficaz a contraofensiva da campanha da presidenta Dilma Rousseff diante da onda de mentiras desencadeada nas últimas semanas pelas candidaturas oposicionistas de Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB), cada vez mais identificadas com posições reacionárias, direitistas, neoliberais e conservadoras.

Aécio, Alckmin, Serra e os 'propineiros'

Por Antonio de Souza, no blog Viomundo:

Pelo menos desde 2006, sistematicamente, a mídia e grupos de direita têm lembrado aos eleitores que havia na chapa do PT os chamados “mensaleiros”, denominação equivocada, visto que não se provou pagamentos mensais e sequer a Justiça anulou a votação da Previdência, uma das que teriam sido influenciadas pelo suposto “mensalão”.

Dilma cresce, Marina cai. Aécio foi-se!

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Os resultados do Ibope divulgados agora à noite confirmam o pior dos mundos – nas condições atuais – para a direita.

Dilma não apenas mantém a solidez de sua candidatura como cresce.

Marina assinala o fim a “onda” e cai, aqui no Rio de forma significativa.

Aécio Neves desfaz-se como uma pedra de gelo sob o sol.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Reinaldo Azevedo vai criar galinhas?

Por Altamiro Borges

A derrota dos tucanos nas eleições de 2010 fez o jornalista-anta Diogo Mainardi deixar sua coluna na revista Veja e sair do Brasil. Como é de família rica, ele optou por gozar o seu autoexílio em Veneza, na Itália. É mais chique! Agora, outro “calunista” da Veja também pode jogar a toalha. Na sexta-feira (6), Reinaldo Azevedo postou em seu blog: “Ainda não chegou a hora de eu ir criar galinhas, mas a tentação é grande”. Tem menos glamour, mas não deixa de ser uma opção de fuga! Afinal, o pitbull da Veja está angustiado com os desdobramentos da campanha eleitoral Além disso, o Grupo Abril, o galinheiro imundo onde ele presta seus serviços, está em crise e o clima não deve estar bom.

Veja não ressuscita Aécio. Coitado!

Por Altamiro Borges

A pesquisa MDA/CNT divulgada nesta terça-feira (9) bagunçou todas as apostas eleitorais. Alguns achavam que o “furacão” Marina Silva poderia vencer a disputa já no primeiro turno. Erraram. Os jornalistas mais honestos, como Ricardo Kotscho, fizeram autocrítica desta leitura precipitada. Outros colunistas, com intimas ligações com o tucanato, torceram para que Dilma desabasse. Também se deram mal. Mas o dado mais cruel da pesquisa é sobre o desempenho de Aécio Neves. A mídia tucana apostou que a “delação premiada e premeditada” de um ex-diretor da Petrobras, obrada pela revista Veja, poderia ressuscitar o presidenciável do PSDB. A pesquisa, porém, mostra que o cambaleante, de fato, virou pó!

Aécio, o censor: cadê o antidoping?

Por Antônio Mello, em seu blog:

Processo de Aécio contra 'tuiteiros' é pura incompetência, desprezo à liberdade de expressão e até possível vendetta!

O candidato à Presidência Aécio Neves (PSDB) acionou o Twitter na Justiça de São Paulo para descobrir dados cadastrais e registro eletrônico de 66 usuários da rede social apontados como supostos integrantes de uma "rede virtual de disseminação de mentiras e ofensas". Na ação, o tucano sugere que os usuários seriam pagos para compartilhar ataques e usariam robôs para publicar conteúdo negativo sobre ele.

O Brasil que você não vê na TV privada

Por Luana Bonone, no site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Enquanto a televisão comercial brasileira escolhe concentrar a cobertura eleitoral na agenda de candidatos e nos resultados de pesquisas de intenção de votos, há TVs públicas e estatais, dentro e fora do Brasil, realizando debates que dão conta de maneira muito mais interessante da realidade e dos possíveis rumos. Então por que a TV pública não tem audiência no Brasil?

Por que voto em Dilma Rousseff

Por João Brant, em seu Facebook:

Eu teria muitos motivos para não votar em Dilma: seu governo é mais conservador do que eu gostaria, houve poucas tentativas articuladas para mudar a cultura política do país e sua interlocução com a sociedade é muito limitada. No meu tema histórico de atuação, a comunicação, permaneceu tudo como dantes, sem nenhum esforço real para incidir sobre um sistema de mídia concentrado e conservador. Na cultura, houve retrocessos notáveis em relação ao governo Lula.

Tuiteiros homenageiam o censor Aécio

Política externa: As escolhas de Marina

Por Mauro Santayana, em seu blog:

A política, assim como o futebol, é uma caixinha de surpresas.
 
Lembrando isso, recomenda-se avaliar com atenção as que, parece, pode estar nos reservando a agora candidata do PSB à Presidência da República.
 
Marina Silva precisa tomar cuidado para não querer ser “mais realistas que o rei” com relação ao “mercado”. Uma entidade etérea, inefável, incongruente e contraditória, alçada, pela incompetência estratégica dos últimos governos, e vontade de parcela da mídia convenientemente azeitada para fazê-lo, a invisível fiador, diríamos quase um condutor, do processo político brasileiro.
 

A "Maria Antonieta" de Marina

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Devemos a Luís Nassif uma boa análise das ideias econômicas de Eduardo Gianetti, principal assessor econômico de Marina Silva.

Cabe fazer uma análise da visão política por trás do pensamento econômico, também. As ideias de Giannetti são aristocráticas e antiquadas, traduzindo uma visão de mundo própria de Maria Antonieta, a Rainha da França que no século XVIII recomendou ao povo faminto que procurasse brioches - já que lhe faltava pão - e acabou perdendo a cabeça na guilhotina.

Programa de Marina aposta no rentismo

Por André Biancarelli, no site Brasil Debate:

Divulgado na sexta-feira dia 29/08, o programa de governo da candidatura Marina Silva tem suscitado muitas polêmicas. E conforme é examinado com mais cuidado, um farto material gerador de dúvidas e preocupações se revela.

No capítulo econômico, a predominância das ideias liberais já era esperada, mas as considerações sobre as relações financeiras são nada menos do que surpreendentes. Radicalismo, neste caso, não parece um adjetivo exagerado.

A manobra para ressuscitar Aécio

Por Adalberto Monteiro, no site da Fundação Mauricio Grabois:

Na boca da urna, a delação do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, corrupto assumido, além de “premiada” indica ser “premeditada”. Quando exatamente a campanha de Dilma cresce, a revista Veja, mais uma vez, detona munição suja. Aécio a isto se agarra igual o afogado a um bote. Apoiado nessa armação, tenta se levantar do chão. Marina se esquiva de fininho, endossa esse golpe da grande mídia contra Dilma, e faz uma defesa tímida da memória de Eduardo.

O racionamento de água é inegável em SP

Por Miguel Martins, na revista CartaCapital:

Há cerca de um mês, a dona de casa Gilcélia Matos toma seu banho diário antes das 6 da tarde. Seu marido não tem a mesma sorte: chega do serviço à meia-noite e é obrigado a esquentar a água deixada por sua esposa em um balde de plástico. Assim que o sol começa a se pôr no bairro de Parque Santa Rita, zona leste de São Paulo, a pressão da água das torneiras diminui consideravelmente. Ao contrário da maioria de seus vizinhos, Gilcélia não possui caixa d’água em casa, o que a impede de armazenar o recurso para os horários críticos.

O que diz a nova pesquisa presidencial

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

A pesquisa CNT/NDA que acaba de sair é o marco zero da nova e decisiva fase da corrida presidencial.

Eram três, e agora são dois. Ou duas, na verdade: Dilma e Marina.

Aécio já está num claro segundo plano, com tendência de baixa ainda maior dada a polarização que se estabeleceu entre as duas candidatas que estão à sua frente.

Aécio detesta a liberdade de expressão

Do blog de Zé Dirceu:

O candidato da coligação PSDB-DEM ao Planalto, senador Aécio Neves (PSDB-MG), num acesso de má interpretação do conceito de liberdade de expressão, processou 66 twitteirros sob a acusação de que formaram uma rede orquestrada para difamá-lo. O tucano acusou os processados de serem “robôs” e/ou de serem integrantes de uma rede remunerada para veicular conteúdos ilícitos na internet

Marina e o golpe da "nova política"

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Não existe nada mais arrogante e falso do que a tal “nova política” de Marina Silva.

Arrogante porque pressupõe superioridade moral por parte de quem promete mudar as coisas.

Subentende-se que, no governo Marina, não haverá corrupção. Como não? Ela é do PSB, um partido tão ou mais corrupto como qualquer outro. O PSB é coligado ao PPS, uma legenda com os mesmos problemas morais enfrentados por qualquer outra.

CNT: O empate entre Dilma e Marina

Por Renato Rovai, em seu blog:

A CNT/MDA acaba de divulgar mais uma pesquisa de intenção de voto para as eleições presidenciais. Dilma e Marina cresceram em relação à pesquisa anterior, do dia 27 de agosto. Dilma passou de 34,2% para 38,1%. E Marina de 28,2% para 33,5%. O tucano Aécio Neves, o processador de tuiteiros, continua na operação nanicão. Foi de 16% das intenções de voto para 14,7%.

A entrevista-bomba do mentor de Marina

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

A entrevista de Eduardo Gianetti - o economista de Marina Silva - ao jornal Valor Econômico (clique aqui) é literalmente uma bomba. Gianetti - que é um filósofo - avançou radicalmente além das chinelas e, em nome de Marina Silva, apresentou um conjunto de propostas econômicas desconjuntadas e imprudentes.

Samuel Pinheiro: EUA apostam em Marina

Por Darío Pignotti, no site Carta Maior:

“Os estrategistas dos Estados Unidos seguramente estão de acordo com as diretrizes da política externa defendida pela candidata Marina Silva. Se ela for eleita, será a vitória de um modelo diplomático similar ao que tivemos nos anos 90”, declarou à Carta Maior o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, ex-secretário-geral do Itamaraty no governo de Luiz Inácio Lula da Silva.