terça-feira, 9 de setembro de 2014

Aécio detesta a liberdade de expressão

Do blog de Zé Dirceu:

O candidato da coligação PSDB-DEM ao Planalto, senador Aécio Neves (PSDB-MG), num acesso de má interpretação do conceito de liberdade de expressão, processou 66 twitteirros sob a acusação de que formaram uma rede orquestrada para difamá-lo. O tucano acusou os processados de serem “robôs” e/ou de serem integrantes de uma rede remunerada para veicular conteúdos ilícitos na internet

O tucano, através de uma ação judicial contra Twitter, pede que o rede forneça informações confidenciais sobre os usuários – como IP, data, hora e porta de comunicação. O tucano foi além: deu um prazo de 48 horas para o Twitter atender seu pedido e pediu a aplicação de multa no valor de R$ 10,7 mil caso as informações não lhe sejam fornecidas até a tarde de hoje.

Justiça manda Aécio provar os ataques

Apesar do “ultimato” de 48 horas, o juiz responsável pelo processo, Helmer Augusto Toqueton Amaral, intimou os advogados do candidato tucano a lhe enviarem, em relatórios, provas das calúnias ou difamações supostamente feitas por estes perfis antes de avaliar o pedido para abertura dos cadastros na rede.

Vale lembrar que essa é a quarta ação dessa natureza que o candidato tucano move contra provedores e redes sociais com objetivo de tirar do ar conteúdos ao seu respeito ou identificar usuários.

O AI-5

O processo foi recebido pelos acusados, e não só por eles, mas também pelas redes, como uma atitude autoritária e antidemocrática do candidato. O processo passou a ser classificado por eles como o AE-5 (Aécio 5), numa associação ao AI-5, baixado em 1968 durante a ditadura, e que se constituiu no chamado “golpe dentro do golpe de 64″, o maior instrumento de repressão do regime militar.

Entre os processados pelo candidato estão o blogueiro Altamiro Borges, o jornalista Paulo Nogueira e o cineasta Pablo Villaça, que usaram as redes para manifestar sua indignação com a ação movida pelo político. Paulo Nogueira acusou Aécio em seu blog, Diário do Centro do Mundo (DCM), de estar estar cometendo crime de calúnia contra os acusados. Altamiro Borges afirmou que Aécio “é o rei da censura em Minas Gerais e, se fosse na época da ditadura, poderia ser um grande general”.

Já Villaça fez um desabafo em outra rede social: ”Que fique o aviso pra quem não mora em MG e não conhecia a figura: @AecioNeves é assim. Tenta calar quem o critica. Vejam meu exemplo. Já me chamaram de muita coisa, mas de “robô” foi a primeira vez. Mas é o PT que quer censurar a imprensa e implantar uma ditadura no Brasil. Claro. Hum-hum. Certinho, campeão. Há um motivo pro candidato de AE-5 Neves estar prestes a ser derrotado já no 1º turno em MG. E pra ele estar em TERCEIRO nas pesquisas aqui. Enfim. Bom domingo a todos. Não vou deixar que AE-5 Neves estrague o meu”.

0 comentários: