quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Serra vai dar consultoria. Para quem?

Por Altamiro Borges

Segundo o jornal Estadão, o tucano José Serra, que levou uma surra nas eleições presidenciais de 2010 e ainda foi escanteado no interior do próprio PSDB, ingressou na iniciativa privada. Ele virou empresário. A Apecs (Consultoria e Assessoria em Gestão Empresarial) foi registrada na Junta Comercial de São Paulo há quatro meses, mas só agora o novo empreendimento tornou-se público.



A empresa, uma sociedade limitada, ocupa um conjunto num prédio em Pinheiros, na capital paulista. Pelos dados cadastrais, ela prestará consultoria, editará livros e promoverá eventos. Serra tem como sócio o economista Gesner Oliveira, que presidiu a Sabesp na gestão do tucano em São Paulo e dirigiu o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) no governo de FHC.

As falsas promessas

Logo após a surra nas urnas, Serra posou de humilde trabalhador e deu entrevistas garantindo que voltaria a dar aulas. Mas não dá mesmo para acreditar nas suas promessas – ele nunca sequer cumpriu os seus mandatos, apesar dos termos de compromisso assinados em contrário. Segundo Josias de Souza, o seu confidente na Folha, Serra sonha em disputar a presidência em 2014.

O Estadão, que deu apoio aberto ao candidato demotucano – que escreve quinzenalmente no jornalão -, apenas noticiou o fato curioso da abertura da consultoria empresarial. Se fosse algum ex-integrante do governo Lula, possivelmente o jornal produziria mais um escândalo político e alertaria para o risco das relações promíscuas entre os interesses públicos e privados.

A blindagem da mídia

Mas José Serra ainda goza do apoio quase incondicional da mídia demotucana. Ela não irá incomodá-lo com perguntas sobre os negócios da Apecs, para que poderosas empresas ela prestará serviços, que tipo de informação privilegiada ela disponibilizará ou quais os contatos que estabelecerá com os governos estaduais e prefeituras demotucanas. A blindagem será mantida!

1 comentários:

Anônimo disse...

Cara, seu último parágrafo é de dar medo! Aliás, será que não estaria na hora desta mesma imprensa abrir seus olhinhos e perceber que o grau de corrupção dentro dos governos estadual e municipal do estado e cidade de São Paulo é tão grande quanto o que acontece no planalto? Quem viver, verá.