quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Veja tenta intimidar Luís Nassif

Os fascistas da Veja adoram criticar e desqualificar tudo e todos, mas não aceitam críticas. Eles defendem a chamada “liberdade de imprensa” para o oligopólio da família Civita, mas detestam a autêntica “liberdade de expressão”. De há muito, a revista e seus colunistas de aluguel atacam sem piedade o jornalista Luís Nassif. A campanha de baixarias é nojenta. Mas, diante da reação corajosa da vítima, que produziu um indispensável “dossiê Veja” revelando os podres políticos e econômicos deste pasquim da direita nativa, a poderosa empresa tenta silenciá-lo.

Na semana passada, a 27ª Vara Cível de São Paulo condenou Luís Nassif a pagar indenização de 100 salários mínimos por “danos morais” ao imoral redator-chefe desta revista, Mario Sabino. O juiz Vitor Kümpel não entrou no mérito das críticas apresentadas contra o chefão da Veja, todas elas com forte sustentação, mas preferiu proteger a “honra” do algoz. De imediato, Nassif reagiu às tentativas de intimidação da revista. O corajoso jornalista, que enfrenta os mafiosos da Abril, merece toda a solidariedade dos democratas. Reproduzo o texto do seu indispensável blog:

“Não me intimidaram”

Ainda não tenho os dados à mão. Mas, pelo que sou informado, fui condenado a pagamento de 100 salários mínimos pelo juiz Vitor Frederico Kümpel, da 27ª Vara Cível, em processo movido por Mário Sabino e pela revista Veja. No primeiro processo – de Eurípedes Alcântara – fui absolvido. Pode haver apelação nas duas sentenças.

Ao longo dessa longa noite dos celerados, a Abril lançou contra mim os ataques mais sórdidos que uma empresa de mídia organizada já endereçou contra qualquer pessoa. Escalou dois parajornalistas para ataques sistemáticos, que superaram qualquer nível de razoabilidade. Atacaram a mim, à minha família, ataques à minha vida profissional, à minha vida pessoal, em um nível só comparável ao das mais obscenas comunidades do Orkut. Não me intimidaram.

Apelaram então para a indústria das ações judiciais – a mesma que a mídia vive criticando como ameaça à liberdade de imprensa. Cinco ações – quatro em nome de jornalistas da Veja, uma em nome da Abril – todas bancadas pela Abril e tocadas pelos mesmos advogados, sob silêncio total da mídia. Não vou entrar no mérito da sentença do juiz, nem no valor estipulado.

Mas no final do ano fui procurado por um emissário pessoal de Roberto Civita propondo um acordo: retirariam as ações em troca de eu cessar as críticas e retirar as ações e o pedido de direito de resposta. A proposta foi feita em nome da “liberdade de imprensa”. Não aceitei. Em nome da liberdade de imprensa.

Podem vencer na Justiça graças ao poder financeiro que lhes permite abrir várias ações simultaneamente. Quatro ações que percam não os afetará. Uma que eu perca me afetará financeiramente, além dos custos de defesa contra as outras quatro.

Mas no campo jornalístico, perderam para um blog e para a extraordinária solidariedade que recebi de blogueiros que sequer conhecia, de vocês, de tantos amigos jornalistas que me procuraram pessoalmente, sabendo que qualquer demonstração pública de solidariedade colocaria em risco seus empregos. Melhor que isso, só a solidariedade que uniu minhas filhas em defesa do pai.

5 comentários:

Anderson disse...

Coloquei um comentário no Blog do oAzevedo no Portal da Veja no qual ele falava do Nassif. Falei de minha indignação a respeito de um grupo pagar jornalistas para atacarem outros enquanto o Brasil possui muitas coisas e assuntos para serem tratados... adivinhem? o comentário foi barrado pelo filtro... agora eu completo o que disse?: Que tipo de blog democrático filtra mensagens sem ofensas e palavras de baixo calão?
Na minha opinião, apenas aqueles que temem o que podem ouvir, ou seja, a liberdade é só para eles, não para nós.

Ademir disse...

estou solidário ao Nassif, portanto é bom ele divulgar sua conta corrente que esteja em seu nome, para iniciar os primeiros depósito.

Ademir/São Roque/São Paulo.

augustogiorni@uol.com.br

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Gostaria de dar uma sugestão, abrir uma conta para nos internauta ajudar nesta batalha, e isto da moral ao Nassif, e mostra a Veja que estamos contrario a manipulação dela, eu e muitos que navegam no PHA e Azenha, ja mostraram interesse, acho tambem que Nassif, não aceitara, então que tal um tipo de abaixo assinado para mandar para a Justiça.

todero disse...

O PPS quis ser o herdeiro do antigo “partidão”, o velho PCB que deu origem ao PCdoB e ao minúsculo PCB que se mantém ortodoxo. Mas, na prática, o PPS é somente o braço da direita do PSDB e a ala mais radical do PFL; ou seja, é um pedaço da UDN. O PPS apenas usa o passado do PCB para prestar serviço ao PFL e ao PSDB. Nessa festa, o PPS foi contratado para dar um pouco de tom vermelho no arraial da dupla “demo & tucano”.
O PPS mudou até de gosto musical; deixou de entoar a Internacional para cantar “Freak Le Bum Bum” da sua maior estrela musical, a cantora Gretchen.
O PPS é uma legenda de aluguel. O PPS não tem vida própria, é apenas cartorial. O PPS vive de alugar a legenda para políticos mais diversos. Já serviu para o “moto-serra” Blairo Maggi, governador do Mato Grosso. Serviu ao governador do Amazonas Eduardo Braga; serviu ao Ratinho Jr. no Paraná; serviu ao Romeu Tuma Jr e serve, em todos os estados, para abrigar políticos conservadores, que não encontram espaço no PFL nem no PSDB. É uma espécie de estacionamento de políticos tradicionais que usam a legenda e, depois, vão embora.
O PPS virou o “lixão” da política brasileira. O PPS polui o meio ambiente político.
O PPS combateu a candidatura da Heloísa Helena porque era “esquerdista” e apoiou o candidato da Opus Dei, o renovador carismático Geraldo Alkmin. Agora o PPS é contra a candidatura de Marina Silva e ela só será elogiada se servir a candidatura Serra. O PPS está com o Serra e Kassab, que deu emprego no Conselho Administrativo do metrô de São Paulo ao ex-deputado Roberto Freire. O PPS trocou o “ouro de Moscou” pelos “reais do metrô”. No Rio Grande, o PPS é o defensor desvairado do governo corrupto da Yeda Crusius. Onde existe governo demo ou tucano o PPS está lá pendurado, controlado. O PPS é o “nanico” preferido da direita. O PSDB e o PFL agradecem tanta dedicação. O PPS não quer nada com a esquerda.
O PPS é de direita e o Freire é um Carlos Lacerda sem óculos e sem brilhantina. É o tipo conhecido do ex-comunista arrependido e prestativo. Lacerda era o “corvo”, Freire é o papagaio dos tucanos. O PPS é o “louro José” do PSDB.
O PPS trocou o “socialismo real” pelo “neoliberalismo total”. Trocou as bandeiras da reforma agrária pelos ataques aos movimentos camponeses, principalmente ao MST; não quer saber de movimento sindical, nem de greve, nem de nenhum movimento social; e combate a UNE pela direita. É pela privatização de tudo. Desde o Banco do Brasil até a Petrobrás. Se puder, privatiza até a TV Cultura e a sede da FUNAI. O PPS é contra as quotas, Bolsa Família, previdência estatal, reuni, reforma agrária e tudo que for reforma. O PPS está contra Chavez e Evo Morales. Como FHC, o PPS prefere Bush ao Obama. O PPS está a direita do Lampreia e da Leitão. Combate tudo da esquerda e tanto que constrange até o DEM. O PPS é apenas uma sigla eleitoral de direita, sublegenda domesticada, um apêndice do PFL e do PSDB.
Freire é tão neoliberal que privatizou o PPS, entregue ao DEM e ao PSDB.
O PPS é de direita. Trocou Leandro Konder por Olavo de Carvalho; trocou Carlos Nelson Coutinho por Diogo Mainardi; trocou Milton Temer por Reinaldo Azevedo. Os três elogiam e são elogiados pelo PPS. O jornal do PPS é o Globo e a revista é a Veja. O PPS combate hoje o governo do PT não para avançar na direção de um governo de esquerda, mas para trazer o PFL e os tucanos de volta. O PPS combate o PSOL e o PSTU, porque são esquerdistas. O PPS só entende de trânsito, anda pela direita com o PFL e com o tucano. Afinal, o PPS irá se fundir com o PFL ou com o PSDB?
O PPS morreu. O PPS é um defuntão!!
Paulo Todero

José Carlos Lima disse...

Esta é a síndrome da qual padecemos: temos medo de, ao apontarmos as conquistas de Lula, sermos vistos como ufanistas ou coisa e tal. Deste medo o Sr. Clovis não padece.

O problema é que ao fechcar os olhos para este Brasil desconhecido por nós, senti-me totalmente por fora quando dias atrás o Sr. Clóvis, porteiro do prédio onde moro apontou as realizações de Lula, uma a uma, em várias áreas:
Educação: várias escolas, muito mais do que se contruiu em décadas neste País.

Estradas: ferrovias em andamento, com o projeto do trem-bala em andamento
Segurança pública: atuação firma da PF
Habitação: fim do sistema da Era FHC, quando mais se pagava o financiamento mais se devia (ele me informou que realizou seu sonho, comprou um apartamento vizinho do prédio onde mora, a prestaçao menor do que ele iria pagar por um aluguel).
Etc
Etc

Pensei cá comigo mesmo: ué eu acompanho vários blogs todos os dias, eu não deveria estar informado sobre estes dados?
Foi quando perguntei ao porteiro onde ele colheu tais informações.

Ele: eu tenho um caderninho. Vou anotando tudo que o Lula faz.

Eu: onde você viu isso?
Ele: nos jornais e na Televisão.

Eu: mas a televisão esconde estes dados.
Ele: anoto o que posso, eles não comentam, falam rapidinho e anoto.

Foi quando vi que a blogosfera não é tão eficiente assim como o caderninho do Sr.Clovis, este é o nome dele.

Não basta apenos defendermos Lula dos ataques da mídia.
A blogosfera tem a obrigaçao de mostrar o que esta sendo feito, sem medo de ser chamada de ufanista ou coisa e tal.

Sob pena de passarmos a ser vistos, não como uma fonte de informação mas apenas como espaço de desabafo.

Vi hoje blogueiros ditos de esquerda pegando como gancho o espírito conciliatório de Lula, manifestado numa entrervista à Folha, para pichá-lo. Escreveram que ele(Lula) fez muitas concessões para a burguesia, como se a ruptura fosse possível.

Até o Azenha caiu nesta armadilha. Mas outros, como não, como por exemplo Luis Nassif que, neste post, usou o humor para desconstruir a isca oferecida pelo Partido da Imprensa.

Foi justamente este espírito conciliatório de Lula que proporcionou, por exemplo, o PROUNI, o Bolsa Família, o aumento do comércio exterior, as relações com outros países, etc etc.

Isto é pouco?

Para quase 200 milhões de pessoas que precisam ser alimentadas o Brasil vai muito bem e obrigado.

Resta aos blogueiros não terem medo nem vergonha de dizer isso.
Que façam como o Sr. Clovis.


http://josecarloslima.blogspot.com/2009/10/o-ufanismo-do-sr-clovis.html