segunda-feira, 5 de abril de 2010

O time da pesada da campanha de Serra

Com o título “Serra chama para a campanha o mesmo grupo que o ajudou quatro anos atrás”, a Folha de S.Paulo noticiou neste domingo que o pré-candidato tucano já começou a montar a sua equipe para a corrida presidencial. Os nomes mencionados pela repórter Catia Seabra confirmam a opção do ex-governador paulista por uma forte marca neoliberal e autoritária na sua campanha, no rumo da polarização programática – o que será bastante positivo para o debate sucessório.

Segundo a Folha, o time de José Serra será composto, entre outros, por Sérgio Guerra, presidente do PSDB e coordenador-geral da campanha; Xico Graziano, indicado para elaborar o programa de governo; Andrea Matarazzo e Márcio Fortes, ambos responsáveis pela “interlocução com o empresariado – seja para quebrar resistências ao candidato ou na busca de apoio financeiro”. O time é da pesada. Todos são trogloditas de carteirinha, que não irão amaciar na campanha.

“Nós vamos acabar com ele [PAC]”

O senador Sérgio Guerra, pecuarista, criador de cavalos de raça e rico empresário pernambucano, atua de acordo com o vento (por falta de oportunidade, não faltam oportunistas), já tendo passado por quatro partidos, mas virou um inimigo feroz do presidente Lula. Detesta a política externa do atual governo, critica a "gastança" com os programas sociais, exigi maior repressão aos movimentos sociais. Ele gosta de posar de ético, mas ficou famoso pelo envolvimento no escândalo dos “anões do orçamento”, em 1993.

Destemperado, ele cria constrangimentos no seu próprio partido. Numa entrevista à revista Veja, em janeiro último, ele bombardeou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e concluiu: “Nós vamos acabar com ele”. A confissão irritou o PSDB e Sérgio Guerra teve que engolir suas besteiras. Na semana passada, ele voltou a rosnar num artigo na Folha, no qual afirmou que Lula é “contra a liberdade de imprensa” e disparou mentiras grosseiras contra Cuba e Venezuela.

Inimigo da reforma agrária e do MST

Já Xico Graziano é sempre acionado para o trabalho sujo nas eleições. Ajudou nas campanhas de José Serra, em 2002, e Geraldo Alckmin, em 2006. Foi assessor especial do ex-presidente FHC e se projetou na presidência do Incra ao defender a concentração fundiária – “a reforma agrária é um atraso” – e ao criminalizar o MST, tratado como “banditismo rural”, cujo seus líderes “botam medo no Estado” e são “justiceiros, que invocam cânones divinos e arrebentam cercas”.

Como coordenador do programa, é de se esperar uma plataforma direitista bem nítida. Graziano não esconde suas idéias fascistóides. Num artigo escrito às vésperas da eleição de 2006, atacou: “Ao lado do MST, você tem um setor muito atrasado da Igreja Católica, aglutinado na Comissão Pastoral da Terra, cujo expoente é Tomás Balduíno. À esquerda atrasada da Igreja, soma-se a esquerda atrasada petista... E o governo Lula não tem coragem de assumir a modernidade”. Na prática, há muito ele se converteu à tese oligárquica de que “a luta social é caso de polícia”.

Os “operadores” de campanha

Os empresários Andrea Matarazzo e Márcio Fortes serão os pivôs de arrecadação da campanha. O primeiro, sobrinho-neto do “conde” Francesco Matarazzo, é uma peça chave nos esquemas de José Serra. Neoliberal convicto, ele comandou vários programas de privatização em São Paulo. Quando o grão-tucano foi eleito governador, ele permaneceu na prefeitura da capital, ocupando a secretaria de coordenação das subprefeituras, mas logo saiu devido aos atritos com o demo Gilberto Kassab. Ficou famoso por sua política de “higienização”, contra os moradores de rua.

A indicação de Andrea Matarazzo pode causar dores de cabeça para Serra. Recentemente, com a eclosão dos escândalos de suborno da multinacional Alstom, o nome do “operador” de campanha do grão-tucano voltou à berlinda. Ele seria uma dos responsáveis pela montagem do caixa-2 dos tucanos, que teria a empresa francesa como uma das principais financiadoras ilegais. Tanto que ele já foi batizado, na Assembléia Legislativa de São Paulo, de “Andrea Alstom Matarazzo”.

“Acima de qualquer suspeita?”

O empresário carioca Marcio Fortes, outro “operador” de José Serra, também está envolvido em várias denúncias. De forma estranha, ele foi transferido para São Paulo e ocupa a presidência da Emplasa (Empresa de Planejamento Paulista). Na época da ditadura militar, ele foi assessor do Ministério da Fazenda e até ocupou interinamente o cargo. Mas ele ficou “famoso” no próspero período das privatizações da era FHC, que rendeu bilhões de dólares aos “cofres públicos”.

Como ex-tesoureiro nacional do PSDB, ele foi acionado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por emitir notas fiscais da sua própria empresa para justificar gastos da campanha de 2002. Na época, ele chiou à Folha: “Eu me considerava acima de qualquer suspeita”. Na sua gestão, as contas tucanas foram alvo de várias investigações. Estes são os empresários “acima de qualquer suspeita” que novamente comandarão a arrecadação financeira da campanha de José Serra.

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3 comentários:

Humberto Carvalho Jr. disse...

A notícia do início da campanha de Serra casa perfeitamente com o recente comentário da presidente da ANJ e executiva da Folha de S.Paulo, Maria Judith Brito: "Obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposiciobista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada".

Agora fica mais clara a (o)posição da imprensa corporativa nas eleições deste ano.

Sonia Montenegro disse...

O pai do Marcio Fortes, o João Fortes, começou a se 'dar bem' no tempo da ditadura, por ser muito amigo de um dos presidentes (não lembro qual), mas cariocas (mais velhos) devem se lembrar do tempo da construção dos condomínios da Barra da Tijuca, quando surgiu a João Fortes Engenharia, que construiu o Barramares, entre outros mega-condomínios...

Unknown disse...

Silêncio estranho

Há meses o contribuinte paulista financia a campanha presidencial de José Serra, em anúncios de caráter falsamente institucional espalhados por todo o país. Os veículos de comunicação divulgam diariamente suas “realizações”, escondendo uma greve que levou milhares de professores às ruas da capital, omitindo a infiltração de policiais à paisana entre os grevistas e o espancamento destes pela PM.
Agora Serra deixa o Rodoanel inacabado, mesmo depois de submeter os trabalhadores a turnos seguidos de trabalho, durante as madrugadas, em ritmo marcial. O motorista encontra uma estrada sem sinalização nem aparelhos de segurança e resgate. Não há sequer policiamento. E ele ainda pagará pedágio pela merreca, na terra das maiores tarifas do país.
Mas, diante de tudo isso, resta uma dúvida incômoda: por que o PT e a campanha de Dilma Rousseff não fazem nada a respeito? Onde estão as representações judiciais e o escândalo indignado que mobilizariam a oposição caso estivesse em situação contrária? Sim, sabemos, que seria quase impossível romper o silêncio da imprensa e a omissão do Judiciário. Mas desde quando os petistas perderam a sanha combativa?
Sei lá. A aceitação passiva de tantos e tamanhos absurdos deixa a impressão de que se trata de um posicionamento consciente. Na melhor das hipóteses, é apenas uma estratégia muito burra.