sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Blogueiros de todos os cantos do mundo

Por José Dirceu, em seu blog:

Começam hoje os trabalhos do 1º Encontro Mundial de Blogueiros, que acontece em Foz do Iguaçu, na chamada “tríplice fronteira”, divisa do Brasil, Argentina e Paraguai. A abertura oficial do encontro ocorreu na noite de ontem, com a presença de blogueiros de todos os cantos do planeta. Ao todo, estão representados 32 países e 16 Estados brasileiros. E, como era de se esperar, a juventude marca presença ­— muitos deles, estudantes da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA).



Pelo que foi dito na abertura, podemos esperar um resultado promissor, tanto do ponto de vista das propostas, quanto na questão fundamental de ampliar a integração e o intercâmbio, cultural e de informações. Participam da abertura, entre outros, André Vargas, secretário de Comunicação do PT, Marcelo Catani, secretário de Comunicação do Estado do Paraná, Gilmar Piolla, superintendente de comunicação da Itaipu Binacional, e meu filho, o deputado Zeca Dirceu (PT-PR).

Duas falas ilustram bem os caminhos pavimentados neste encontro e, a partir delas, quero cumprimentar a todos os que fazem desta trincheira que é a blogosfera seu espaço de luta e resistência. A primeira é de Altamiro Borges, o Miro, presidente do Centro de Estudos Barão de Itararé, que promove o encontro. “Os blogueiros estão construindo uma nova mídia no mundo, enfrentando o poder concentrado. Um encontro que traz gente do mundo inteiro é um momento muito rico de troca de experiências. E podemos sair dele com bandeiras importantes, além da democratização e da neutralidade na rede”, disse.

A segunda fala é de Renato Rovai, da AlterCom: “Tenho muita alegria em construir esse encontro por dois motivos: conseguir ampliar as possibilidades humanas dentro das possibilidades tecnológicas, ou seja, conseguindo construir a democratização da comunicação aproveitando do desenvolvimento tecnológico, sem depender de ninguém, de forma livre. E, segundo, fazer de Foz do Iguaçu, um espaço geográfico que une fronteiras, para construir um espaço onde a gente possa pensar em novos desafios, em grandes redes e ações políticas”.

O encontro, que segue até sábado e pode ser acompanhado neste blog ou nos dos inúmeros participantes, tem também uma preocupação ambiental. Sabedores de que todo evento gera gás de efeito estufa, o 1º Encontro Mundial de Blogueiros calculará o montante de gás de efeito estufa produzido para conversão em plantio de árvores de mata atlântica para compensar os danos ambientais. Iniciativa digna de aplausos!

1 comentários:

José Carlos Lima disse...

Quanto a doença de Lula, que o Tea Party tupiniquim não se anime, Lula estará presente em nossas mentes, sabemos que esta situação de sequestro de Dilma por parte da bandidagem midiática é muito grave, o Nassif acabou de publicar um texto dando a entender que basta que a crise econômica aporte por aqui para que o desfecho seja imprevisível e como sabemos, faz parte do modus operandi da bandidagem midiática fazer de tudo para a inflação voltar e, estamos carecas de saber que o que mais faz a inflação voltar é o povo ter medo que ela volte, e o pig tá fazendo sua parte ao incutir no povo o medo da inflação e, assim, desencadeá-la, incrível o que o que estão fazendo contra o Brasil
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-estrategia-politica-do-denuncismo