segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Dilma alisa e FHC morde. Até quando?

Por Altamiro Borges

Um dia antes da queda do ministro Orlando Silva, alvo da cruel artilharia da mídia demotucana e dos ataques histéricos de líderes do PSDB e do DEM, Dilma Rousseff recebeu Fernando Henrique Cardoso para um jantar de gala em Brasília. Passados oito anos, foi a primeira vez que o ex-presidente voltou a desfilar no Palácio do Planalto. O grão-tucano parecia um pavão!



O gesto insólito, talvez orientado por algum marqueteiro ou pelas mentes pragmáticas e acovardadas do governo, foi justificado como mais um ato de “civilidade política”. Dilma parece insistir neste caminho perigoso, seja prestigiando seus algozes da Folha na festa de aniversário do jornalão ou dando entrevistas “intimas” ao Fantástico. Tudo é feito para “pacificar” as relações políticas.

Um “namorico” unilateral

Mas este “namorico”, como já ironizou o ex-presidente Lula, tem sido unilateral. Enquanto a presidenta alisa, a oposição morde! A mídia demotucana está alvoroçada. Segundo Eliane Cantanhêde, a colunista da “massa cheirosa” do PSDB, nunca a imprensa foi tão poderosa. Ela já derrubou seis ministros e a lista macabra dos jagunços midiáticos é grande e implacável. Carlos Lupi e Haddad que se cuidem!

Já o ex-presidente FHC, maroto, recebe os afagos de Dilma, mas continua destilando o seu veneno. Ele é o principal estrategista da oposição. Finge-se de “civilizado”, mas é uma víbora. Neste domingo, em sua coluna no Estadão, ele voltou a mostrar seus dentes. No artigo intitulado “Corrupção e poder”, ele insistiu na tese de que as forças de esquerda são autoritárias e corruptas!

A radicalização do discurso udenista

Para o “ético” FHC, as recentes denúncias de corrupção repetiriam o trauma do chamado mensalão petista. “Naquele episódio, já estava presente a ideologia que santifica o Estado e faz de conta que não vê o desvio de dinheiro público, desde que seja para ajudar os partidos ‘populares’ a se manterem no poder”. Mimado por Dilma, ele ainda a apunha-la e acirra o discurso udenista:

“No mensalão desviavam-se recursos públicos e de empresas para pagar gastos eleitorais e para obter apoio de alguns políticos. Agora são os partidos que se aninham em ministérios e, mesmo fora das eleições, constroem redes de arrecadação por onde passam recursos públicos que abastecem suas caixas e os bolsos de alguns dirigentes, militantes e cúmplices”.

Tática pode causa baita indigestão

FHC, o mesmo que foi acusado por desviar dinheiro público para salvar banqueiros, por comprar a sua reeleição e por outros casos de corrupção, não vacila em decretar: “Antes o desvio de recursos roçava o poder, mas não era condição para o seu exercício... O que era episódico se tornou um ‘sistema’, o que era desvio individual se tornou prática aceita para garantir a ‘governabilidade’”.

E a presidenta Dilma ainda convida FHC para jantar. Até quando está tática marqueteira da falsa “civilidade” vai durar. Do ponto de vista pedagógico, ela deseduca a sociedade e confunde a militância. Do ponto de vista político, ela cria cizânia na base aliada e prepara o terreno para novos golpes da oposição demotucana e de sua mídia. Em síntese, esta tática causará uma baita indigestão.

12 comentários:

Dario Alok disse...

Edu... será que tudo não é uma conspiração, aonde FHC e Lula combinaram que cada um faria seu papel, um na esquerda e outro na direta, e assim, por onde fosse a política, estaria tudo sempre dominado... rsrsrs... vai entender...

Solando disse...

Neste pocker da política, a presidenta, ou tem uma carta na manga, ou está blefando. Se estiver blefando vai se sair mal, porque somente tem demonstrado fraqueza e fraqueza era exatamente o que a oposição estava esperando dela, para atingir seus objetivos. Se tiver a carta da manga, que mostre logo, pois seu trono está ruindo. Não considerou o conselho do ex presidente Lula.

Yacov disse...

Não sei quem é o marketeiro da DILMA, mas até civilidade tem limite. NÃO SE AFAGA COBRAS VENENOSAS. O que pretendem?? Ressucitar este vampiro, que até o PSDB esconde??? PELAMOR...

"O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo - O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

Da Redação disse...

Miro, a senha para entender tudo isso que vem acontecendo no governo Dilma poder esta: Thomaz Souto Corrêia.
Seria interessante descobrirmos o que que um dos chefões da Veja (ele saiu da Abril recentemente como vice-presidente editorial da empresa) está fazendo no Palácio do Planalto, cumprindo o papel de um dos principais conselheiros da presidente Dilma na área da Comunicação.

Da Redação disse...

Miro, a senha para entender tudo isso que vem acontecendo no governo Dilma pode ser esta: Thomaz Souto Corrêia.
Seria interessante descobrirmos o que que um dos chefões da Veja (ele saiu da Abril recentemente como vice-presidente editorial da empresa) está fazendo no Palácio do Planalto, cumprindo o papel de um dos principais conselheiros da presidente Dilma na área da Comunicação.

CARLO PONTI disse...

Eu fico pensando... O que passa na cabeça de um octogenário narcisista deste. Um lacerdista dos diabos sei que ele é.

Anônimo disse...

Parece que o Palocci não morreu!!! Sua política de distensão está aí, sob as nossas barbas. Depois não querem que a gente descreia desse governo, eleito por nós. Achávamos que a Dilma tinha estatura política, mas o desalento vai tomando conta dos nossos pensamentos.

Luis R disse...

Concorso com o texto.

Martins Andrade disse...

Já, já os eleitores vão achar melhor votar no FHC do que na Dilma.

Eles vão entender que o FHC, quando acusa o governo de corrupto, tem razão na sua assertiva, tanto que o governo o convida para jantares, na tentativa de um "cala-te boca!"

A Dilma começa a descontentar o povo, que votou nela pensando que endureceria contra os que faliram o Brasil e levaram milhões ao desemprego e à fome.

Ou ela começa a criar espaço para governar com segurança, e esta não está com os neoliberais nem com a Globo, ou ela cai porque a população capaz de entender alguns gestos políticos ainda é uma minoria.

Por outro lado, a massa, o povão ainda amanhece o dia ligado na Globo.
E lá, eles podem at´w convidar a presidenta para aprender a fazer bolo, mas quando ela sai, eles colocam veneno e distribuem em fatias para a população.

Anônimo disse...

Vejam só o charlatão comprador de votos e golpista da reelição FHC,um câncer da politica brasileira insiste em aparecer.Verdadeira carcaça ambulante que nem seus "aliados" do dem-psdb querem por perto,pois significa perda de votos, é agora ressucitado por Dilma.E a veja já mandou ela demitir mais um ministro.

Anônimo disse...

FHgá já deu, é passado, um morto vivo, o povo não quer ver esse cara nem pintado de ouro.

Corrupção foi o que mais ouve no seu governo, mesmo amparado pela mídia e pelo engavetador da república muita sujeira escoou.

Esperamos um atitude mais forte da presidenta em relação a esses pequenos golpes a sua administração, a maior e melhor delas seria a Ley de Medios!



Helder

Ewerardo Tabatinga disse...

Dilma, além do mais, é uma pessoa distinta, civilizada e muito elegante.