sábado, 12 de outubro de 2013

Datafolha: Dilma vence no primeiro turno

Do sítio Vermelho:

Realizada nesta sexta-feira (11) e publicada no sábado (12) pelo jornal Folha de S.Paulo, a pesquisa da Datafolha indicou que a presidenta Dilma Rousseff venceria as eleições de 2014 no primeiro turno, considerando a disputa com Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). A pesquisa foi realizada por meio de 2.517 entrevistas em 154 municípios, e tem uma margem de erro de 2 pontos para mais ou para menos.

Dilma aparece na pesquisa com 42% das intenções de voto. Aécio somaria 21%, e Campos, 15%. Votos em branco, nulos ou nenhum registram 16%. Outros 7% não sabem em quem vão votar. O levantamento testou quatro cenários para a eleição presidencial, alternando os nomes de Campos e Marina Silva, pelo PSB, e os de Aécio e José Serra, pelo PSDB.

Nas outras três combinações, Dilma não alcançaria índice suficiente para garantir vitória no primeiro turno. Na simulação mais apertada, a petista tem 37% das intenções de voto, Marina chegaria aos 28%, e Serra, 20%.

Trata-se, porém, justamente do cenário mais improvável da eleição, já que os principais líderes do PSB e do PSDB trabalham pelas candidaturas de seus presidentes nacionais, Campos e Aécio.

As simulações do atual levantamento não podem ser diretamente comparadas com as de pesquisas anteriores do instituto porque não há coincidência de cenários.

No quadro que era tido como o mais provável da pesquisa anterior, no início de agosto, Dilma tinha 35%; Marina marcava 26%; Aécio alcançava 13%; Campos, 8%.

Após o fracasso da criação da Rede dentro do prazo legal para concorrer em 2014, Marina filiou-se ao PSB. Com isso, não há mais como ela e Eduardo Campos disputarem o mesmo cargo.

Os números de ontem sugerem que o espólio eleitoral de Marina foi dividido de forma quase idêntica entre Dilma, Aécio e Campos. A petista teria herdado 7 pontos; o tucano, 8; o socialista agora apoiado por Marina, 7.

O levantamento de ontem também confirma que Marina seria a adversária mais competitiva da presidente Dilma Rousseff em 2014. Ela atinge 29% em seu melhor cenário, quase o dobro da melhor situação de Campos.

Dilma vence em todas as simulações de segundo turno. Contra Marina, ganha por 47% a 41%. Contra Serra, por 51% a 33%. Contra Aécio, 54% a 31%. Contra Campos, 54% a 28%.

1 comentários:

cidade spin disse...

Marina não apita nada no partido do coroné Edu. Por isso ela teve que pedir desculpas ao Caiado e declarar apoio ao agronegócio