segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Blogueiros apoiam Miguel do Rosário

Por Altamiro Borges

Em reunião encerrada no último sábado (9), em São Paulo, a comissão nacional do "movimento dos blogueiros progressistas" (BlogProg) aprovou total apoio ao jornalista carioca Miguel do Rosário, do blog Cafezinho, que foi vítima de mais um processo judicial do chefão da Globo, Ali Kamel. Além da solidariedade política, os representantes dos nove estados presentes decidiram utilizar o dinheiro arrecadado na campanha "SOS-Blogueiros" para auxiliar nas suas despesas jurídicas.

Lançada em maio passado, como resposta à crescente onda de perseguição à blogosfera, a campanha "SOS-Blogueiros" arrecadou R$ 4.562,88 - 38 pessoas, de diversos estados, fizeram doações na conta bancária, que variaram de dez a 300 reais. Por sugestão de Rodrigo Vianna, do blog Escrevinhador - outro processado por Ali Kamel - a reunião aprovou, por unanimidade, que esta quantia servirá para a defesa jurídica de Miguel do Rosário, já que seu caso é emblemático da violência contra a blogosfera. A reunião também decidiu encerrar a conta do "SOS-Blogueiros".

Além desta resolução, a reunião definiu a data do IV Encontro Nacional dos Blogueiros e Ativistas Digitais, que ocorrerá de 16 a 18 de maio de 2014 em São Paulo. O temário do evento e sua dinâmica também foram debatidos e passarão agora por consultas com outros movimentos - principalmente da juventude e dos coletivos digitais. A ideia da comissão nacional é garantir, a exemplo das outras três edições, o alojamento e a refeição dos inscritos. As viagens ficam por conta dos participantes, que têm tempo agora para comprar as passagens por preços mais baratos.

A reunião ainda decidiu reforçar a luta pela aprovação do Marco Civil da Internet. Uma delegação de cinco blogueiros irá a Brasília nesta semana para pressionar os deputados. Outra resolução foi sobre o fortalecimento da campanha de coleta de assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular pela mídia democrática, liderada pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). A comissão nacional de blogueiros também ficou de analisar as sugestões apresentadas pela deputada Luciana Santos (PCdoB-PE) sobre o financiamento da mídia alternativa.  

3 comentários:

zcarlos disse...

Miro, o IV Encontro será de 16 a 18 de maio de 2014!!!
Abs!

Alexandre disse...

Caro Miro!
Muito bom saber que os blogueiros estão juntos na formação de opinião e na luta contra essa mídia nociva.
Tira-me só uma dúvida: o encontro ao qual você se refere ocorrerá em 2014? Ou já ocorreu esse ano?

Altamiro Borges disse...

Corrigido.
Muito obrigado e abraços