quarta-feira, 19 de março de 2014

Quem mais matou Dona Cláudia?

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A filha de Cláudia Ferreira da Silva, a mulher duas vezes assassinada - a tiros e ao ser arrastada como um farrapo pelo carro da polícia - por policiais militares no Rio , disse que os PMs a “acusaram” de ter dado um copo de café a “um bandido”.

Sejamos honestos: seu brutal assassinato está chamando a atenção do país porque se filmou a queda de seu corpo do carro dos policiais e a cena dantesca de sua segunda morte.

Porque a primeira morte de Cláudia foi ter sido baleada, essencialmente, por ser moradora de uma favela e negra.

Se não era mãe de traficante – como a própria temia fossem confundidos seus filhos – era tia, amiga, prima, parente ou amiga deles.

Devia ser: afinal era negra e favelada. E seus filhos deveriam ser, também eram negros e favelados.

“Todo os dias, eles [ PMs] chegam atirando e depois vão ver quem é. Ela não deixava a gente ficar na rua com medo de acontecer alguma coisa ou de confundirem a gente com traficantes”.

Como a Cláudia, seus filhos, milhares de Cláudias, Cláudios e Claudinhos.

Bandidos ou não, mas sempre, ou quase sempre, negros e favelados.

Quando morava em Santa Teresa, um bairro envolto por favelas nos morros do Rio, conheci um rapaz que sempre estava no ônibus tardio em que eu voltava para casa – o bondinho ainda circulava, mas só até 21 horas – que andava sempre com uma Bíblia na mão.

Um dia, puxei conversa sobre religião e fiquei surpreso de saber que ele não era evangélico.

A Bíblia era só para estabelecer uma mínima dúvida nas muitas ocasiões em que era parado pela PM. para não ser imediatamente tratado como bandido traficante.

Ele, afinal, era também negro e favelado, do Morro dos Prazeres. Logo, também, deveria ser um bandido.

E se em lugar de D. Cláudia, fosse o negrinho da corrente no pescoço quem ficasse pendurado pela roupa, sendo arrastado?

Aí seria “compreensível”, D. Sheherazade?

Escolhi essa foto do enterro de Dona Cláudia pensando em você, Ali Kamel, e no seu “não somos racistas”.

Olhe bem para ela e veja: há apenas um branco, sofrendo do mesmo jeito que os negros.

A dor tem cor? Tem classe? Tem comprovante de renda e endereço?

A dor deles é menor que seria a minha ou a sua, diante da mãe morta?

A barbárie e seu elogio só trazem mais barbárie.

Ou você acha que aqueles policiais se tornaram monstros, já nasceram assim, desprezando a integridade de um ser humano – bandido ou não bandido – ao ponto de o colocarem, mesmo gravemente ferido, baleado, na caçamba de uma caminhonete?

Quem os açulou ao ponto de animalizá-los assim?

Não adianta apenas dizer que eles agiram como monstros – e agiram – sem tocarmos naquilo que os torna monstros – a eles, policiais e aos bandidos .

Quando este Estado teve um governante que não tolerava isso, Kamel, você, a sua Globo, as elites e as Sheherazades de então, vociferaram contra, porque Brizola “não deixava a polícia trabalhar”.

A foto ao lado mostra o que era a PM antes de sua chegada.

Negros e favelados, tratados como convinha tratar negros e favelados, então.

Eu lembro perfeitamente bem como essa história começou: quando dois policiais subiram o Morro do Chapéu Mangueira, no Leme, atirando contra um ladrão de bolsas.

Mataram uma menina de oito anos, sentada à porta de sua casa, no morro, brincando.

Ela, afinal, era negra e favelada.

Boa coisa não ia dar, não é?

O lobo tem as suas razões, sempre.

1 comentários:

Anônimo disse...

Acrescentando.
Por essas e outras que estão havendo linchamentos, queima de ônibus-trens-barcas, depredações, etc, por parte dos indefesos. Pois sabemos que justiças são para aqueles em que suas instituições onde estão empregados, pagam os custos advocatícios contra aqueles que lutam para mostrarem as verdades de nosso cotidiano. Esses honestos pagam caro pela fibra, coragem e grande destemor de lutar contra instituições que degradam os fatos, leis e a ordem. Neste caso dos PM, pergunto: Terão os PM defesas pagas por sua instituição? Porque a coisa foi tão horrenda que põe em jogo a credibilidade a segurança pública do Rio de janeiro. Pelas declarações dos PM's deixam no ar que uma grande pizza família que vem por aí. Então qdo o país dos 4 P's e/ou o pessoal da verdadeira mídia resolvem reagir contra as falcatruas, acobertamentos, injustiças, só restam tomarem as providências com suas próprias mãos porque a justiça não lhes está reservada. Cadê o Amarildo? Não tem reportagem sobre o mensalão do PSDB? E o Trensalão? Vão cortar o contrato da Super Via-RJ? Cadê o corpo da engenheira acidentada no Elevado da Joatinga? E o resultado do TJMG que negou (3 x 0) as contas do fulaninho que é o xodó da elite, ficamos sabendo de alguma coisa? Finalmente, o mapa realmente representa quem está sendo arrastado/esfolado/ralado pelos donos do BRASIL.

enganado