quarta-feira, 21 de maio de 2014

Deputada é atacada no Congresso

Por Rogério Tomaz Jr., no blog Conexão Brasília-Maranhão:

Um fato inédito e inusitado na história do Congresso Nacional ocorreu nesta terça-feira, 20 de maio de 2014. Enquanto fazia um discurso de protesto contra o encerramento abrupto de sessão solene em homenagem aos 90 anos da Coluna Prestes, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) foi atacada pelo secretário-geral da Câmara, Mozart Vianna, que se dirigiu com o dedo em riste contra a parlamentar para negar a responsabilidade da Secretaria-Geral pelo episódio que gerou a reclamação dela.

O comportamento agressivo do funcionário da Câmara é chocante até mesmo para os padrões ultramachistas do Parlamento brasileiro. Assista ao vídeo e confira:



Nunca é demais lembrar que o Brasil fica atrás de mais de CEM países no ranking da participação de mulheres no poder Legislativo nacional.

Em janeiro de 2012, estávamos situados exatamente na posição 116, MUITO ATRÁS de Ruanda (#1), Cuba (#3), África do Sul (#7), Argentina (#17), Tanzânia (#18, junto com Espanha), Uganda (#19), Afeganistão (#34), Sudão do Sul (#36), Bolívia (#37), Iraque (#38), Vietnã (#43), Quirguistão (#48), Paquistão (#52), Uzbequistão (#52), Cazaquistão (#74), Emirados Árabes Unidos (#75), Vemezuela (#77), Albânia (#82), Coreia do Norte (#83), Gabão (#88) e muitos outros. O ranking completo de 2012 está aqui: http://www.ipu.org/pdf/publications/wmnmap12_en.pdf

Afinal, o funcionário da Câmara – que, entre 2011 e 2013 foi assessor do senador Aécio Neves (PSDB-MG) e consultor da ABERT, entidade que faz o lobby da Rede Globo – teria essa atitude contra um deputado homem?

É, amigo… ser mulher na política não é para qualquer uma… se isso acontece no Congresso Nacional, diante dos olhos do País, com transmissão ao vivo, imagine o que não acontece Brasil afora…

Parabéns à Alice Portugal por não aceitar o desrespeito injustificável!

E parabéns também ao sempre combativo Amauri Teixeira (PT-BA), que protestou na mesma hora contra o abuso de Mozart Vianna.

3 comentários:

Unknown disse...

Fato entristecedor de quase lacrimejar.
Primeiro a expulsão do povo, visitando, a casa do povo, o PLENÁRIO DA CÂMARA FEDERAL.
Segundo a impulsividade do funcionário Sr. Mozzart Vianna para uma Deputada Federal discursando no púlpito em defesa dos cidadãos expulsos da casa que os representa. Se por ser mulher ou não, para mim não deu para saber.
Terceiro que a mesa diretora considerou o tempo da confusão como o tempo da fala da própria deputada. Um ato totalitário.
Quarto e último, mais uma vez brasileiros se enfrentando como se fossem inimigos, ao invés de travarem um debate democrático com cortesia para darem exemplo a população que tanto carece do recebimento de atitudes pacíficas e não do terrorismo psicológico que muitas das grandes mídias vem imprimindo na formação de opinião dos brasileiros.
Querem nos transformar em países onde as populações se dividem e degladiam entre si, enfraquecendo-se cada vez mais. Gerando oportunidade para mega-empresas mal intencionadas surrupiarem suas riquezas naturais serem surrupiadas. Enquanto esses povos vivem na fome e na miséria.
O Brasil é maior do que isto, merece equilíbrio dos homens que ocupam posições e cargos, de representação política.
Esta onda de violência que propagam pelo nosso país não é de graça não, é para gerar uma desestabilização social e política para enfraquecerem nossa nação.
O tempo para nossos políticos acordarem para isto urge, o debate com respeito, honra e dignidade é a única solução para uma pátria sólida inclusive para parcerias com outras delas.
Lacrimejei não! Ainda mais por causa de uma mulher como Alice Portugal, de fibra e coragem louváveis. Seria, sequer uma lágrima derramada, falta de consideração e ingratidão com sua determinação patriótica, exemplar.
José da Mota.

Ignez disse...

Quero louvar a coragem da deputada federal Alice Portugal e repudiar esse machismo repugnante desse troglodita e facista do PSDB Moxart Vianna. Ou ele se comporta com civilidadr, ou vai participar fas "Paralizações fe Rapinagem" organizadas por fascistas em são Paulo!

Anônimo disse...

Bela interpretação do Marcelo Adnet…prevendo uma reuniao para um golpe em 2014..kkkk bom video. Ele representa os ‘coxinhas’ que acham que são ricos, acham que fazem parte do 1%.
https://www.youtube.com/watch?v=jrUVle5wdPY&noredirect=1