terça-feira, 3 de junho de 2014

Mídia mente sobre números do IBGE

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

O IBGE divulgou hoje a taxa de desemprego usando um novo método, que abrange mais regiões e municípios. É muito mais detalhado.

Só que a mídia, como sempre, está manipulando os números como se não houvesse amanhã. O desemprego não aumentou. O desemprego caiu. O desemprego nunca foi tão baixo no país.

A variação negativa do desemprego em relação ao fim do ano passado é sazonal. Acontece todo ano, por causa dos empregos temporários do período natalino.

O gráfico abaixo ilustra, sem tergiversação, que a tendência do mercado de trabalho no Brasil é sempre a mesma. O desemprego declina ao longo do ano, até chegar ao mínimo em dezembro.



O desemprego no primeiro trimestre do ano passado estava em 8%. Neste primeiro trimestre, está em 7,1%. Ou seja, caiu, e não foi pouco. Segundo a nova metodologia, temos um mínimo histórico para esse período do ano, e poderemos chegar a dezembro novamente com um recorde negativo na taxa de desocupação.

Abaixo, uma tabela com o desemprego por faixa etária. Veja que a desocupação, por exemplo, dos jovens entre 18 e 24 anos, que estava em 16,4% ao fim do primeiro trimestre de 2012, manteve-se igual no ano seguinte, e agora cedeu para 15,7%. O mesmo tipo de movimento ocorreu em todas as faixas etárias.

A desocupação, ao contrário do que diz a nossa mídia, está caindo. E só não cai mais porque também tem crescido o número de jovens que preferem estudar por mais tempo, ao invés de entrar no mercado de trabalho.

Confira aqui a íntegra do relatório do IBGE.



0 comentários: