sexta-feira, 25 de julho de 2014

Dunga foi cooptado pela TV Globo?



Por Altamiro Borges

Em seu retorno ao comando da seleção brasileira, o ex-jogador Dunga fez questão de aparar as arestas com os barões da mídia. Numa entrevista bem festiva, ele afirmou que “pretendo aprimorar a minha relação com a imprensa” e que fez autocrítica de suas antigas desavenças. Não citou expressamente o bate-boca que teve com um repórter da Rede Globo em 2010 – mas o vídeo da cena continua a bombar na internet. Diante da meiga entrevista, o sempre atento e sarcástico José Simão tascou logo no título da sua coluna na Folha nesta terça-feira (23): “Ueba! Dunga entra pra Globo!”. Ele ainda replicou mensagem postada nas redes sociais: “Da tuiteira samara7days: ‘Pronto! Virou capacho da Globo’. Rarará!”.

Ainda não dá para saber qual será a relação de Dunga com a TV Globo após a sua volta ao comando da seleção brasileira. Na passagem anterior, ele foi alvo de duras críticas por proibir os “shows” da emissora na concentração na Granja Comary e nas coletivas dos jogadores. O bombardeio foi tão violento, disparado principalmente do Jornal Nacional, que muitos até hoje garantem que este foi o real motivo da sua guilhotina. Afinal, a mafiosa Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Rede Globo mantêm intimas – e lucrativas – relações há décadas. O que chama a atenção, porém, é que a emissora simplesmente arquivou as suas venenosas críticas ao técnico nesta nova e “festiva” fase.

Como afirma o blogueiro Ricardo Kotscho, tudo indica que não haverá muitas mudanças na trágica direção do futebol brasileiro, mesmo após o desastroso desempenho da seleção na Copa do Mundo. José Maria Marin e Marco Polo Del Nero, que tratam a CBF “como se fosse propriedade particular deles”, realizam apenas mudanças cosméticas para se perpetuar no poder:

“Primeiro surpreenderam todo mundo ao chamar para ser o coordenador técnico das novas seleções brasileiras um empresário de jogadores de futebol que operou como "agente Fifa" nos últimos 14 anos. O sorridente ex-goleiro Gilmar Rinaldi não viu nenhuma incompatibilidade nas funções e deu mãos à obra. De comum acordo, Marin, Del Nero e Gilmar chamaram de volta o velho amigo Dunga, que ficou três anos desempregado, depois de ser demitido da seleção brasileira em 2010, e fracassar no Internacional em 2013, único clube que treinou na vida”.

“No começo, achei que era só brincadeira para disfarçar, mas com esta turma do barulho tudo é possível, e o grande estrategista Dunga está de volta ao comando da seleção já nesta terça-feira. Não há nenhum perigo de dar certo. É a mesma coisa que sair Marin e entrar Del Nero. O que pode mudar? Se era para chamar um bedel de cara feia capaz de acabar com a farra na Granja Comary, transformada por Felipão em cidade cenográfica de uma emissora de televisão, com direito a fotos na revista ‘Caras’, os dois presidentes poderiam reforçar a segurança e pensar em algum profissional nacional ou estrangeiro mais qualificado para montar uma equipe de futebol competitiva com o nome de seleção brasileira”.


*****

Leia também:

- A máfia CBF-Globo e a CPI do futebol

- Globo e o subdesenvolvimento do futebol

- A Rede Globo e a reforma do futebol

- O circo do futebol montado pela Globo

- Globo e futebol, nada a ver

- Futebol: a última trincheira da Globo

- Jogadores enfrentam CBF e Globo

- "Globo manda no futebol", ataca Alex

2 comentários:

Anônimo disse...

José Maria Marin - governador biônico de São Paulo, nomeado pelo Golpe Ditatorial de 1964; Gilmar Rinaldi empresário de jogadores; Dunga as voltas com o fisco. É, vai dar tudo certo e ainda que o Sr. Marin é amiguinho do Aécioporto das Never. Chega ou querem mais. BRASIL hexacampeão!

Eureka - descobri disse...

Enquanto não mudarem de cima pra baixo o futebol brasileiro não vai melhorar.