sábado, 27 de setembro de 2014

Dilma atinge 45% dos votos válidos

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Acabo de chegar em casa, vindo de Brasília, onde participei de uma entrevista de mais de três horas com a presidenta Dilma. Eu e mais sete blogueiros.

Bom salientar que a passagem aérea e táxis foram pagos do meu bolso. O Cafezinho só tem publicidade do adsense do google e vive da assinatura dos milhares de leitores que assinam e fazem doações ao blog.

Quer dizer, semanas atrás ganhei uma publicidadezinha convencional também. Uma agência do Paraná quis fazer uma experiência por alguns dias e pagou um valor adiantado.

As coisas estão melhorando.

Nas eleições, também há novidades.

Antes de escrever sobre a entrevista, que deixo para fazer em outro post, um pouco de pesquisa eleitoral.

Um blog do Globo acaba de publicar uma análise, reproduzida abaixo, que causará incômodo aos barões do Jardim Botânico.

Tomara que o autor não leve um pito muito severo do patrão.

Quando um jornalista se atêm exclusivamente aos números e à realidade, acontece o milagre de se publicarem matérias e análises verídicas até mesmo na grande imprensa.

Fábio Vasconcelos usa os números do Ibope e Datafolha, institutos de pesquisa patrocinados pela Vênus, para constatar o óbvio: Dilma está numa curva ascendente; Marina, num processo de esboroamento de seu eleitorado – apesar de ser ainda uma candidata muito forte e perigosa no segundo turno.

Os novos números do Datafolha para a corrida presidencial saíram há pouco. Dilma cresceu fortemente. Marina despencou. Aécio continua oscilando para cima e para baixo, na margem de erro, qual biruta de… aeroporto.

*****

A tendência das intenções de votos válidos na disputa presidencial

Por Fábio Vasconcellos, no blog Na Base de Dados

26.09.2014 20h43m

Os institutos de pesquisa eleitoral costumam trabalhar apenas com os percentuais de intenções de votos válidos na semana que antecede o dia da votação. Com o Datafolha divulgado há pouco, produzimos as curvas de tendência geral para Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) considerando esses percentuais. Esses são os valores que mais se aproximarão dos resultados das urnas, já que, no seu cálculo, são desconsiderados os eleitores que pretendem votar em branco, anular ou os indecisos.

A série leva em conta as pesquisas do Ibope e Datafolha divulgadas desde julho. Esse tipo de análise ajuda a dar uma visão geral do comportamento das intenções de voto dos candidatos, já que produz uma média dos diferentes percentuais identificados pelos institutos, com as suas mais diferentes metodologias.

Pelos dados, Dilma Rousseff apresenta uma curva ascendente, chegando a registrar agora 45% de intenções de votos válidos contra 43% do Ibope. Embora leve, o desenho da curva da candidata do PT a coloca numa certa distância de Marina, que apresenta curva descendente. Nesse levantamento, a candidata do PSB registrou 31% das intenções de votos válidos, um percentual abaixo do identificado pelo Ibope no início da semana. Já Aécio Neves apresenta curva de leve ascendência. Nesse levantamento, Aécio registrou 20% das intenções de votos válidos.

1 comentários:

Anônimo disse...

Logo após o trágico desaparecimento do candidato à presidência do PSB, Humberto Campos, os números que as pesquisas eleitorais apontavam a favor de Marina Silva pareceu-me exagerados. Todavia acredito que Marina terá de 20% a 23% da preferência do eleitorado e Aécio de 10% à 13%. Não mais do que isto para a sorte dos brasileiros.