sábado, 29 de novembro de 2014

Multinacional britânica engole o Ibope

Por Altamiro Borges

O Ibope Media, que mede as audiências da televisão brasileira – e que já foi batizado de Globope por seus vínculos sinistros com a Rede Globo – agora será comandado por uma multinacional britânica. A família Montenegro, fundadora e dona do Ibope, concretizou nesta semana a venda da totalidade das ações desta parte do instituto para a empresa WPP. As negociações estavam em curso desde abril passado. Segundo informa Keila Jimenez, da Folha, a multinacional, que já possuía 44% do Ibope Media, comprou os 56% restantes e se tornou sócia majoritária.

“O grupo britânico também comprou metade das ações do Ibope Inteligência, área que cuida de pesquisas relacionadas a consumo e pesquisas eleitorais. A família Montenegro ficou com a outra metade das ações desse segmento, mantendo o poder de decisão nessa área. A Folha apurou que o negócio ultrapassa a casa dos R$ 400 milhões”, relata a repórter. O poderoso grupo britânico já controla algumas das maiores agências de publicidade do mundo, como JWT, Ogilvy e Y&R, a WPP, e agora abocanha parte expressiva do milionário mercado das pesquisas no Brasil.

As sondagens de audiências da tevê e as eleitorais, antes distorcidas pela família Montenegro, agora serão manipuladas por uma multinacional britânica. Novos golpes à vista? A conferir!

*****

Leia também:




3 comentários:

Edson de Souza disse...

Senhor Altamiro Borges :

A empresa britânica não comprou mais 56% do Ibope, ao invés de 66% ? Caso contrário, será dona de 110% . Vai saber...
Um abraço.

Altamiro Borges disse...

Agradeço o comentário. Foi corrigido.
Abraços

Anônimo disse...

Normal que essa Cia Inglesa corrija muitas coisas do IBOPE, essa turma deve ter um nome a zelar pela credibilidade na área que a atuam. Agora a gRobo como uma das donas do BRASIL não precisa se preocupar com esse detalhes, pois nossa Pátria não passa (verbo no Presente do Indicativo) de mero detalhes na arrecadação de fundos para Famiglia.

enganado