terça-feira, 22 de setembro de 2015

Venezuela: Vitória da firmeza e da razão

Foto: AFP / Sputniknews
Por Max Altman

O plano para pôr fim à crise fronteiriça entre Venezuela e Colômbia e a própria reunião em si – que não passou de algumas poucas horas -, realizada em Quito, Equador, com a intermediação de Rafael Correa, presidente pro-tempore da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e do Caribe) e de Tabaré Vázquez, presidente pro-tempore da Unasul (União de Nações Sulamericans) – e não da OEA e até sem sua presença – constitui-se numa evidente vitória política e diplomática de Nicolás Maduro, diante da virulenta, insidiosa e deturpada campanha internacional, em especial na Colômbia e na Espanha, contra o governo de Caracas.

Entre os compromissos acordados está o retorno imediato dos respectivos embaixadores a Caracas e a Bogotá; a realização de uma investigação da situação na fronteira; a reunião, ainda nesta quarta-feira, 23, das equipes de ministros para tratar dos temas sensíveis da fronteira; a progressiva normalização das passagens fronteiriças; a coexistência dos modelos econômicos, políticos e sociais de cada país; uma conclamação ao espírito de fraternidade e unidade em prol de um clima de mútuo respeito e convivência; manter a intermediação do Equador e do Uruguai.

O presidente Maduro expressou após a reunião, que havia triunfado a sensatez, o diálogo e a paz. “Demonstramos que com determinação e vontade política se pode avançar. Foram lançadas as bases de um novo início, de relações como devem ser, baseadas na cooperação, no respeito e no enfrentamento comum dos problemas que temos entra ambas as repúblicas. (...) Não há lugar para o ódio, a intolerância, o único caminho construtivo é o diálogo em prol da fraternidade e da superação dos problemas, que só com a cooperação de ambos os governos poderemos suplantar.”

O presidente Santos, na mesma entrevista à imprensa, afirmou que “entende a preocupação da Venezuela ante os bandos criminosos, contrabando e o narcotráfico. A melhor maneira de enfrentar é trabalhar conjuntamente, como fizemos com tanta eficácia com o Equador. Nos une a luta contra as máfias criminosas, o contrabando e o narcotráfico e também o propósito de levar o bem-estar aos habitantes da fronteira entre nossos países.”

Entretanto, segundo um editorial do jornal de direita El Tiempo, pertencente à familia do presidente colombiano e o mais influente do país, os resultados da reunião “deixam mais dúvidas que respostas, assim como claros vencedores e vencidos. A primeira das dúvidas, que deixa uma sensação de derrota, são os 7 pontos acordados. Uma lista de boas intenções, de medidas programáticas, mais próximas ao que em suas alocuções pedia Nicolás Maduro do que os reclamos feitos pela Colômbia, que se esperava fossem atendidos ou pelo menos considerados. Um ponto encaminhado a ‘realizar uma investigação da situação da fronteira’ não faz justiça às violações de direitos sofridas por nossos compatriotas”.

Perde a política internacional colombiana e, em especial, perde a OEA. Bogotá apostou em levar o caso à Organização dos Estados Americanos para discutir as “deportações maciças”, em que esperava que ao medir forças com a Venezuela saísse favorecida. A OEA demonstrou não ser o cenário apropriado. Fica a pergunta: se a tradicional OEA não é o foro adequado para ventilar situações como a suscitada pelo fechamento da fronteira, para que então serve? É que a OEA, que carregou durante muito tempo o fardo de ser “o ministério da colônia dos Estados Unidos”, hoje, diante dos novos ventos que sopram no hemisfério, perdeu completamente sua utilidade e foi substituída pela Celac e pela Unasul, duas das iniciativas lançadas em seu momento por Hugo Chávez, precisamente para debilitar a OEA, a que considerava controlada pelos objetivos dos Estados Unidos.

Basta assistir à reação das forças conservadoras e da ultradireita para se certificar que a análise acima tem procedência. O senador e ex-presidente Álvaro Uribe fez uma série de indagações críticas: Como fica a violação dos direitos humanos, a expulsão e a tortura dos colombianos? Ou: Como fica o combate ao crime encabeçado pelo narcoterrorismo das Farc ao longo da fronteira?. O cinismo de Uribe não tem limites uma vez que ele antes com o narcoterrorismo e durante o exercício presidencial manteve fortes vínculos e foi apoiado pelo paramilitarismo. Dessa postura política resultaram incontáveis e flagrantes violações aos direitos humanos e o deslocamento de centenas de milhares de colombianos exatamente para o país vizinho, a Venezuela, que os acolheu de bom grado.

Em sua fúria contra o regime bolivariano e na tentativa de sabotar as negociações em curso entre o governo de Bogotá e as Farc, assaca: “As guerrilhas e os bandos criminosos continuam sob a proteção da tirania do vizinho país”. E não se peja em mentir descaradamente: “Que vão dizer aos cidadãos da fronteira quando as Farc e o ELN se acomodam bem tranquilos na Venezuela e mantêm a região cheia de cultivos de coca? “

Já o jornalista e ex-senador Juan Lozano assinalou que “no fundo a reunião para a Colômbia foi muito decepcionante, porque o assunto central que tinha de ver com os direitos humanos foi adiado”. Lozano destacou que passaram por cima das incursões da Guarda Nacional venezuelana em território colombiano – as notícias jamais revelaram essa ocorrência – para maltratar nossa gente. Ele esperava mais do governo colombiano, insistindo na “suspensão imediata destas agressões”.

Por sua vez, o senador uribista de extrema-direita, Alfredo Rangel afirmou que Bogotá se ajoelhou e se humilhou diante do ‘castrochavismo’ da Venezuela e destacou que o que está sucedendo e somente produto dessa submissão. Certamente, esse senhor esperava que dessa crise resultasse uma guerra entre os dois países e a Colômbia, apoiada a seu chamado por forças militares do exterior entrasse triunfante no Palácio Miraflores.

0 comentários: