quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Stanislaw Ponte Preta e a TV Globo

Por Mário Augusto Jakobskind, no jornal Brasil de Fato:

Para variar, mais uma vez a TV Globo se superou em matéria de desinformação deliberada, muito ao estilo besteirol. Um repórter sediado nos Estados Unidos ao “analisar” (só mesmo entre aspas) o encontro, em Havana, entre o Papa Francisco e o Patriarca da Igreja Ortodoxa russa, Kiril (Cirilo I), afirmou, entre outras coisas, sem se envergonhar, que “o Papa pode estar sendo manipulado pelo Presidente russo, Putin, segundo se comenta”.

A matéria sobre o importante acontecimento não destacou o fato de Cuba ter sido escolhida como o palco ideal para tal encontro depois de quase mil anos sem conversas entre as duas vertentes do cristianismo.

Se tivesse o cuidado de prestar mais atenção sobre o acontecimento, poderia não só citar comentaristas internacionais que deram destaque ao fato, como a afirmação do próprio Papa Francisco, ao agradecer a Cuba e ao Presidente Raúl Castro pela “hospitalidade ativa”, tendo acrescentado que “se continuar assim, Cuba será a capital da unidade”. Mas isso é demais para a imparcialidade da TV Globo...

Imparcialidade?

A Rede Globo tem sido useira e vezeira em “informações” desta natureza. Em função disso, sugere-se a criação do troféu “matéria besteirol que assola a mídia de mercado”. Essa iniciativa é inspirada no Festival de Besteira que assola o país, a genial criação do inesquecível Sérgio Porto, o Stanislaw Ponte Preta. Mas, claro, com a permissão do ilustre jornalista de saudosa memória.

Se Ponte Preta estivesse entre nós, provavelmente chamaria a atenção do que vem sendo feito nestes tempos pela mídia conservadora. Usaria, claro, a sua veia humorística que, nos anos 60, tanto incomodava os reacionários dos mais diversos matizes. Ele teve um espaço importante, como foi o diário Última Hora, e sem dúvida atentaria para fatos como o acontecido na cobertura do encontro histórico em Havana.

Besteirol

Como diariamente a Rede Globo se supera, pode ser que amanhã o que foi dito seja ultrapassado em matéria ao estilo besteirol. Espera-se que a sugestão seja acatada o mais rápido possível.

* Mário Augusto Jakobskind é membro do conselho editorial do Brasil de Fato RJ.

1 comentários:

Anônimo disse...

Esse jornalista da redebobo deve está falando dele mesmo, vive eternamente alienado. Graça