sábado, 3 de setembro de 2016

Lula articula frente ampla de oposição

Por Lu Sudré, na revista Caros Amigos:

Enquanto o processo de impeachment de Dilma Rousseff se consolidava, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já iniciava suas articulações por uma frente ampla de oposição ao governo Temer, que além de partidos, deverá reunir e ser apoiado por sindicatos, movimentos de esquerda, intelectuais e artistas.

Lula conversou sobre a proposta de frente ampla com Carlos Lupi, presidente do Partido Democrático Trabalhista (PDT), e também com líderes do Partico Comunista do Brasil (PC do B). O ex-presidente sugeriu uma reunião conjunta entre os aliados, que deve acontecer depois do feriado da Independência, em 7 de setembro. Ainda, segundo Lupi, para Lula, o ex-ministro Ciro Gomes é potencial candidato para representar a frente nas eleições de 2018.

Endossando a iniciativa do ex-presidente, a deputada federal Jandira Feghali, candidata à prefeitura do Rio de Janeiro e uma das figuras públicas que denunciou a ilegitimidade do processo de impeachmet incansavelmente, acredita que a Frente é uma forte saída para combater o governo Temer.

"É uma hipótese extremamente viável e importante para a democracia brasileira. Passado o golpe, é hora das forças progressistas e democráticas se reunirem para combater o retrocesso da agenda Temer", declarou à Caros Amigos.

Em seu primeiro pronunciamento após ser afastada, Dilma afirmou que o Partido dos Trabalhadores e movimentos que se posicionaram contra o impeachment não darão sossego ao governo recentemente empossado. "Eles pensam que nos venceram mas estão enganados. Haverá contra eles a mais firme, incansável e enérgica oposção que um governo golpista pode sofrer", disse Dilma.

0 comentários: