domingo, 22 de maio de 2011

Velha mídia não empina a oposição

Por Esmael Morais:

A velha mídia, liderada pelo Estadão, disseminou a falsa informação ontem (19) de que o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) havia encaminhado relatório à Polícia Federal apontando atividades suspeitas da Projeto, empresa de propriedade do ministro-chefe da Casa Civil Antônio Palocci. Tal notícia não resistiu 24 horas. Os dois órgãos emitiram desmentido conjunto sobre a questão. Mais tarde, o próprio jornalão teve que cravar a verdade dos fatos.


Ora, por que razão os principais jornais do país divulgaram em rede tal informação inverossímil, sem checar a fonte? Simples. Para criar um clima de comoção que empinasse a cambaleante oposição durante o dia. Para tentar manter o assunto nas manchetes a qualquer custo.

Mais do que uma guerra de informação e contra-informação, onde o componente principal supostamente seria a “ética”, esconde-se uma queda-de-braço ideológica entre a dita grande mídia e o governo da presidenta Dilma Rousseff.

Palocci pode explicar a evolução patrimonial quanto quiser, mas nunca será suficiente para aplacar o udenismo da velha mídia. Ela vem funcionando como uma espécie de “viagra” da oposição carente de votos no Congresso Nacional. No entanto, parece que o paciente não está reagindo bem ao medicamento.

Foi mal

Palocci telefonou para os ex-ministros da área econômica desculpando-se por citá-los em nota da Casa Civil. Na quarta, ele havia dito que fez o que todos fazem.

Custo Palocci

Depois do carnaval promovido pela oposição, no Congresso já se fala no “custo Palocci”. Seria o preço que o governo terá que pagar pela blindagem do ministro no cargo.

Só pensa naquilo

O ex-presidente Lula botou na cabeça que é preciso realizar reforma política na agenda do país. Após reunir-se com PSB, PDT e PCdoB, o líder máximo do PT convocou as centrais sindicais para um bate-papo no dia 27 de maio.

Umbigo tucano

A disputa pelo comando do PSDB uniu o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o ex José Serra, que pode assumir o Instituto Teotônio Vilela. A ideia dos paulistas é dar um “chega pra lá” em Aécio Neves (MG) e Sérgio Guerra (PE).

Efeito colateral

A disputa umbilical tucana poderá deixar muitas vítimas nos estados. Uma delas é o ex-deputado Gustavo Fruet, que lidera todas as pesquisas na corrida pela prefeitura de Curitiba, mas o PSDB, controlado pelo governador Beto Richa, deverá apoiar a reeleição de Luciano Ducci (PSB).

Cala-te, boca

O cineasta dinamarquês Lars von Trier foi declarado “persona non grata” pelo Festival de Cannes, após dizer, na quarta-feira (18), que sentia "empatia" pelo ditador nazista Adolf Hitler.

Pop star

O presidente venezuelano Hugo Chávez atingiu 1,5 milhão de seguidores no Twitter. Para quem quiser acompanhá-lo pelo microblog, aí vai o endereço: “@chavezcandanga”.

Placar da vergonha

O “Blog do Esmael” (http://esmaelmorais.com.br), de propriedade deste colunista, está censurado há 43 dias pela Justiça do Paraná a pedido do governador Beto Richa (PSDB).

*****

A política como ela é:

O candidato retardado

Palanque armado no bairro Pereiros, o comerciante “Chico do Peixe” chega com considerável atraso, ávido por discursar na condição de candidato a vereador em 1996, no município de Mossoró.

Favorecido pela escassez de oradores no comício do candidato governista, engenheiro Valtércio Silveira, apoiado pelo prefeito Dix-huit Rosado, Chico é alertado de que também terá direito a discursar. Ufa! Ela já pensava que não teria vez.

Abrindo a oratória, Chico do Peixe tenta justificar sua ausência até então, mas mistura semântica com psiquiatria:

- Olha, meus amigos, eu estou chegando retardado...

(Da coluna do Herzog).

* Contatos: http://colunadoesmael.com – E-mail: esmaelmorais@hotmail.com – Twitter: http://twitter.com/esmaelmorais.

1 comentários:

Eason Nascimento disse...

Palocci : Julgamento e condenação sumária, jamais.
http://bit.ly/kg711H