domingo, 22 de maio de 2011

Blogueiros se reúnem na Paraíba

Por Dalmo Oliveira, no blog Direto do Sanhauá:

Um público heterogêneo marcou presença ontem (20) o dia inteiro no auditório da PBTur, em Tambaú, no 1º Encontro de Blogueiros da Paraíba. A mesa de abertura foi composta pelo Percival de Souza da Anid, Ruth Avelino da PBTur, Marcela Sitônio da API, Alexandre Guedes e o convidado Altamiro Borges do Vermelho.


Miro falou um pouco da história dos encontros de blogueiros. Hoje estão na sétima edição. A ideia é estadualizar para dar opção presencial aos eventos. Miro denunciou um "feudo midiático", com as famílias empresariais dominando cenário da comunicação no Brasil. Citou o caso Obama versus Fox. Segundo ele, o Brasil não tem complementariedade de sistemas e só prevalece o sistema privado de comunicação.

O país também não tem regulamentação na área da comunicação. Miro explica que mídia é diferente da imprensa dos séculos 18 e 19. 40 conglomerados dominam atualmente a mídia mundial. "Há vinculos estreitos com o capital mundial". Atamiro defende que a blogosfera deva ser usada de forma mais estratégica, evitando-se utilizar os blogs para divulgação de "baixarias". Ele acha que os blogueiros devam se concentrar em produzir mais notícia e menos opinião.

Na sua concepção, o jornalismo opinativo tende a ser mais usado na grande imprensa, principalmente pelos veículos mais situados à direita. No entanto ele reconheceu que não se pode mais falar em notícia neutra ou em jornalismo imparcial. Miro fez menção ao movimento anarquista, que, no início do século passado, utilizou de forma intensa a imprensa para difundir o ideário libertário. Ele acha que hoje os partidos de esquerda, os sindicatos e os movimentos sociais precisam desenvolver capacidade de dialogar com a juventude, que é a parcela da sociedade que mais usa as redes sociais e a blogosfera.

Três oficinas

No período da tarde, o evento ainda teve três oficinas. A primeira, muito prática e instrutiva, teve como facilitador o programador de sistemas Humberto Junior, da Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID), uma das realizadoras do evento. Ele mostrou como montar um blog na plataforma WordPress e deu dicas diversas, inclusive sobre registro de domínios e uso de aplicativos.

Em seguida, os advogados Alexandre Guedes e Harrison Targino apresentaram aspectos jurídicos relacionados à comunicação na internet, abordando questões como liberdade de expressão, direito à privacidade, comunicação como direito humano, direito autoral, direito de imagem etc.

Targino disse que as garantias de sigilo da fonte em notícias jornalísticas não podem ser usadas em caso de calúnia, difamação etc. Ele lembrou que toda denúncia precisa de provas. Disse ainda que as pessoas com alguma notoriedade, como artistas e políticos têm sua privacidade diminuída e por isso precisam estar mais atentos quando estiverem no espaço público. Ele recomendou aos blogueiros que utilizem notícias publicadas em veículos de imprensa, para evitar problemas judiciais ao produzirem seus próprios conteúdos noticiosos. Alexandre lembrou que o fato de se ignorar as leis não significa que se está isento da culpabilidade.

Uma terceira oficina foi facilitada pelo Diretor de Redes Socias da Secom estadual, Xhico Raimerson.

O evento atraiu não só blogueiros, mas jornalistas e ativistas sociais interessados na discussão, como Célia Leal, Sonia Lima, Mabel Dias, Fabiana Veloso e Ivaldo Gomes. O ator paraibano e blogueiro Beto Quirino também prestigiou o evento. No final da tarde os participantes aprovaram uma carta-aberta do encontro, que, entre outros tópicos, pede ao Governo da Paraíba projeto atualizado de re-criação do Conselho Estadual de Comunicação Social, já previsto na Constituição do Estado.

0 comentários: