segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O show do STF e o segundo turno

Por Altamiro Borges

Exatamente na semana que antecedeu o primeiro turno das eleições municipais, o Supremo Tribunal Federal (STF) “julgou” o chamado núcleo político do mensalão pelo crime de corrupção ativa. José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares foram condenados sem dó nem piedade. Alguns ministros beiraram o sadismo no midiático julgamento. Agora, na semana que antecede o segundo turno, o STF “julgará” os três líderes petistas por formação de quadrilha. E ainda tem gente que acredita em coincidência! Haja ingenuidade.

A Folha tucana de sábado nem escondeu sua alegria com tamanho acaso. “À véspera do segundo turno das eleições municipais, o STF deverá julgar se o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu era o chefe de uma quadrilha montada para operar o esquema do mensalão... O crime é carregado de simbolismo e será usado por adversários dos candidatos petistas durante a campanha eleitoral neste segundo turno. A expectativa entre os ministros da Corte é que a conclusão do julgamento deste item ocorra a três dias das eleições”.

Na maior caradura, o jornal golpista da famiglia Frias ainda insiste na falácia de que “a coincidência foi um acaso... A expectativa inicial do relator da ação penal no Supremo, ministro Joaquim Barbosa, era de que o julgamento terminasse na semana anterior às eleições. Nesse caso, o tribunal definiria dias antes do segundo turno as penas impostas aos réus, inclusive se teriam de cumpri-las na cadeia. O atraso nas duas últimas sessões adiou essa discussão”. Será que ainda tem gente que acredita nesta balela?

Tudo indica que os três serão novamente condenados num grande show midiático. A Folha tucana, que fez uma capa sensacionalista e asquerosa na primeira condenação (leia aqui), usará de toda a sua criatividade maldosa para explorar o tema outra vez. A Veja soltará novos fogos de artifícios para festejar o fuzilamento dos “mensaleiros” (leia aqui). E os “calunistas” da tevê terão orgasmos múltiplos. A questão é se o eleitor cairá em mais esta manipulação midiática. A conferir no dia 28 de outubro!

8 comentários:

Unknown disse...

A "elites" brasileiras odeiam o povo. Manifestam isso com sua proteção humilhadora, que está sempre a sobressaltar o quanto ele é ignorante, débil,incipiente; por mais que a evidências gritem, ostensivamente, o contrário. Para entrar no seleto grupo, não é exigido nada, apenas compartilhar desse ódio. Somente Darcy Ribeiro para explicar esse sentimento,um misto de arrogância, desprezo, ódio e uma PROFUNDA INVEJA. Vamos ler o livro que ele tanto lutou para nos deixar. Esse "julgamento" é a mais cabal prova disso.

Anônimo disse...


Enquanto isso Dr. Hadad sobe que nem foguete da NASA.
Viva Dilma, mas melhore Dilma, e viva Lula.

Unknown disse...

O texto está péssimo. Em primeiro lugar, o autor tem de mostrar que a coincidência das datas foi proposital e com o objetivo de prejudicar o PT. Em segundo lugar, a descrição da Folha de S. Paulo é bastante precisa: é verdade que o julgamento é carregado de simbolismo e que os adversários do PT irão usá-lo em campanhas. Portanto, a alegação de que "o jornal não esconde a alegria" não é procedente. Em terceiro lugar, a afirmação de que a coincidência foi um acaso não é uma falácia. Somente um argumento pode ser falacioso, não uma proposição, que é ou falsa ou verdadeira. Em quarto lugar, a Folha de São Paulo não é golpista. Ela pode até nutrir antipatia pelo PT, mas o rótulo "golpista" é um exagero retórico que soa bem para alguns, mas carece de rigor. Em quinto lugar, o articulista critica as capas do jornal pelo mal gosto delas. No entanto, quando o mal gosto é usado para denegrir o pessoal da oposição, o articulista se cala. Isso indica que usar o mal gosto não é um problema em si, o problema é quem é o alvo dele.

Maria Rita disse...

Não me espantarei se as manchetes da véspera forem as fotos da prisão dos primeiros réus políticos do STF. Tal como foram as fotos do sequestro de Abílio Diniz, do dinheiro dos aloprados etc etc. Por que não fazemos nós antes, com os devidos esclarecimentos para minar o impacto do PIG? Vamos antecipar as capas do Globo, da FSP, do ESP e da Veja, mas com matérias diferentes do que o jornalismo de esgoto faria.

Luis disse...

Quero me declarar culpado.

cida disse...

É bom os togados do stf lembrar que quando apomtam o dedo para condenar alguém , os outros estão voltados para eles próprio

Unknown disse...

A Folha e afins só influi naquele 1/3 de sempre que apoia e compactua dos preconceitos alimentados pelo Se-erra.

Anônimo disse...


JORNALISTA DA REVISTA ‘ÉPOCA’ – E QUE É FREQUENTEMENTE CONVIDADO PARA PARTICIPAR DE PROGRAMAS DA ‘GOLBONEWS’ - LAVA A NOSSA ALMA!
##########################################
STF e o julgamento do mensalão: sem domínio, sem fatos
publicada segunda-feira, 15/10/2012 às 15:56 e atualizada segunda-feira, 15/10/2012 às 15:00
em http://www.rodrigovianna.com.br/outras-palavras/stf-e-mensalao-sem-dominio-sem-fatos.html
Sem domínio, sem fatos
Por Paulo Moreira Leite, no Vamos Combinar
#########################################
NOTA: texto memorável, lídimo documento histórico, a síntese do que poderia ter sido uma chanchada de péssimo gosto!
Parabéns, egrégio, equilibrado, coerente, responsável, lúcido, competente e impávido jornalista brasileiro Paulo Moreira Leite.

BRASIL NAÇÃO
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo